Sérgio Carvalho: Mancini e Corinthians. Um faz bem ao outro

Passados alguns meses, e a minha previsão se confirmou totalmente: Mancini recuperou o Corinthians.

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

São Paulo, SP, 15 - Quando o Corinthians resolveu contratar Vagner Mancini para ser treinador de seu time de futebol, muita gente discordou. Consideravam Mancini um técnico sem bagagem para cumprir a missão de recuperar um clube com o prestígio do Corinthians na Série A do Brasileirão e de impor um novo esquema tático que aproveitasse ao máximo as características de cada jogador do elenco. Na época eu escrevi:

"Corinthians acertou em cheio em contratar o Mancini. Ele não é um técnico de ponta, mas já tem experiência suficiente para assumir essa responsabilidade. Foi uma boa contratação da diretoria".

Passados alguns meses, e a minha previsão se confirmou totalmente. Mancini não só foi capaz de remontar e remotivar o time do Corinthians, como conseguiu colocá-lo na lista dos clubes com maiores possibilidades de conseguir uma vaga na próxima Copa Libertadores de América.

Mancini acertou a mão no Corinthians
Mancini acertou a mão no Corinthians

TINHA CAPACIDADE
Como acompanho o futebol no seu dia a dia, sabia que Mancini tinha competência para realizar esse trabalho. Só não tinha a certeza se ele seria um técnico capaz de transformar o Corinthians num time bastante competitivo, que privilegia a marcação mas também sabe como agredir o adversário.

Achei que Mancini não só "salvaria" o Corinthians do rebaixamento (o que já aconteceu) mas não teria condições de continuar no cargo depois de cumprida esta primeira missão. Lembro também que no momento em que assumiu o cargo, Mancini disse:

"Acertar com o Corinthians é a oportunidade que eu queria para me firmar como técnico no futebol no Brasil. Vou dar o meu melhor para não só tirar o clube da difícil situação em que se encontra, mas também para me firmar como técnico de ponta. É um difícil desafio que pretendo vencer".

JÁ É VENCEDOR
E já venceu. O Corinthians vem numa evolução rápida e segura desde que Mancini assumiu o cargo e hoje já começa a sonhar com voos mais altos, como disputar a Libertadores 2021.

Como resultado do seu bom trabalho, Mancini não só vai completar bem seu período de contrato com o Corinthians, como poderá ter chance de continuar no cargo, como solução definitiva da diretoria para levar seu time a um ou mais títulos no decorrer da temporada que se inicia.

Foi isso que eu quis destacar na manchete da coluna de hoje, quando digo que "Mancini e Corinthians fazem bem um ao outro".

MANCINI EXPLICA O NOVO ESPÍRITO COLETIVO DO CORINTHIANS

Espaço incorporado por HTML (embed)

PAZ NO TIMÃO
E fazem mesmo. No clube, a diretoria, jogadores e torcedores estão felicíssimos com o trabalho dele. E Mancini super satisfeito com o reconhecimento que já ganhou em menos de seis meses. E só prá terminar.

Com Mancini, o Corinthians deixou de ser um time que jogava por apenas uma bola. Entra em campo para ganhar bem, pelo maior número de gols. Prova disso foi a goleada imposta ao Fluminense na última quarta -feira. A fiel empolgada, agradece.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos