Sérgio Carvalho: Maradona morreu. Futebol Mundial está de luto !

Maradona não só foi um dos maiores jogadores da história do futebol mundial, mas um super craque da bola

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Armando Diego Maradona, argentino, 60 anos, morreu nesta quarta feira em virtude de um ataque cardíaco. Nenhuma novidade. Quando ele foi internado para fazer uma cirurgia dias atrás, já se sabia que seu estado clínico não era bom. Ele tinha sério problema no cérebro e o coração também apresentava deficiências.

A notícia foi divulgada como uma verdadeira bomba. Afinal, Maradona não só foi um dos maiores jogadores da história do futebol mundial, mas um super craque da bola que ganhou dezenas de títulos, entre os quais uma Copa do Mundo com a camisa da Argentina.

Nessa Copa,até gol de mão ele fez! Maradona tinha uma auto estima muito acima da média.. Sabia que era muito bom no que fazia e super valorizava essa condição. Parecia ser arrogante, mas não era. Sempre atendia a todos com muita educação.

MAGO DA BOLA
Desde que apareceu, Maradona foi reconhecido como um verdadeiro mago da bola. Fazia com ela o que queria. Uma habilidade muito acima da média. Por isso, os argentinos já começaram a compará-lo a Pelé, que já era reconhecido mundialmente como melhor jogador de futebol da história desse esporte.

Maradona e Messi: eterna comparação
Maradona e Messi: eterna comparação

Na Argentina, no entanto, ninguém tinha dúvidas. Maradona era mesmo superior ao Rei da bola. No Brasil, ao contrário, todo mundo ironizava os argentinos pois em nosso País ninguém duvidava de que Pelé foi mesmo superior ao grande ídolo argentino.

Eu que vi os dois jogar, não tenho dúvidas de que Pelé foi superior. Mas coloco Maradona logo em seguida, como o segundo melhor jogador do mundo que eu vi em ação.


DIFERENÇA FORA DE CAMPO

Mas houve uma diferença radical na postura de Pelé e de Maradona fora de campo. Pelé como jogador ou como homem comum, cuidou sempre de seu físico e de sua saúde. Ele gostava de ser atleta. Não bebia, não tomava nenhum tipo de droga e procurava sempre zelar por sua boa imagem.

Torcedor do Boca, fã de Fidel Castro
Torcedor do Boca, fã de Fidel Castro

Já Maradona era o inverso. Aproveitava a vida, tomava drogas pesadas e depois de um certo tempo também se descuidou totalmente de sua condição física. Além disso, não tinha papas na língua. Se não gostava de alguma coisa, criticava com vigor. Até exagerava.

Aos poucos, as drogas foram tomando conta de seu corpo e em especial de seu cérebro. Por isso, em alguns momentos, ele já não agia como uma pessoa normal. A droga influenciava decididamente sobre seus atos.

ETERNO ÍDOLO
Independente disso, ele continuou sendo um ídolo. Na Argentina e fora dela. Em Napoli, vi uma semifinal de Copa do Mundo, em que a torcida daquela cidade torceu contra a Itália porque Maradona, maior ídolo do Napoli, jogava com a camisa argentina.

Isso demonstra o prestígio que esse jogador tinha naquela famosa cidade italiana. Como torcedor na Argentina, Maradona sempre foi Boca Juniors. E torcedor fanático. Ia sempre ao estádio La Bombonera, onde tinha um espaço reservado e de lá torcia pelo seu time de coração.

PERTO DO FIM
A torcida vibrava junto com ele (também vi isso ao vivo!). Depois de deixar o gramado, Maradona

Maradona beija Pelé
Maradona beija Pelé

tentou ser técnico. Não deu certo. A verdade é que ele sabia tudo de futebol dentro de campo, mas não sabia transmitir seus conhecimentos.

Neste ano sua saúde piorou muito. Até que dias atrás foi internado num Hospital de Buenos Aires para fazer uma cirurgia na cabeça. Foi o começo de seu fim. Hoje, quarta, dia 25 de novembro, um ataque cardíaco fulminante o levou para o outro lado. Lamento muito, mas isso é a vida. Que Deus o tenha, Pibe!!!

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos