Sérgio Carvalho: Já tem gente que pede a cabeça de Vagner Mancini no Corinthians

É preciso dar tempo para o técnico reorganizar o Corinthians e evitar o rebaixamento para a Série B

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Vagner Mancini, atual técnico do Corinthians, nem bem começou seu trabalho e já tem torcedor pedindo sua cabeça. E não são poucos. Tudo bem, Mancini não é um treinador europeu nem ganhou título na Champion, mas seu trabalho até agora, não pode ser avaliado como ruim porque ele nem teve tempo de impor sua filosofia de jogo e nem tem culpa da baixa qualidade técnica do atual elenco corintiano.

É preciso que deem tempo para que ele atinja o objetivo que foi traçado e que, ao invés de críticas descabidas, o torcedor entenda que o que o técnico e o elenco mais precisam neste momento é de apoio total da fiel torcida e não de críticas infundadas como tem ocorrido nas últimas semanas.

Mancini precisa de tempo. Fotos: Rodrigo Coca - Corinthians
Mancini precisa de tempo. Fotos: Rodrigo Coca - Corinthians

BOM TREINADOR
Quando Mancini foi contratado eu disse aqui. Ele é um bom treinador. Mesmo com dois rebaixamentos, Mancini conhece bem o problema que hoje envolve o futebol corintiano e pode solucioná-lo à médio prazo.

MAIS PACIÊNCIA
Bom lembrar que ele foi contratado porque o time estava em baixa, seriamente ameaçado pelo rebaixamento no Brasileirão e jogando um futebol ao qual a fiel não estava acostumada.

Todo técnico precisa de tempo para mostrar serviço e Mancini não foge à regra. Em minha opinião, por sinal, se derem o apoio que estou pedindo a esse treinador, ele poderá até não ganhar títulos, mas certamente vai evitar que o Corinthians seja rebaixado pela segunda vez em sua história.

Corintianos estão sob pressão junto com Mancini
Corintianos estão sob pressão junto com Mancini

TEM TEMPO DE SOBRA
Para salvar o Corinthians definitivamente do rebaixamento Mancini tem tempo de sobra. O alvinegro paulistano só disputou dezoito jogos até agora e terá ainda mais vinte até o campeonato chegar ao seu final. O

Corinthians é o décimo terceiro colocado da competição com 21 pontos ganhos, 21 gols pró e 26 contra. Por esses números dá para perceber que a defesa tem tomado muitos gols (ao contrário dos tempos de Carille) e o ataque tem feito apenas um gol por jogo, o que também não chega a entusiasmar a fiel.

Ideal é que Mancini melhore a produção da linha de zaga que é o calcanhar de Aquiles do time e depois se preocupe em melhorar também o número de gols marcados por partida.

Reforços precisam de tempo
Reforços precisam de tempo

NOVOS JOGADORES
E tem mais. Há jogadores ali que chegaram agora e precisam se adaptar ao clube e ao esquema do treinador.

Isso vai levar algum tempo e talvez não haja tempo de brigar pelo título da Copa do Brasil, onde o Corinthians está em desvantagem diante do América Mineiro, de quem perdeu no Itaquerão, na noite de quarta feira por 1 a 0 (na semana que vem o jogo será em BH).

FASE NEGATIVA
Como o time está em fase técnica negativa é difícil imaginar que vá conseguir passar pelo time mineiro na semana que vem.

A possibilidade de desclassificação é grande, mas isso não deve preocupar demais a fiel.

Afinal, se deixar essa Copa (que o Corinthians já ganhou várias vezes), seu time poderá se dedicar ainda mais no o Brasileirão e escapar de vez da ameaça do rebaixamento.

E isso, é sem dúvida, o que mais interessa a fiel nesse momento. Ou não é?

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos