Série D: Grupo A3 tem líder definido e briga por última vaga em confronto direto

Um simples empate contra o Globo-RN classifica o Atlético-PB à segunda fase da competição nacional

Publicado em .

Um simples empate contra o Globo-RN classifica o Atlético-PB à segunda fase da competição nacional

Campinas, SP, 24 (AFI) - A Série D chega neste final de semana à 14ª e ultima rodada da fase de grupos e muita coisa ainda pode acontecer no Grupo A3. O América-RN já garantiu a liderança, Salgueiro-PE e Floresta-CE já estão classificados e Atlético-PB e Globo-RN disputam a última vaga, em confronto direto.

Segundo o regulamento da CBF, os dois primeiros colocados de cada grupo decidem em casa o jogo da volta da segunda fase, por isso, as equipes buscam se classificar entre os primeiros.

CHANCES

O América-RN já garantiu a liderança do Grupo A3. A equipe de Natal tem 27 pontos e não pode ser alcançada por mais nenhum time do grupo. Salgueiro-PE, com 23 e Floresta-CE, com 21, decidem quem ficará com a segunda colocação e terá a vantagem de decidir a segunda fase em casa.

Foto: Canindé Pereira / América FC
Foto: Canindé Pereira / América FC

Para garantir o segundo lugar, o Salgueiro precisa vencer o Guarany de Sobral-CE. Em caso de empate, precisa torcer para que o Floresta-CE não vença o Afogados-PE. Caso o Floresta vença e o Salgueiro empate, o time pernambucano precisa torcer para que o Floresta vença por até dois gols de diferença, para seguir em segundo pelo critério de saldo de gols.

No caso do Floresta, a equipe precisa vencer o Afogados-CE e torcer por um tropeço do Salgueiro. Caso o Salgueiro empate, o time precisa vencer por mais de quatro gols de diferença para garantir o segundo lugar do grupo.

DECISÃO DO QUARTO LUGAR

Com três classificados definidos, resta apenas uma vaga a ser definida na última rodada, que será disputada em um confronto direto. Apenas Atlético-PB, com 16 pontos e Globo-RN, com 15, ainda possuem chances de classificação. Um simples empate classifica o Atlético, que ocupa a quarta colocação.

Para o Globo, só a vitória interessa. A equipe busca usar o fator casa como diferencial para vencer a partida e garantir a classificação à segunda fase.

CENÁRIO

Segundo o regulamento da Série D, na segunda fase, o primeiro colocado do Grupo A3, que tem o América-RN já definido, pega o quarto do Grupo A4 e o segundo do A3, encara o terceiro do A4. Quem se classificar em terceiro lugar do A3, enfrenta o segundo colocado do A4, enquanto quem se classificar em quarto no A3, duela com o primeiro colocado do Grupo A4.

Confira os confrontos (times do lado direito decidem em casa):

4º do Grupo A4 x América-RN

3º do Grupo A3 x 2° do Grupo A4

4º do Grupo A3 x 1° do Grupo A4

3º do Grupo A4 x 2º do Grupo A3