LaLiga e Federação Paulista de Futebol realizam primeiro evento após parceria inédita

Palestras sobre metodologia da LaLiga para categorias de base foram apresentadas a representantes dos clubes paulistas

Publicado em .

Palestras sobre metodologia da LaLiga para categorias de base foram apresentadas a representantes dos clubes paulistas

São Paulo, SP, 19 - A LaLiga, entidade que organiza a primeira e a segunda divisões do Campeonato Espanhol, e a Federação Paulista de Futebol, responsável pelo Campeonato Paulista, a Copa São Paulo Jr. e outras competições, realizaram nesta segunda e terça-feira o primeiro evento resultado da inédita parceria firmada no fim do ano passado.

A sede da FPF recebeu o Encontro sobre a Metodologia de Formação LaLiga para Categorias de Base, ministrado pelos profissionais da LaLiga, voltado aos responsáveis pela formação de atletas dos clubes do Paulistão A1, A2 e A3, além das equipes do país com certificado de formador.

PAUTAS

Albert Castelló (esq.) e Mauro Silva (dir.) em evento da LaLiga na sede da FPF (Rodrigo Corsi/FPF)
Albert Castelló (esq.) e Mauro Silva (dir.) em evento da LaLiga na sede da FPF (Rodrigo Corsi/FPF)

Estiveram presentes 80 representantes de clubes de todo país, como Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Vasco, Atlético-MG, Bahia, Vitória, entre outros.

Neste encontro, por meio de aulas teóricas e práticas, foram abordados temas como a metodologia da LaLiga, seu entendimento do futebol e filosofia, modelo de jogo e demandas específicas por posição, além de conteúdos do treinamento em categorias de base.

"Começamos esta parceria com a LaLiga com um evento extremamente importante para a formação de atletas no país. Receber os profissionais da Liga Espanhola acrescentou muito para o trabalho dos clubes paulistas e os formadores", afirma Mauro Silva, vice-presidente da FPF.

PARCERIA

O evento foi conduzido por Juan Florit, que atua no departamento de Projetos Esportivos da LaLiga; Hugo Blanco, diretor do Departamento de Projetos Esportivos da entidade; e Carlos Casal, especialista sênior no Desenvolvimento de Projetos Esportivos da LaLiga.

Este foi o primeiro encontro fruto do acordo de colaboração assinado em 2019 entre as duas entidades, que estuda ações de cooperação e intercâmbios de conhecimentos, de ideias e de profissionais dos dois países.

"Para nós é muito importante esta troca de conhecimento entre técnicos da LaLiga e representantes de clubes brasileiros, onde o aprendizado é mútuo. Desejamos poder anunciar em breve outras ações alinhadas com o nosso objetivo de promover o futebol na Espanha e no Brasil", afirma Albert Castelló, representante da LaLiga no Brasil.

Juan Florit explica quais os pilares da metodologia utilizada pela LaLiga, (Rodrigo Corsi/FPF)
Juan Florit explica quais os pilares da metodologia utilizada pela LaLiga, (Rodrigo Corsi/FPF)

AGENDA

O acordo prevê a realização de projetos, cursos, eventos, workshops, oficinas, apresentações e experiências educativas e empresariais por meio de troca de informações e intercâmbio direto de profissionais, com tours técnicos e práticos nos estádios, instalações, protocolos e operações.

As ações do acordo contemplam diretamente as áreas de competições, registro e transferência de atletas, infraestrutura e segurança nos estádios, business analytics, marketing, futebol feminino, licenciamento de clubes e projetos esportivos que promovam o futebol na Espanha e no Brasil.

A LALIGA

A LaLiga é uma organização global, inovadora e socialmente responsável, líder no setor de lazer e entretenimento. É uma associação esportiva privada, formada pelos 20 Clubes / SAD de futebol da LaLiga Santander e pelos 22 da LaLiga SmartBank, responsável pela organização de competições de futebol de natureza profissional e nacional.

Na temporada 2018/2019, a LaLiga alcançou mais de 2,7 bilhões de pessoas em todo o mundo. Com sede em Madri (Espanha), está presente em 55 países através de 9 escritórios e 46 representantes. A associação realiza sua ação social por meio de sua Fundação e é a primeira liga profissional de futebol do mundo a ter uma competição para jogadores com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander.