Itu é mais uma cidade-sede confirmada na disputa da Copa SP de Futebol Jr. de 2020

Com 128 equipes divididas em 32 grupos, tabelas e chaves da competição serão divulgados no mês de novembro

Publicado em .

Com 128 equipes divididas em 32 grupos, tabelas e chaves da competição serão divulgados no mês de novembro

São Paulo, SP, 14 (AFI) - A cidade de Itu é mais uma sede confirmada na 51ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com o Ituano bicampeão paulista -o único do interior a atingir tal feito- os torcedores locais viram nascer a última grande revelação do histórico torneio nessa temporada: Gabriel Martinelli disputou a Copinha neste ano, foi a revelação do Paulistão e é uma das sensações do futebol inglês neste começo de temporada com a camisa do Arsenal.

Bicampeão paulista em 2002 e 2014, o Ituano é a bandeira futebolística da cidade. Na primeira conquista, o título veio em pontos corridos com as principais equipes do estado naquele momento na disputa do Torneio Rio-SP. Mesmo assim, houve emoção com a taça garantida apenas na última rodada. Já em 2014, foi diferente. Para ficar com o título o Ituano eliminou o Corinthians na primeira fase, superou o Palmeiras na semifinal e bateu o Santos nos pênaltis na decisão em dois jogos no Pacaembu, se consolidando como maior campeão da elite paulista no interior de São Paulo.

Itu é mais uma cidade-sede confirmada na disputa da Copa SP de Futebol Jr. de 2020
Itu é mais uma cidade-sede confirmada na disputa da Copa SP de Futebol Jr. de 2020
As conquistas coroam uma história bonita no cenário do futebol paulista. Fundado em 1947, o Ituano chegou à elite pela primeira vez em 1990. Com idas e vindas, retornou ao primeiro escalão estadual em 2001, de onde não mais saiu neste século. Ainda ganhou a Série A2 de 1989 e, também de Itu, o Clube Atlético Ituano foi campeão do equivalente à Série A3 de 1954 e 1955.

Como sede da Copinha, viu nascer recentemente o talento de Gabriel Martinelli. Com mobilidade e faro de gol, o atacante chamou a atenção no torneio deste ano, quando fez seis gols na campanha que levou o Ituano até a segunda fase. No Paulistão, fez mais seis gols e, além de entrar na seleção do campeonato, foi eleito o Craque do Interior e a Revelação do Paulistão. Tudo isso aos 17 anos.

Meses depois e alcançada a maioridade, já fez seus primeiros jogos pelo Arsenal, da Inglaterra, por onde já encanta. Com dois gols sobre o Nottingham Forest pela Copa da Liga Inglesa e mais dois no Standard Liege, da Bélgica, pela Liga Europa, seu nome -que já foi lembrado por Tite para um período de treinos- chegou a ser cogitado na seleção italiana, já que ele possui dupla cidadania.

FALTA POUCO
A Copa São Paulo de Futebol Júnior é disputada em janeiro e a decisão acontece no dia 25, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Com 128 equipes divididas em 32 grupos, tabelas e chaves da competição serão divulgados no mês de novembro.