Sérgio Carvalho: Corinthians é o teste ideal para o São Paulo de Hernan Crespo

O São Paulo tem quatro pontos a mais do que seu tradicional adversário, mas o Corinthians continua imprevisível

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Dois dos maiores clubes paulistas e brasileiros têm encontro marcado para este final de semana na briga para ganhar três pontos e melhorar ainda mais suas posições na tabela de classificação do Campeonato Paulista.

O São Paulo tem quatro pontos a mais do que seu tradicional adversário. Seu futebol é neste momento bem superior ao apresentado pelo Corinthians, que até soma um bom número de pontos mas em todos os seus jogos não conseguiu apresentar um futebol à altura dos resultados que conseguiu.

Algo normal para quem hoje tem,como o Corinthians, um elenco bem limitado e vive apenas da aplicação e da vontade de vencer de seus jogadores. O São Paulo, ao contrário, atravessa fase excepcional como prova sua invencibilidade de oito jogos sem perder ou empatar, em partidas válidas tanto pelo Paulistão como pela Copa Libertadores da América.

São Paulo já tem um perfil do técnico Hernán Crespo
São Paulo já tem um perfil do técnico Hernán Crespo

LÍDER NO PAULISTÃO
No Paulistão, o Corinthians é líder de seu grupo com 21 pontos ganhos em 10 jogos. Ganhou 8 jogos, empatou 3 e perdeu apenas 1. Marcou 13 gols e sofreu 6.

O São Paulo também é líder de seu grupo, mas com 25 pontos ganhos (quatro a mais que o Timão). Em dez jogos venceu 8, empatou 1 e perdeu 1. Marcou 25 gols e sofreu 6.

O jogo será na Arena corintiana, mas como não haverá presença de público, será como se os dois times jogassem num campo neutro. Na última vez que Corinthians e São Paulo jogaram em Itaquera, o alvinegro paulistano venceu por 1 a 0 e quebrou uma longa invencibilidade do time que, na época, era dirigido por Fernando Diniz.

SÍNDROME DO ITAQUERÃO
A partir dali o São Paulo perdeu o rumo. Passou a perder pontos em todos os jogos, caiu para quarto lugar no Brasileirão e não conseguiu mais se reerguer e ainda disputar o título da temporada. O medo do torcedor sãopaulino é que isso se repita neste final de semana contra o Corinthians.

O Corinthians, por sinal, é, tradicionalmente, o adversário mais difícil da história do São Paulo. Fora ou dentro de casa, o time da Fiel sempre complica o Tricolor e mesmo quando está em inferioridade técnica como neste momento, consegue superar e ganhar os três pontos que estão em jogo.

SÃO PAULO - PRESIDENTE FALA SOBRE PAGAMENTOS DE DÉBITOS

TIMÃO ESTÁ VIVO
Por este motivo é que no título deste comentário eu digo que "o Corinthians se apresenta neste momento, como o teste ideal para o embalado São Paulo!". Se prevalecer a escrita, dá Timão mais uma vez e o torcedor sãopaulino terá mais um final de domingo frustrante.

Mas se o São Paulo vencer, a porta estará aberta para o time embalar de vez e até conquistar o título deste Estadual que não consegue há mais de uma década. Neste momento, podemos dizer que o São Paulo nunca esteve tão bem para quebrar um tabu.

TRICOLOR ORGANIZADO
Está invicto há oito jogos e tem um time equilibrado do goleiro ao ponta esquerda (além de um bom técnico). Marcou 20 gols e sofreu apenas 3. Sua defesa, por sinal, não sofre gols há cinco jogos.

Será que, fragilizado como está, o Corinthians ainda assim vai se impor no jogo deste domingo? Difícil dizer. Se depender do futebol deste momento, dá Tricolor. Se prevalecer o tabu, dá Timão. No final deste domingo vamos saber qual destas alternativas prevaleceu.

Aguenta aí, coração!!!

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos