Brasileirão: São Paulo é o melhor clube paulista e Red Bull Bragantino o pior

Está em quarto lugar na classificação geral do campeonato com possibilidade de ainda chegar a liderança

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

O Campeonato Brasileiro de Futebol versão 2020 está bem perto de encerrar seu primeiro turno. Para alguns clubes faltam apenas três jogos. Para outros, no máximo cinco. Nas primeiras colocações três clubes dividem a liderança com 31 pontos conquistados: Atlético Mineiro, Internacional e Flamengo. Todos com 31 pontos ganhos até agora.

Entre os grandes clubes paulistas o melhor é o São Paulo, do polêmico Fernando Diniz que, em 14 jogos disputados até agora ganhou 26 pontos (cinco a menos do que os três líderes). O Tricolor conseguiu vencer até agora 7 jogos, empatar 5 e perder apenas 2.

Marcou 20 gols e sofreu 13, o que lhe dá um saldo favorável de 7 gols. Está em quarto lugar na classificação geral do campeonato com possibilidade de ainda chegar a liderança nos cinco jogos que lhe faltam no primeiro turno.

Palmeiras, irregular, e são Paulo de mira na liderança
Palmeiras, irregular, e são Paulo de mira na liderança

PEIXE ATRÁS
O Santos corre logo atrás do São Paulo. Enquanto o Tricolor já está com 26 pontos, o Peixão da Vila chegou aos 24 (apenas dois pontos a menos). Em 16 jogos disputados, o Santos venceu 6, empatou 6 e perdeu 4. Marcou 21 gols e sofreu 18. Tem saldo favorável de 3 gols.

Seu técnico é Cuca que, depois de ter assumido o comando técnico do time conseguiu ótima sequência de resultados que, se repetidos, levarão o alvinegro da Vila a brigar pelas primeiras colocações do campeonato.

O Palmeiras, que acaba de demitir Wanderley Luxemburgo, está em sétimo lugar na classificação geral com 22 pontos (dois a menos que o Santos). Disputou 15 jogos, venceu 5, empatou 7(é um dos que tem mais empates até agora!) e perdeu 3. Marcou 19 gols e sofreu 18. Só um gol de saldo. Para sonhar com os primeiros lugares vai precisar melhorar muito. Seu futebol atual é de péssima qualidade.

TIMÃO VAI MAL
O Corinthians, dos grandes, é o pior de todos. Tem 18 pontos ganhos, 4 vitórias, 6 empates e 6 derrotas. Marcou 18 gols e sofreu 20. Saldo negativo de dois gols e um excesso de gols tomados que demonstram ter na defesa seu pior setor.

Bom lembrar que o alvinegro paulistano pode reagir a partir de agora porque Wagner Mancini assumiu seu comando técnico. Mancini costuma arrumar a casa e seus times geralmente reagem bem depois que ele assume.

Em razão disso, minha previsão é que o Corinthians comece a ganhar mais pontos daqui para frente o que o levará a ficar bem longe da zona de descenso, que é até agora a grande preocupação da sua torcida. Mancini deve ficar até o final do ano como treinador do Timão. Em dezembro muda o presidente do clube e um novo treinador será contratado.

Bragantino precisa se recuperar rapidamente
Bragantino precisa se recuperar rapidamente

RED BULL VAI MAL
O pior time paulista que disputa a série A do Brasileirão é o Red Bull de Bragança Paulista. Sua campanha até agora é pífia. Tem apenas 13 pontos ganhos em 16 jogos disputados. Venceu apenas dois jogos. Empatou 7 e perdeu 7. Marcou 17 gols e sofreu 24, o que lhe dá um saldo negativo de sete gols.

É muito para um clube que pertence a uma empresa de grande porte que tem dinheiro à vontade e pode voltar a investir no seu elenco. Como o Red Bull ainda terá 22 jogos pela frente no campeonato, há grande chance dele reverter sua péssima situação atual.

Principalmente se sua diretoria, como se espera, saia à campo para contratar três ou quatro bons reforços que dariam outro potencial a equipe que atualmente faz campanha medíocre no Brasileirão 2020.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos