Sérgio Carvalho: Corinthians e Palmeiras precisam se reciclar após queda da Copa BR

Vi os dois jogos na quarta-feira à noite. E não gostei da produção nem de Corinthians nem de Palmeiras.

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Corinthians e Palmeiras, dois dos mais importantes clubes do futebol paulista e brasileiro, foram desclassificados da Copa do Brasil. Perderam esportiva e financeiramente (porque esse é o torneio que melhor prêmios em dinheiro dá aos clubes participantes).

O Corinthians empatou sem gols com o Atlético Goianiense, em Goiânia, mas como perdeu o jogo de ida em Itaquera por 2 a 0, foi desclassificado. Já o Palmeiras que venceu o CRB lá em Maceió por 1 a 0, perdeu o jogo que disputou na Allianz Arena pelo mesmo placar e, na decisão por pênaltis, foi desclassificado (placar 4x3).

Com essas desclassificações, os dois times perderam a chance de ir mais longe nesta Copa e até de ganhar mais uma vez o título desta competição (Timão já ganhou três vezes enquanto o Verdão era o atual campeão desta Copa).

BAIXA PRODUÇÃO

Sylvinho precisa ter elenco mais forte
Sylvinho precisa ter elenco mais forte

Vi os dois jogos na quarta-feira à noite. E não gostei da produção nem de Corinthians nem de Palmeiras.

O time da Fiel até se esforçou, se desgastou em busca de um resultado melhor, mas no final o empate sem gols favoreceu o time da casa.

Sylvinho, que é o novo técnico corintiano, até melhorou o time na sua aplicação tática, mas errou quando entrou em campo com três volantes de contenção, num jogo em que precisava fazer gols e ganhar os três pontos.

SEM NIVEL
Além disso, ficou evidente durante os dois tempos do jogo, que o Corinthians de hoje carece de jogadores de melhor nível. Na defesa, além de Cássio, que é um excepcional goleiro, só Gil dá conta do recado. Bruno Mendes, Piton, Roni e outros jogadores que entram na zaga, não merecem ser titulares.

No meio campo Gabriel ainda é o melhor porque marca bem. Os outros não conseguem produzir um futebol à altura do Corinthians. Arcos, Mosquito, Ramiro e Léo Natel são fracos. E Luan, que custou muito dinheiro, não consegue jogar um futebol que o garanta como titular do time.

Palmeiras precisa reciclar seu elenco
Palmeiras precisa reciclar seu elenco

FALTA ELENCO
No Palmeiras acontece a mesma coisa. A imprensa diz que o Verdão tem o melhor elenco do País junto com o Flamengo. Não é verdade. Tem sim bons goleiros (Weverton é um dos melhores do Brasil), mas não tem bons reservas para as laterais.

No meio campo, Scarpa é o mais produtivo, o que mais corre e mais chuta. Em compensação Zé Raphael está mal, Felipe Melo em final de carreira, Raphael Veiga sem inspiração e Lucas Lima uma completa e total decepção.

BALANÇO GERAL
Em razão disso, acho que chegou a hora das diretorias de Corinthians e Palmeiras fazerem um balanço geral de seus elencos e fazerem uma limpeza à curto prazo. Há jogador ali que não vai ajudar o clube em nada Melhor negociá-los e substituí-los por jogadores mais aplicados e tecnicamente melhor dotados.

Também acho que os dois técnicos merecem passar por essa análise. Que tal analisar os dois e decidir se merecem ficar ou não?

Eu faria isso e vocês o que acham da ideia?

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos