Dona de marca única no futebol paulista, Matonense completa 44 anos

A história da Matonense tem origem com a conquista do Campeonato Amador do Estado pela Sociedade Esportiva Bambozzi, em 1976

Publicado em .

A história da Matonense tem origem com a conquista do Campeonato Amador do Estado pela Sociedade Esportiva Bambozzi, em 1976

Matão, SP, 24 (AFI) - Neste dia 24 de maio, a Sociedade Esportiva Matonense comemora mais um aniversário. Fundada em 1976, o time acumula, além de títulos, marcas importantes ao longo dos 44 anos de existência.

A história da Matonense tem origem com a conquista do Campeonato Amador do Estado pela Sociedade Esportiva Bambozzi, em 1976. O regulamento da época dava ao time campeão a chance de se profissionalizar. Porém, como o time pertencia a uma empresa, o receio de que o futebol profissional gerasse um gasto desnecessário fez com que o Bambozzi nunca tenha disputado um torneio profissional

Representantes do clube, porém, se reuniram com o Sindicato dos Metalúrgicos e foi assim que a cidade de Matão ganhou a Sociedade Esportiva Matonense, para a representar a cidade, que não tinha um time disputando competições profissionais desde as participações do São Lourenço, em 1967 e 1968.

A Matonense demorou fazer sucesso. Porém, quando o fez, foi de forma espetacular. Após estar sempre nas últimas divisões nas décadas de 1970 e 1980, a Matonense conquistou seu primeiro acesso em 1990. Após três anos na segunda divisão, o clube acabou caindo para a quarta após a reformulação do futebol paulista em 1994. A queda, porém, serviu de trampolim para a Era de Ouro do clube.

Entre 1995 e 1997, a Matonense conseguiu um feito inédito até hoje no futebol paulista, sendo campeã de três divisões em anos consecutivos (B1-A em 1995, A3 em 1996 e A2 em 1997). Na última conquista, destaque para o lateral Zé Carlos. Campeão com a equipe, ele se transferiu para o São Paulo e no ano seguinte esteve entre os convocados por Zagallo para a Copa do Mundo.

Em 1998, a Sociedade Esportiva Matonense estreava na elite do futebol paulista e em grande estilo, vencendo o São Paulo, que se tornaria o campeão, e o Santos, durante a campanha. Em 2000 e 2001, a equipe azulina derrotou o Corinthians em Matão.

Curiosamente, o rebaixamento veio em 2002, no ano em que as principais equipes paulistas disputaram o Torneio Rio-São Paulo. A equipe ainda seria rebaixada novamente em 2005 e 2006, e em 2008 se licenciou pela primeira vez desde a sua estreia no profissionalismo

Nova ascensão
Em 2013, a Matonense ressurgiu no cenário paulista, sendo campeã da Segunda Divisão e conseguindo o acesso para a Série A3 novamente. No ano seguinte, mais uma subida, o que rendeu uma expectativa de que os acessos consecutivos dos anos 1990 se repetissem. Porém, em 2015 a equipe acabou rebaixada. O mesmo ocorreu em 2018 e atualmente o time tenta novamente se reerguer na Segunda Divisão.