Ingleses dominam e chegam às finais da Liga dos Campeões e Liga Europa

Pela primeira vez nos dois principais campeonatos do Velho Continente teremos finais com quatro clubes do mesmo país

por Tiago Caetano - Campinas

Campinas, SP, 12 (AFI) - Esta semana os clubes ingleses fizeram história nas competições europeias. Pela primeira vez nos dois principais campeonatos do Velho Continente teremos finais com quatro clubes do mesmo país.

Na Liga dos Campeões, o Liverpool, que conquistou a vaga de forma espetacular frente ao poderoso Barcelona, enfrenta o Tottenham, que também realizou um feito sensacional frente ao Ajax. Já na Liga Europa, o Chelsea encara o rival Arsenal.

Por que temos um domínio tão grande dos clubes da Premier League? E o que aconteceu com os grandes da Espanha que por tanto tempo foram soberanos na Europa?

CLUBES DA LA LIGA

Nos últimos anos nos acostumamos a ver Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid serem os protagonistas da Liga dos Campeões, enquanto o Sevilla dominava a outra competição Europeia. Times com o DNA do futebol espanhol, de posse de bola, muita técnica e controle absurdo das partidas, de se impor, conquistando títulos e fazendo valer sua melhor qualidade.

Os times ingleses, porém, fizeram valer todos os investimentos dos últimos anos. É verdade que os mais ricos, como United e City não chegaram às finais, e times como Tottenham e Liverpool, que têm ótimas gestões, desbancaram os poderosos rivais, enquanto Chelsea e Arsenal em novos comandos fizeram prevalecer na Liga Europa.

TRABALHO DE DOIS TREINADORES COMPETENTES

Mauricio Pochettino e Jurgen Klopp vêm algumas temporadas fazendo ótimos trabalhos na frente de suas equipes.

Pochettino chegou a ser contestado e muitos torcedores dos Spurs e imprensa já davam como certo sua demissão.

Jurgen Klopp era obrigado a lidar com lesões dos seus principais jogadores no Liverpool, mas os dois técnicos, sempre com muita convicção, foram crescendo durante a Liga dos Campeões.

Mauricio Pochettino é capaz de extrair ao máximo dos seus jogadores, tornando o Totttenham competitivo mesmo sem grandes contratações. Já Klopp transformou os Reds em uma máquina de jogar futebol e, junto com sua torcida no estádio Anfield, o Liverpool se tornou muito forte desbancando rivais poderosos.

PREMIER LEAGUE

Já algum tempo o Campeonato Inglês vem chamando mais atenção, porém, quando sai para os confrontos com os gigantes europeus, as equipes da Inglaterra acabavam decepcionando seus fãs. Com trabalho muito sério, este fenômeno acabou, e hoje os clubes ingleses tomaram conta dos principais campeonatos do planeta.

Tiago Caetano
Veja perfil completo
Veja todos