Basquete: Com três sedes, Mundial Masculino de 2023 tem datas reveladas

Indonésia, Japão e Filipinas receberão partidas entre 25 de agosto e 10 de setembro

Publicado em .

Indonésia, Japão e Filipinas receberão partidas entre 25 de agosto e 10 de setembro

Campinas, SP, 11 - A Federação Internacional de Basquete (FIBA) anunciou nesta segunda-feira as datas para a próxima edição do Mundial Masculino, que acontecerá em 2023 em três sedes: Indonésia, Japão e Filipinas.

Após aprovação dos países-sede e de seu Conselho Central, a entidade confirmou que ocorrerá de 25 de agosto a 10 de setembro, além de anunciar o lançamento do site oficial do evento, que atualizará os principais acontecimentos da organização.

O Mundial de 2023 será o primeiro da FIBA na história com sede compartilhada. Os três países dividirão os jogos da primeira fase, enquanto a fase final será realizada em Manila, capital das Filipinas.

Foto: Divulgação - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Assim como aconteceu no ano passado na China, o Mundial de 2023 contará com a participação de 32 seleções. O processo qualificatório incluirá seis janelas de jogos dentro de um período de 15 meses, a começar em novembro de 2021 e terminando em fevereiro de 2023.

Alguns confrontos que valem como eliminatórios para o Mundial já foram realizadas no início deste ano como os Pré-Qualificatórios Europeus, que darão quatro vagas ao torneio final continental. Seguindo o mesmo modelo, haverá um Pré-Qualificatório das Américas no final deste ano, que dará quatro vagas às Eliminatórias.

A última edição do Mundial viu a Espanha ser campeã ao bater a Argentina na grande decisão. Os Estados Unidos, que sempre chegam como favoritos, realizaram a pior campanha de sua história, amargando um sétimo lugar. O Brasil terminou na 13.ª colocação e garantiu vaga no Pré-Olímpico Mundial, que acontecerá em junho do próximo ano.