Nicolau Tuma a eterna metralhadora do rádio brasileiro

Primeiro narrador que transmitiu um jogo de futebol na íntegra, e que inovou nas transmissões, depois de Tuma o rádio esportivo mudou

por RIVELINO TEIXEIRA - Jundiaí

Jundiaí, SP, 6 (AFI) - Que honra eu tive de um dia ter entrevistado um dos ícones do rádio brasileiro, Nicolau Tuma, o primeiro narrador que transmitiu um jogo de futebol na íntegra, e que inovou nas transmissões, depois de Tuma o rádio esportivo brasileiro mudou.

Esta honra foi passada em pauta, numa sugestão de entrevista pelo meu amigo o jornalista Fábbio Perez, da TV Globo. Na época eu trabalha na TV Educativa de Jundiaí, e Perez fazia uma consultaria na TVE, e esta pauta foi passada, e como diz na linguagem jornalística, pauta dada, pauta cumprida.

O ano de 2005 fomos para São Paulo, na residência de Nicolau Tuma, e esta matéria completa está no arquivo da emissora, onde pra mim foi uma grande lição de conhecimentos de jornalismo.

A História de Tuma
Nascido em Jundiaí em 19 de janeiro de 1911 e falecido em São Paulo em 12 de fevereiro de 2006 aos 95 anos, também anunciou no microfone da Rádio Record o início da Revolução Constitucionalista de 1932. Trabalhou também nas rádios Cultura e Difusora.

Formado em Direito, Nicolau Tuma entrou para a história do futebol brasileiro por transmitir pela primeira vez um jogo na íntegra. Foi pela rádio Educadora Paulista que viabilizou a epopéia, ocorrida no dia 19 de julho de 1931 no antigo campo da Floresta, em São Paulo.

Naquela dia, a seleção paulista venceu a do Paraná por 6 a 4 pelo Campeonato Brasileiro de Seleções. Como os jogadores não tinham números às costas, Tuma precisou decorar as características dos mesmos antes de a bola rolar. Mas nada atrapalhou sua narração, que lhe garantiu tempos depois o apelido de "speaker metralhadora?, tamanha a rapidez com que contou os lances.

Ao largar o microfone, atuou como publicitário, diretor de emissoras e político. Foi eleito vereador, deputado estadual e deputado federal.

Também foi ministro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo na gestão do governador Abreu Sodré, bem como diretor do Detran-SP.

FRASE DE NICOLAU TUMA:
"O microfone muitas vezes é mais poderoso que a bomba atômica, pois os bens materiais que a bomba destrói, o homem reconstrói, já uma notícia sem apuração e mau divulgada tem danos irreparáveis. Protejam a notícia".

Nicolau Tuma

Nicolau Tuma foi fera, e nunca deve ser esquecido!!!!!


(Os direitos autorais desta matéria são da TVE de Jundiaí, e também não está na internet. Veja no fim uma entrevista com Nicolau Tuma exibida pela TV Bandeirantes)

RIVELINO TEIXEIRA
Nascido em Jundiaí, é um daquelas natos radialistas que aprendeu tudo na prática. Foi repórter, narrador e comentarista como das Rádios Cidade e Rádio Jundiaí, ícones da cidade. Também passou a comandar do Programa Lance Livre, no canal Net de Jundiaí. Ainda dirige o programa semanal, com grande
Veja perfil completo
Veja todos