Sérgio Carvalho: Rush final do Brasileirão vai ser emocionante

Internacional e Flamengo brigam pelo título, enquanto Vasco e Goiás devem ser rebaixados para a Série B

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

O Campeonato Brasileiro da temporada 2020 está a duas rodadas do seu final. Durante as 36 rodadas disputadas até aqui, muitos altos e baixos entre os clubes considerados com maior potencial para ser campeão.

Agora, quando faltam apenas nove dias para os jogos finais, apenas dois clubes estão realmente no páreo para levantar a taça (o São Paulo também tem chances matemáticas, mas não acredito nele nesse momento!).

Dourado marcou gol polêmico pelo Internacional
Dourado marcou gol polêmico pelo Internacional

BRIGA INTER E FLAMENGO
O Internacional, de Porto Alegre, passou por momentos de muita oscilação e descrédito até se firmar como candidato ao título nas últimas dez rodadas.

O Flamengo também passou por momentos difíceis até recuperar o futebol sonhado por sua torcida.

A diferença entre estes dois clubes na tabela de classificação é de apenas um ponto. Em razão disso, no jogo entre ambos no próximo domingo, no Maracanã, se o Colorado vencer, o título será seu. Caso contrário, será necessário esperar a última rodada para então conhecermos o grande campeão.

CAMPANHAS PARECIDAS
Para que vocês tenham uma ideia, as campanhas de Inter e Flamengo são bem parelhas. O Colorado em 36 jogos disputados ganhou 20, empatou 9 e perdeu 7. O Flamengo também venceu 20, empatou 8 e perdeu 8.

O ataque rubro negro é melhor. Marcou 65 gols em 36 jogos. O do Inter marcou 60. Em compensação o Inter tem uma defesa mais eficiente. Em 36 jogos sofreu 33 gols (menos de um por jogo). Já o Mengão sofreu 45 gols, o que confirma que seu ponto fraco está justamente na atual linha de zagueiros. O saldo de gols do Inter é de 27 gols. O do Flamengo, 20.

Gabigol é esperança do bi do Flamengo
Gabigol é esperança do bi do Flamengo

GRANDE EXPECTATIVA
O jogo de domingo será no Maracanã, a partir das 16 horas, e é esperado com muita ansiedade pelas torcidas de Inter e Flamengo e por toda a crônica esportiva brasileira. Pelo que pude ler e ouvir nas rádios, nos jornais e nas televisões, há um percentual maior de jornalistas que veem o Flamengo com ligeiro favoritismo. Eu, ao contrário, aposto no Inter.

SÃO PAULO BOBEOU
Mas vamos falar um pouco do São Paulo que tem chances matemáticas de ser campeão e, ainda assim, eu o deixei de lado no texto inicial. O Tricolor paulistano tem 35 jogos até agora, contra 36 dos dois mais sérios candidatos ao título. É que ele ainda tem um jogo atrasado para disputar contra o Palmeiras (na próxima sexta- feira, às 19 horas, no Morumbi).

São Paulo quebrou jejum diante do Grêmio
São Paulo quebrou jejum diante do Grêmio

Se ganhar, o Tricolor chegará aos 65 pontos e ficará a 3 pontos do Flamengo e a 4 pontos do Inter. Só que numa análise sobre seus números, o São Paulo não nos passa confiança para indicá-lo como um real candidato a esse importante título.

É que até agora o clube do Morumbi só tem 17 vitórias no campeonato contra 20 de Inter e Flamengo. São quatro vitórias a menos. Muita coisa. Por isso mantenho minha opinião. São Paulo estará entre os três primeiros colocados, mas não será o primeiro. Porque o momento dos outros dois é bem superior.

QUEM VAI CAIR
E para terminar, vamos falar sobre o descenso. Neste momento, dois clubes já foram rebaixados, Coritiba e Botafogo carioca. Restam duas vagas para completar as quatro existentes. Na briga para continuar na série A estão Goiás, Vasco da Gama, Bahia, Fortaleza e Sport.

O Goiás tem 36 pontos e mais dois jogos a disputar. O Vasco tem 37, o Bahia 38, Fortaleza e Sport, 41. Todos ainda têm mais seis pontos para disputar. A princípio, diria que Fortaleza e Sport dificilmente serão rebaixados. Devem ganhar ao menos três dos seis pontos que ainda vão disputar.

Goiás recebe o Vasco na última rodada
Goiás recebe o Vasco na última rodada
VAI SOBRAR PRO VASCO
Em compensação, vejo Bahia, Vasco e Goiás com a corda no pescoço. Diria até que por ter um ponto a mais que Vasco e Goiás, e ainda mais um jogo em casa, o Bahia vai se salvar. Neste caso, serão Vasco e Goiás os rebaixados.

Lógico que no futebol volta e meia há surpresas. Elas podem acontecer. Ainda assim acredito que Vasco e Goiás é que vão fazer companhia a Coritiba e Botafogo na segundona de 2021.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos