Sérgio Carvalho: Grandes tropeçaram na abertura do Paulistão 2021

São Paulo, Santos e Corinthians jogaram. Palmeiras, por causa da Copa do Brasil, ficou de fora da primeira rodada

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

O Campeonato Paulista de Futebol, série A, já começou. Seis jogos foram disputados no último final de semana que teve presença de três dos quatro grandes clubes paulistas. São Paulo, Santos e Corinthians jogaram. Palmeiras, por causa da Copa do Brasil, ficou de fora.

Entre os chamados pequenos ou médios clubes do futebol de São Paulo, só Mirassol e Ferroviária venceram. Os demais ou empataram (cinco deles) ou perderam (dois deles). Entre os grandes, dois empataram fora (Corinthians e Santos) e um empatou em casa (São Paulo). Como foi apenas a primeira rodada, nada a contestar.

Empate entre Novorizontino e Ponte Preta
Empate entre Novorizontino e Ponte Preta

Haviam times bem preparados e outros ainda em formação. Por causa disso, aconteceram surpresas. Mas como serão doze rodadas até o final da primeira fase (a de grupos), ainda haverá pontos demais em disputa para se antecipar qualquer coisa em relação ao que poderão produzir os dezesseis participantes do campeonato.

É PRECISO ESPERAR
Talvez, depois de disputadas as três ou quatro primeiras rodadas do Estadual, já possamos externar alguma opinião mais confiável à respeito das possibilidades de cada clube nesta competição. Entre os grandes, o São Paulo é o clube com mais tempo sem conquistar o título paulista.

Aliás, fazem doze anos que o Tricolor não ganha nada, nem Paulistão, nem qualquer outro título que no passado faziam parte de seu currículo vencedor. No momento, depois de perder o último Brasileirão, o São Paulo tenta um recomeço.

Contratou o argentino Hernan Crespo para ser o seu técnico e promete contratar alguns reforços pontuais. Mas até que o novo treinador consiga montar um time de qualidade, possivelmente o Tricolor não consiga brigar pelo título neste campeonato.

Se conseguir, no entanto, poderemos considerar uma autêntica façanha que neste momento ninguém tem condições de antecipar. Melhor esperar.

PALMEIRAS É O MELHOR

Red Bull Bragantino e Corinthians ficaram no zero
Red Bull Bragantino e Corinthians ficaram no zero


Dos grandes, o que tem melhor elenco é o Palmeiras. Por isso, deve ser indicado como um dos prováveis finalistas do campeonato.

O Corinthians tem elenco fraco, não tem dinheiro para contratar e tem um treinador meia boca, que não tem carisma de vencedor.

Por isso, prevejo campanha apenas regular da equipe alvinegra. Quanto ao Santos, com sua garotada, pode até ser uma surpresa agradável neste campeonato.

Essa mesma garotada que o levou a final da Libertadores (que perdeu nos detalhes para o Palmeiras), pode sim fazer do Peixe um sério candidato ao título.

OS TIMES DO INTERIOR
Entre os clubes do ABC e do interior paulista, diria que o mais perigoso é o Mirassol, que já tem um bom time montado e confiável neste momento. Mas Ponte Preta, de Campinas e Ferroviária, podem surpreender.

Fabricio voltou a marcar pelo Mirassol
Fabricio voltou a marcar pelo Mirassol

Jogos desta semana pelo Paulistão 2021. Nesta terça, 2 de março, Mirassol e Novorizontino empataram por 1 a 1.

Na quarta entram em campo as 17 horas, Internacional x São Paulo, Santos x Ferroviária. As 19 horas, Corinthians x Palmeiras (primeiro grande clássico deste Estadual (onde o Verdão deve utilizar seu time B por causa das finais da Copa do Brasil).

Também as 19 horas, o São Caetano enfrenta o Bragantino.

MAIS UM CLÁSSICO
Na quinta feira, as 15 horas, Ituano x São Bento. As 16h45, Botafogo x Guarani e as 19 horas, Ponte Preta x Santo André. A terceira rodada começa sábado que vem com Inter x Novorizontino. As 19 horas, mais um clássico- São Paulo x Santos, no Morumbi.

Domingo as 11 horas, Corinthians x Ponte Preta e Ituano x Mirassol. As 15 horas Guarani x Bragantino. Na segunda feira, as 19 horas, Ferroviária x Botafogo e Santo André x São Caetano., Na quarta, dia 17 de março, em jogo adiado, São Bento x Palmeiras, em Sorocaba.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos