Sérgio Carvalho: Futebol carioca só vai ter dois clubes na Série A em 2021

Além de Vasco e Botafogo, Goiás e Coritiba também foram rebaixados na atual temporada e vão disputar a Série B

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Depois do encerramento da trigésima sétima rodada do Campeonato Brasileiro de 2020 já é possível saber quais os clubes que serão rebaixados e não participarão da série A de 2021. Dois deles pertencem ainda a elite dos clubes de futebol do Rio de Janeiro, Vasco da Gama e Botafogo.

Como consequência, o futebol do carioca, que já foi considerado um dos melhores do país, só terá dois representantes no Brasileiro de 2021, Flamengo e Fluminense.

Uma prova de que, aos poucos, clubes de outros Estados conseguiram subir, achar seu espaço e se firmar como integrante da série A, enquanto clubes mais tradicionais e com maior número de torcedores, perderam seu espaço.

E só para lembrar: além de Vasco e Botafogo, Goiás e Coritiba também foram rebaixados na atual temporada e vão disputar a série B em 2021.

Vasco tira a camisa da Série A
Vasco tira a camisa da Série A

SÉRIE B VALORIZADA
Como consequência, esta série estará valorizada porque irá contar com número maior de clubes que estão entre os de maior torcida no País.

Só para que vocês tenham uma ideia, além de Vasco e Botafogo, a série B também vai contar neste ano com Cruzeiro, de BH, Náutico, do Recife, Ponte Preta e Guarani, de Campinas e Vitória, de Salvador. Como só quatro podem subir em cada temporada da Série B, a briga para ter este privilégio será ainda mais difícil para todos estes clubes.

Vasco tem que encarar a Série B
Vasco tem que encarar a Série B

Pior ainda ficará para aqueles que depois de um ano na Série B não conseguirem voltar a Série A.

Neste ano, isso aconteceu com o Cruzeiro, que não conseguiu se recuperar em 2020 e certamente vai ter muito mais dificuldades para voltar em 2021.

AINDA INDEFINIDA
A CBF ainda não definiu até agora o dia da reunião que vai discutir a tabela de jogos e o regulamento da segundona 2021.

Mas, tudo indica, o campeonato deverá se iniciar já no próximo mês de março, talvez na segunda quinzena.

Tempo curto para definir um técnico, um bom elenco e um bom projeto que possa levar o clube de volta a elite do futebol brasileiro. Lembramos ainda que Vasco, Botafogo, Coritiba. Ponte e Guarani estão com seus caixas vazios e sem qualquer perspectiva de conseguir um bom patrocinador.

Numa dessas, podem iniciar o campeonato de forma bisonha e depois não ter tempo suficiente para recuperar o terreno perdido até conseguir uma lugar entre os quatro clubes que terão direito de disputar a série A no ano que vem.

FOGÃO ESTÁ MAL

Botafogo vai ter dificuldades na Série B
Botafogo vai ter dificuldades na Série B

Entre os clubes que citamos, acredito que o Botafogo carioca seja aquele que está em pior situação.

É um clube está em fase de queda vertical, numa situação que se assemelha a uma fase pré- falimentar.

No Botafogo de hoje falta tudo. Falta uma boa diretoria, falta dinheiro, falta um grande patrocinador.

E sem atender de forma positiva esses três itens, a possibilidade do clube da Estrela Solitária voltar a divisão maior do futebol brasileiro a curto prazo, é nula.

PODE SE ENTERRAR
Ao contrário. O alvinegro carioca pode até fazer péssima campanha na Série B de 2021 e se enterrar ainda mais, como já aconteceu com outros clubes brasileiros no passado. Um exemplo disso está nas campanhas medíocres de Botafogo, de Ribeirão e de Oeste, de Itápolis, na temporada que se encerra.

Ambos foram rebaixados para a série C do Campeonato Brasileiro e, ao que tudo indica, ali vão ficar durante anos a fio sem nenhuma chance de recuperação. Já pensaram se isso ocorre para um Botafogo ou Vasco da Gama no final da temporada 2021??

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos