Eliminatórias: Agora o Brasil vai jogar fora e vai ter mais dificuldades

É bom que o torcedor brasileiro não se entusiasme, porque a Bolívia é 'Galinha Morta' e o Peru vai ser osso duro de roer

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

As Eliminatórias Sul Americanas da Copa do Mundo de Futebol de 2022 terá sequência neste início de semana. Será a segunda rodada da competição que vai classificar quatro seleções de nosso continente para disputar a Copa de 2022 no Catar. Na primeira rodada, as seleções com melhor currículo conseguiram bons resultados.

O Brasil venceu a Bolívia, em São Paulo, por 5 a 0. A Argentina derrotou o Equador, em casa, por 1 a 0 e o Uruguai bateu o Chile, também em casa, por 2 a 1. O Paraguai também jogou em casa mas só empatou com o Peru por 2 gols, enquanto a Colômbia passou por cima da Venezuela, por 3 a 0, em seu território.

PLACAR JUSTIFICADO
No caso do Brasil, o placar elástico de 5 a 0 se justificou. A Bolívia mostrou que está ainda pior do que antes e deixou claro que quando não tem a vantagem da altitude, dificilmente complica seus adversários.

No jogo disputado em São Paulo, sexta feira última, Neymar foi o melhor em campo, mesmo sem fazer gols. Já Firmino fez dois e confirmou sua condição de titular absoluto do time de Tite. O setor defensivo brasileiro não deu nenhuma chance para o ataque adversário nesta partida.

Mesmo assim, é bom que o torcedor brasileiro não se entusiasme. A Bolívia está mesmo em péssimo momento e o Brasil não fez mais que sua obrigação e conseguir goleá-la.

Brasil fez treino na véspera no CT do Corinthians segunda-feira
Brasil fez treino na véspera no CT do Corinthians segunda-feira

PERU É MELHOR
A segunda rodada deste torneio será disputada neste início de semana com a realização de mais cinco jogos. O Brasil enfrenta o Peru, às 21 horas, lá em Lima.

Um jogo fora, contra um Peru, que empatou com o Paraguai em Assunção na primeira rodada e que, em seu campo, pode sim surpreender a equipe brasileira que ainda não jogou um futebol consistente em seus últimos jogos sob o comando de Tite.

Acredito que, diante da equipe peruana nesta terça, o Brasil deve ter maiores problemas para vencer do que ocorreu diante da Bolívia. O Peru tem time bem superior.

OUTROS JOGOS
Nos outros jogos desta rodada, a Bolívia recebe a Argentina às 17 horas desta terça-feira. Argentinos são franco favoritos. O Equador recebe o Uruguai, às 18 horas. Uruguaios tem mais time.

A Venezuela joga em casa contra o Paraguai. Jogo equilibrado, já que os paraguaios não estão bem das pernas. O Chile enfrenta a Colômbia num jogo que considero bem difícil para os donos da casa. Aliás, não será surpresa se os colombianos vencerem a partida.

Lembramos que as Eliminatórias Sul Americanas terão dezoito rodadas e a última delas só vai acontecer no dia 29 de março de 2022. O Brasil tentará manter sua escrita de ser a seleção que jamais deixou de participar de um mundial. Tomara isso se confirme.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos