Sérgio Carvalho: Seis brasileiros lutam para ficar na Copa Libertadores

Dois são paulistas - Santos e Palmeiras, dois gaúchos - Grêmio e Inter, um é carioca - Flamengo e um é paranaense - Athletico

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Esta semana vai definir quais clubes brasileiros vão continuar na disputa da Copa Libertadores de América versão 2020. Santos, Flamengo, Palmeiras e Grêmio dificilmente deixarão de se classificar para as quartas de final da competição.

Entre os seis brasileiros que jogam nesta semana, dois são paulistas - Santos e Palmeiras, dois são gaúchos - Grêmio e Internacional, um é carioca - Flamengo e um é paranaense - Athletico PR.

EM VANTAGEM

Palmeiras vive momento de ascensão
Palmeiras vive momento de ascensão

O Peixe venceu o jogo de ida por 2 a 1 e agora só precisa de um empate para manter-se na disputa da Copa.

O Flamengo empatou pela contagem mínima com o Racing, lá na Argentina. Agora, em casa, tem tudo para vencer a partida e garantir vaga na próxima fase da competição.

O Palmeiras que venceu no jogo de ida ao Delfin, do Equador, por 3 a 1, não deverá ter dificuldade de vencer de novo o representante equatoriano dentro da Allianz Arena. O mesmo podemos dizer do Grêmio, que ganhou na ida do Guarani, do Paraguai por 2 a 0 e agora pode até perder por 1 a 0 que a vaga será sua.

Gabigol volta a defender Flamengo na Libertadores
Gabigol volta a defender Flamengo na Libertadores

FURACÃO SOB RISCO
Já o Athletico Paranaense, que reagiu forte depois de uma fase altamente negativa, empatou com o River Plate da Argentina, no jogo de ida, em sua arena, em Curitiba. Agora vai precisar vencer o gigante argentino lá em Buenos Aires para manter-se na disputa da Libertadores 2020. Não acredito nessa possibilidade.

Acho que entre os seis brasileiros que vão jogar nesta semana pela Copa, o Furacão paranaense é o que tem menos chance de continuar na disputa. Quanto ao Internacional, sua missão também não é das mais fáceis. Terá que segurar o Boca Juniors no Beira-Rio (em jogo adiado devido a morte de Diego Maradona), e decidir depois dentro do La Bombonera.

Inter vai fazer dois jogos contra o Boca Juniors de Maradona
Inter vai fazer dois jogos contra o Boca Juniors de Maradona

SÓ GRINGOS
Aposto mais em vitória do clube argentino no jogo desta semana. Além destes jogos com participação brasileira, há mais dois com presença só de clubes estrangeiros.

O Nacional do Uruguai recebe o Independiente Del Valle em casa e tem tudo para vencer.

Já o Jorge Wilsterman enfrenta o Libertad do Paraguai de quem perdeu no jogo de ida por 3 a 1. A expectativa é de nova vitória do clube paraguaio.

CONFIRA OS JOGOS
Para que você saiba datas e horários destes jogos pela Libertadores, aqui estão as informações complementares dessa rodada.

Nesta terça, 19h45, River Plate x Athlético PR, em Buenos Aires e em Santos, Santos x LDU. As 21h30, no Rio, Flamengo x Racing.

Quarta feira - 19h15 - Nacional U x Independiente Del Valle, em Montevidéu; em São Paulo, Allianz Arena, Palmeiras x Delfin. As 21h30 - Jorge Wilsterman x Libertad PA, em La Paz e Boca Juniors x Internacional, em Buenos Aires.

Na quinta feira, as 21h30, Grêmio x Guarani PA, em Porto Alegre. Nas oitavas de final são oito jogos de ida e oito de volta. Encerrada essa etapa, virão aos quartas de final com presença dos oito classificados nos jogos deste meio de semana.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos