Opinião Sérgio Carvalho: Clubes paulistas decepcionaram na Série B

Clubes de Campinas, Guarani e Ponte Preta, eram esperanças de acesso. De outro lado, Botafogo e Oeste decepcionaram de vez.

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

O futebol paulista que já foi considerado no passado como o mais forte do Brasil tem sido uma autêntica decepção na Série B da temporada 2020. Quando faltam apenas cinco rodadas para esta competição terminar, nenhum dos quatro representantes do nosso Estado parece ter chance de ficar entre os quatro primeiros colocados e, por tabela, garantir uma vaga na Série A do campeonato de 2021.

Antes da Série B começar, tínhamos esperança de que nossos quatro representantes (Guarani, Ponte Preta, Botafogo e Oeste) poderiam brigar pelos primeiros lugares do campeonato. Em especial, os dois clubes de Campinas.

Mas agora, quando estamos muito perto do final desta competição, verificamos que nenhum deles vai chegar lá. E o que é pior. Dois nem vão continuar na Série B Botafogo de Ribeirão e Oeste serão rebaixados para a Série C do Brasileirão 2021.

Guarani e Ponte Preta: faltou pouco para chegar no G4
Guarani e Ponte Preta: faltou pouco para chegar no G4

QUEDA VERTICAL
Esta queda vertical do futebol paulista em relação ao de outros Estados brasileiros, tem uma explicação. A FPF há muito tempo não cria projetos de qualidade para os clubes do interior paulista.

Por tabela, eles ficam tão fragilizados que quase nada conseguem quando disputam um campeonato oficial contra clubes de outros Estados. Prova disso é que entre os quatro primeiros colocados da série B desta temporada, não tem nenhum clube paulista.

Os melhores nesse momento são América Mineiro, Chapecoense, Cuiabá e Juventude, com o CSA correndo por fora. Nem cidades com o potencial de Campinas conseguem montar e manter equipes de bom nível como no passado. No máximo só conseguem disputar e no máximo ficar no meio da tabela.

Ou então, como acontece com Botafogo, de Ribeirão e Oeste, jogam tão mal que bem antes do campeonato terminar já podem ser indicados como prováveis rebaixados da temporada.

OLHA A TABELA
A classificação atual da Série B está assim. O América Mineiro é o líder com 63 pontos. A seu lado está a Chapecoense com os mesmos 63 mas com uma vitória a menos. Depois vem o Cuiabá, uma surpresa na atual temporada, com 54. Em quarto está o Juventude com 52. O CSA que ainda sonha com o acesso com 51.

Oeste ganhou quando não precisava
Oeste ganhou quando não precisava

O Guarani tem 48 mas não me parece ter mais chance de subir nessa temporada. A Ponte tem 47. O Sampaio Corrêa tem 45. Avaí e Brasil, 44. Confiança e Operário, 42.

Cruzeiro, 41. CRB, 40. Vitória da Bahia, 37. Figueirense e Náutico, 35. Paraná, 33. Botafogo, 27 e Oeste 23.

Esses dois últimos praticamente já estão rebaixados. As últimas vagas para o descenso serão disputadas por Náutico, Figueirense, Vitória e CRB.

O campeonato termina dia 30 de janeiro. Ou seja: daqui vinte e três dias saberemos afinal quem vai subir e quem será rebaixado na temporada..

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos