Rivais no Goiano lamentam morte de prefeito e ex-jogador Maguito Vilela

Maguito tinha 71 anos, mais de 40 deles dedicados à vida público, e morreu por complicações da covid-19

Publicado em .

Maguito tinha 71 anos, mais de 40 deles dedicados à vida público, e morreu por complicações da covid-19

Goiânia, GO, 13 (AFI) - Eleito prefeito da capital goiana no pleito do ano passado, Vilela precisou tomar posse por meio de assinatura eletrônica e ainda sedado. Então candidato pelo MDB, Maguito não participou da reta final da campanha e estava na UTI no dia em que venceu o senador Vanderlan Cardoso (PSD) no 2º turno.

Maguito tinha 71 anos, mais de 40 deles dedicados à vida pública. Começou como vereador, pelo extinto Arena, em 1977, elegendo-se deputado estadual em 1983. Foi governador de Goiás entre 1995 e 1999, senador entre 1999 e 2007. Após deixar o Senado, foi prefeito, por dois mandatos, da segunda maior cidade de Goiás, Aparecida de Goiânia. Ele entrou na disputa pela capital, em 2020, após seu correligionário, Íris Rezende, decidir que não se candidataria à reeleição.

Maguito Vilela foi mais uma vítima da covid-19
Maguito Vilela foi mais uma vítima da covid-19

NO FUTEBOL!
Poucos se recordam, mas Maguito chegou a jogar futebol profissionalmente. Foi atleta do Jataiense, onde se tornou dirigente no futuro. Chegou também a ser presidente de honra da Aparecidense e atuou com a camisa do Atlético Goianiense, como foi lembrado pelo clube em nota oficial. Se tornou também vice-presidente da CBF e relator de uma CPI que apurou irregularidades no futebol brasileiro.

Com a morte de Maguito, quem assume é seu vice-prefeito, Rogério Cruz (Republicanos), que já estava à frente da prefeitura em razão do afastamento de Maguito. Além de Cruz, muitos clubes do futebol goiano lamentaram a morte do prefeito, como podemos ver abaixo:

GOIÁS

Hoje o céu amanheceu com mais uma estrela de cor esmeralda. Não faltou luta, entrega e dedicação. Não faltou força, oração e união. Perdemos um guerreiro de coração puro. Sua amizade, seu carinho e amor vão fazer muita falta. Que Deus conforte toda a família!

ATLÉTICO-GO

O Atlético Clube Goianiense lamenta profundamente o falecimento do Prefeito de Goiânia, Maguito Vilela. Grande desportista, Maguito foi voz ativa do futebol goiano, deixando um grande legado para o esporte, em especial ao futebol.

Maguito Vilela vestiu a camisa do Atlético Goianiense como atleta e visitou o clube em 2020, quando encontrou nomes da nossa diretoria como Jovair Arante, Henrique Arantes e Adson Batista. O clube irá jogar de luto o clássico desta noite, contra o Goiás.

O Atlético também decreta luto oficial de três dias pela perda irreparável para o povo goiano. Por fim, estendemos a nossa solidariedade aos familiares e amigos do grande Maguito Vilela!

VILA NOVA

O Vila Nova Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento de Maguito Vilela, prefeito de Goiânia, em decorrência de complicações ocasionadas pela COVID-19.

*Outros clubes como Aparecidense, Goiânia, Goianésia também lamentaram o falecimento do prefeito.