Só o Verdão não lidera grupo dentro do Paulistão 2020

Para surpresa de muita gente, o time de Luxemburgo está em terceiro no grupo B e tem Santo André e Novorizontino à sua frente

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

O Palmeiras é o único dos chamados grandes clubes de São Paulo que não lidera seu grupo no Paulistão 2020. Para surpresa de muita gente, o time de Vanderlei Luxemburgo está em terceiro lugar no Grupo B e tem Santo André e Novorizontino à sua frente.

Já os outros três, lideram de forma isolada seus respectivos grupos. O Santos é líder do Grupo A, o São Paulo do Grupo C e o Corinthians do Grupo D. No caso do alvinegro paulistano há igualdade com o Guarani em número de pontos, mas de acordo com os critérios de desempate o Timão lidera. (isso antes do início da rodada nesta sexta-feira, quando o Guarani somou um ponto ao empatar com o Oeste por 1 a 1 em Barueri).

Palmeiras precisa se reabilitar de derrota para Red Bull Bragantino
Palmeiras precisa se reabilitar de derrota para Red Bull Bragantino

JOGO DURO EM DIADEMA
No sábado, às 15 horas, o Água Santa enfrenta a Ferroviária, em Diadema. Em tese, time de Araraquara tem mais chance de vitória. Às 19h30, no Moisés Lucarelli, em Campinas, a Ponte joga contra o Palmeiras, que mais do que nunca, precisa da vitória.

A Macaca já provou que em seu estádio é adversário muito difícil de ser batido. Assim, se o Verdão não jogar mais do que vem jogando, pode perder mais um jogo e complicar ainda mais sua situação no Grupo B do Paulistão. Com esses ingredientes, indico essa partida como uma das mais importantes da rodada. Não há favorito.

TIMÃO E TRICOLOR
No domingo às 16 horas será a vez do Corinthians entrar em campo. Pega a Inter, de Limeira, que não faz boa campanha. Em casa, tudo indica, o Timão garante seus três pontos. As 18 horas, outro jogo interessante.

DUELO NO ABC
Em Santo André, o time da casa enfrenta o ainda invicto São Paulo, de Fernando Diniz. Bom lembrar que o clube do ABC é o que mais pontos somou no campeonato até agora. Se o São Paulo não jogar muito mais do que o fez diante do Novorizontino na última rodada, pode perder o jogo e até a liderança do Grupo C.

Nesse caso, o Santo André chegaria aos 12 pontos ganhos e continuaria sozinho como clube que mais pontos somou nessa competição.

DUELO NO INTERIOR

Novorizontino empatou no Morumbi
Novorizontino empatou no Morumbi

Às 19 horas, o Novorizontino, que vem de empate diante do São Paulo, no Morumbi, recebe o Ituano, que não faz boa campanha. Em tese, favoritismo absoluto do time da casa.

Finalmente, na segunda feira as 20 horas, o jogo que fecha a rodada. Às 20 horas, na Vila Belmiro, Santos x Botafogo. Se jogar parte do que sabe, o Peixe ganha os três pontos e dispara definitivamente na liderança do Grupo A.

C *U * R * T * A * S

* ALGUNS números que mostram quais os piores e os melhores clubes do campeonato até agora. Melhores ataques - Palmeiras e Mirassol, 9 gols cada. Melhor defesa - Novorizontino, 1 gol contra.

Quem mais venceu - Santo André, 3 vezes. Quem não venceu - Ituano, Botafogo, de Ribeirão e Água Santa em quatro jogos disputados. A pior defesa é a do Botafogo, de Ribeirão que sofreu 13 gols até esse momento.

O melhor saldo (diferença entre gols marcados e tomados) é do Palmeiras - 7 gols. Surpreendente é a qualidade da defesa do Novorizontino.

QUARTA MOVIMENTADA

* ULTIMO meio de semana foi bastante movimentado com jogos pela Libertadores, Sul Americana, Copa do Brasil e Sul Americana de Seleções sub 23. Vamos aos resultados.

XV venceu com gol de Samuel Andrade
XV venceu com gol de Samuel Andrade
Na Copa do Brasil, quarta feira, o Santo André passou por cima do Criciúma por 4 a 1 e praticamente está na próxima fase deste torneio.

Já o XV de Piracicaba fez 1 a 0 no Londrina, em seu estádio. Na quinta feira o Novorizontino decepcionou em seu estádio ao perder para o Figueirense por 2 a 1. Curioso é que no Paulistão o time de Novo Horizonte faz ótima campanha.

PRÉ-LIBERTADORES

* PELA PRÉ Libertadores o Universidad do Chile empatou em casa com o Inter, de Porto Alegre. Já o Guarani do Paraguai bateu o Corinthians por 1 a 0 e agora só precisa de um empate no Itaquerão quarta-feira que vem para garantir a vaga.

O Corinthians vai precisar ganhar por diferença de dois gols no Itaquerão. Bom lembrar que o Timão já foi desclassificado pelo Guarani em 2015. Futebol exibido pelo Corinthians em Assunção não foi bom. Principalmente no setor ofensivo. Pedrinho volta ao time no jogo de volta. Mais esperança para a fiel torcida.

Atlético-MG foi goleado na Argentina
Atlético-MG foi goleado na Argentina

* PELA Copa Sul Americana o Fluminense decepcionou no Maracanã ao empatar com o Union La Calera em 1 a 1. O Vasco por sua vez ganhou do Oriente Petroleira por 1 a 0.

Na quinta feira, o Unicon de Santa Fé, Argentina, venceu bem ao Atlético Mineiro por 3 a 0. Galo pelo visto vai ser desclassificado a curto prazo.

PRÉ-OLÍMPICO

* Pelo Pré Olímpico que vai indicar as duas seleções sul americanas que disputarão os Jogos de Tóquio, o Brasil tropeçou no Uruguai (empate de 1 a 1. Com esse resultado a Seleção sub 23 complicou muito sua situação no torneio.

* JÁ A ARGENTINA bateu na Colômbia por 2 a 1 e passou a liderar isoladamente esse torneio. No momento os argentinos tem 6 pontos. O Brasil tem 2 e Uruguai e Colômbia tem 1. A rodada final do torneio será disputada neste final de semana, domingo.

As 20 horas jogam Colômbia x Uruguai e as 22h30, Argentina x Brasil. Se uruguaios e colombianos empatarem, o time brasileiro poderá também empatar com a Argentina e assim mesmo estará classificado.

Mas se houver vitorioso entre Uruguai e Colômbia, o Brasil precisará vencer a Argentina.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos