Brasileirão, returno previsível ou incerto ?

Colunista aponta os quatro primeiros e os possíveis rebaixados para a temporada 2018. Vale a pena conferir !

por SÍLVIO GUMIERO - Campinas

Antes de iniciar o assunto principal desta coluna, vai uma pergunta à diretoria do Palmeiras. Ficar com o treinador Cuca, para quê? Sem a Copa do Brasil e a Libertadores que já foram perdidas e o título do Brasileirão, que, conforme a sua declaração não dá mais, a diretoria pode colocar qualquer um em seu lugar para se classificar para a Libertadores de 2018.

SALÁRIOS EM DIA

Corinthians: quem entra dá conta do recado em time acertadinho
Corinthians: quem entra dá conta do recado em time acertadinho

Vou ao segundo turno do Brasileirão. O Corinthians, apesar de a sua dívida atualizada ser de 472 milhões de reais, mas com os salários em dia, é o grande favorito para ser o campeão.

O Grêmio, do treinador Renato Portaluppi, segue em segundo lugar com a desvantagem de 8 pontos.

Depois vem o Santos e logo em seguida o Palmeiras. Não posso deixar de lado o Flamengo, que com a mudança de treinador, poderá deslanchar; tem elenco para isso.

Com a janela para o exterior aberta, o Grêmio poderá ser o mais desfalcado. Luan praticamente já foi vendido e Pedro Rocha poderá ter o mesmo caminho.

GRÊMIO COM OUTROS FOCOS
Além de possíveis desfalques, disputar a Copa do Brasil e a Libertadores, podem deixar o Grêmio para trás. Melhor para o Corinthians, que só disputa a Sul-Americana. Na parte de cima esse é o cenário.

Dos 4 clubes que cairão para a Segunda Divisão, penso que o Atlético Goianiense e o Avaí são os mais sérios candidatos.

O São Paulo, que está na zona de rebaixamento, com o treinador Dorival Júnior, poderá se safar. Vitória, Chapecoense, Ponte Preta e Bahia, correm o risco de fazerem as 4 piores campanhas. Como de costume, sempre faço a minha previsão antes de os fatos acontecerem.

Atlético-GO é cotado a ser o lanterna do Brasileirão
Atlético-GO é cotado a ser o lanterna do Brasileirão

Erro, acerto, porém é o meu jeito de ser, de externar a minha opinião.

OS PRIMEIROS E OS ÚLTIMOS
Nessa ocasião, faço bem antes, com 19 rodadas de antecedência. Corinthians, Grêmio, Palmeiras e Flamengo serão os 4 classificados para a Libertadores/2018 e o Corinthians será o campeão.

Mérito para o treinador Fábio Carille.

Atlético Goianiense, Avaí, Chapecoense, Vitória ou Ponte Preta serão rebaixados. De modo particular, estou colocando um segundo turno previsível a partir de hoje.

Com o andamento das rodadas e com resultados surpreendentes, ele poderá ser incerto.

SÍLVIO GUMIERO
Silvio Gumiero Neto é publicitário desde 1971, diretor da Produto Propaganda Ltda. (www.produto.com.br) em Campinas. Trabalhou na TV Globo de São Paulo e na EPTV Campinas. Cursos: Propaganda (PUC-Campinas), Jornalismo (PUC-Campinas), Marke
Veja perfil completo
Veja todos