Com 12 acessos na carreira, Paulo Roberto Santos visa Brasileiro deste ano

Treinador foi o grande responsável por colocar o São Bento, de Sorocaba, na Série B

Publicado em .

Treinador foi o grande responsável por colocar o São Bento, de Sorocaba, na Série B

Campinas, SP, 16 (AFI) - As Séries A e B do Campeonato Brasileiro seguem a vapor, enquanto a Série C caminha para a fase do mata-mata com definições de classificados para a disputa do acesso.

Quem conhece bem o futebol nacional é Paulo Roberto Santos, que vem acompanhando de perto as competições.

O treinador, grande responsável por colocar o São Bento, de Sorocaba, na Série B, segue no aguardo de propostas ainda para este ano, uma vez que a segunda divisão nacional está somente na 16ª rodada e vários clubes têm optado pela troca no cargo.

"Estamos no mercado para trabalhar ainda neste ano. Eu tenho acompanhado o Brasileiro das três divisões. A disputa tem sido muito forte, tanto na briga por acesso quanto para recuperação. Porém, vou aguardar alguma situação para dar sequência de olho na próxima temporada", comentou.

Paulo Roberto Santos, responsável por levar o São Bento à Série B, aguarda propostas
Paulo Roberto Santos, responsável por levar o São Bento à Série B, aguarda propostas

TRABALHOS

O último clube de Paulo Roberto foi o Brasil de Pelotas no Campeonato Gaúcho e, recentemente, teve nome ventilado em um clube da Série B, torneio no qual disputou em 2018 pelo São Bento, iniciando a competição com 11 jogos de invencibilidade, na sexta colocação e a três pontos do G4, garantindo, naquele momento, a melhor campanha beneditina na história da divisão - atualmente, o Bentão luta contra a zona de rebaixamento.

ANOS DE SUCESSOEm cinco anos de trabalho Paulo Roberto Santos tirou o São Bento da segunda divisão estadual para a Série B do Campeonato Brasileiro. Em 2014 ele recolocou o clube na Série A1 após sete anos de insucessos.

Depois, em 2016 disputou a Série D do Campeonato Brasileiro e de primeira já conquistou o acesso. Em 2017 um novo triunfo na Série C, ascendendo para a Série B, onde está atualmente. A sequência de bons resultados eleva o treinador como um ídolo do clube.

Em Sorocaba desde 2013, o treinador fez 127 jogos, com 51 vitórias, 49 empates e 27 derrotas, aproveitamento pouco superior a 53%. Muito além dos números estão as conquistas do profissional, que assumiu o clube ainda na Série A2 do Campeonato Paulista.

CARREIRA VITORIOSA

Paulo Roberto Santos já teve inúmeras alegrias no futebol. Além do acesso com o São Bento, fez história no Rio Claro. Em 2001, ele pegou o Galo Azul na extinta Série B2 do Paulistão - quinta divisão estadual - e o levou até a elite estadual. Tudo em sequência. O acesso para a Série A1 foi obtido em 2006. Em 2013, ele voltou ao time rio-clarense e conquistou mais um acesso na Série A2.

Paulo Roberto ainda tem títulos e acessos pelos mineiros Pouso Alegre e Minas, foi bicampeão brasiliense pelo Gama e campeão por Paysandu, Atlético Sorocaba e Arapongas.

A estante de conquistas do treinador, contudo, ainda tem espaço. Já no São Bento, clube onde marcou época, foram 129 jogos, 53 vitórias e três acesso: Paulista A2 para o Paulistão, Série D para Série C, Série C para a Série B.

CONFIRA OS 12 ACESSOS NA CARREIRA DE PAULO ROBERTO SANTOS:

Pouso Alegre: 2ª divisão de MG - 1ª divisão – 1988

Minas Boa Esperança: 2ª divisão de MG - 1ª divisão – 1989

Unaí: 2ª divisão de MG - 1ª divisão - 1993

Rio Claro: 5ª divisão de SP- 4ª divisão - 2001

Rio Claro: 4ª divisão de SP - 3ª divisão - 2002

Rio Claro: 3ª divisão de SP - 2ª divisão - 2005

Rio Claro: 2ª divisão de SP - 1ª divisão - 2006

Rio Claro: classificação à Série C - 2007

Rio Claro: 2ª divisão de SP - 1ª divisão - 2013

São Bento: 2ª divisão de SP - 1ª divisão - 2014

São Bento: Série D - Série C - 2016

São Bento: Série C - Série B - 2017