São Paulo e Internacional correm por vaga na Copa Libertadores. Confira!

Para os dois, a luta será para só disputar esse torneio a partir da fase de grupos. Ambos estão bem perto.

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

A trigésima sétima rodada do Campeonato Brasileiro será disputada neste meio de semana. Ela poderá ser decisiva para vários clubes entre eles São Paulo e Internacional. Os dois entram em campo as 21h30 desta quarta feira no Morumbi, para definir quem vai disputar a fase de grupos da Copa Libertadores que só começa em marco de 2020 ou a pré Libertadores, que começa no final de janeiro.

Grêmio já garantiu vaga na LIBERTADORES
Grêmio já garantiu vaga na LIBERTADORES

Para os dois, a luta será para só disputar esse torneio a partir da fase de grupos. Motivo: haverá mais tempo para preparar e reforçar o time e ganhar premiação bem superior aquela que a Conmebol paga as equipes que entram na fase preliminar da Copa.

TRICOLOR MAIS PERTO
No momento, por estar três pontos à frente, o São Paulo está bem mais perto de atingir esse objetivo.

Mas o Inter também quer muito essa vaga e vai entrar em campo com motivação extra para consegui-lo.

Quem tem visto os dois times jogar não tem como indicar um favorito mesmo o jogo sendo no Morumbi, estádio do Tricolor paulistano. A chance do São Paulo vencer é praticamente igual a do Inter. É por esse motivo que consideramos esse jogo o mais importante da rodada.

RODADA COMPLETA
Ao todo serão dez partidas, seis nesta quarta e quatro na quinta-feira. Na quarta jogam às 19 horas, Athletico-PR e Santos, em Curitiba. Furacão é forte em casa, mas o Peixe está em grande fase e pode surpreender. Não há favorito.

As 19h30 o Atlético Mineiro recebe o Botafogo carioca. Aposto no Galo mineiro que joga em casa. O Ceará recebe o Corinthians, em Fortaleza; Para o time da casa esse jogo é muito importante. Se vencer, escapa do rebaixamento.

Flamengo não dá espaço para ninguém, nem mesmo ao Palmeiras
Flamengo não dá espaço para ninguém, nem mesmo ao Palmeiras

TIMÃO TAMBÉM SONHA
O Corinthians, que ainda sonha com a Libertadores, também precisa dos três pontos, só que, nos últimos quatorze jogos fora de casa, ele só ; venceu um. Difícil dizer, portanto, que ele tem futebol para ganhar do Ceará nesta quarta feira.

As 21 horas, a Chapecoense encara o CSA. Chape já caiu. CSA está quase morto. Jogo para cumprir tabela. Finalmente, as 21h30, o Fluminense enfrenta o Fortaleza, no Rio. Time de Rogério Ceni está melhor. No mínimo, consegue um empate.

DUELO DIRETO
O outro jogo desta quarta nesse horário é São Paulo x Inter, que já analisamos no texto acima. Na quinta feira as 19 horas jogam Grêmio x Cruzeiro, em Porto Alegre. Se o Tricolor gaúcho vencer, o Cruzeiro praticamente estará rebaixado.

As 19h15, o Palmeiras recebe o Goiás. Verdão depois dos últimos vexames tem obrigação de vencer. Acho que consegue. Em Salvador, o Bahia enfrenta o Vasco de Vanderlei Luxemburgo. Jogo equilibrado e sem favorito.

As 20 horas o Flamengo recebe o Avaí. Pode cravar Mengão porque o Avaí já caiu e não tem condições de ganhar de ninguém.

C * U * R * T * A * S

* ANTES dessa rodada começar a classificação do Brasileirão 2019 é a seguinte. Flamengo, 87 pontos ganhos. Santos, 71. Palmeiras, 68. Grêmio, 62. Athletico PR, 60. São Paulo, 57. Internacional, 54.

Internacional venceu o Botafogo no Engenhão
Internacional venceu o Botafogo no Engenhão

Fortaleza e Goiás, 49. Bahia, 48. Atlético MG, 45. Vasco da Gama, 44. Fluminense e Botafogo, 42. Ceará, 38. Cruzeiro, 36. CSA, 32. Chapecoense, 28. Avaí. 19.

Flamengo é o campeão brasileiro da temporada com maior número de vitórias (27), melhor ataque (80), melhor saldo (48). Defesa menos vazada é a do São Paulo com 28 gols em 36 partidas.

DANÇA DOS TÉCNICOS

* NO JOGO do Palmeiras contra o Goiás, o técnico verde será Andrey Lopes, que é interino e ficou no lugar de Mano Menezes. O São Paulo ainda será orientado por Fernando Diniz, mas se perder para o Internacional pode ser demitido antes mesmo da última rodada do campeonato.

Outro que pode cair no São Paulo é o gerente de futebol remunerado, Raí. Conselheiros querem sua cabeça. Palmeiras quer Sampaoli para técnico.

Mas o treinador do Peixe tem contrato até dezembro de 2020. Dificilmente o argentino vai aceitar qualquer proposta no momento.

RAPOSA JÁ PODE CAIR

Cruzeiro não sabe como fugir da Série B
Cruzeiro não sabe como fugir da Série B

* SE O CEARÁ empatar hoje com o Corinthians e o Cruzeiro perder para o Vasco da Gama (o que seria normal), o time mineiro já cairia para a série B neste meio de semana mesmo.

Assim, na última rodada, quando ele recebe o Palmeiras no Mineirão, o jogo não valerá nada porque o clube azul de Minas já estará rebaixado.

A última rodada, portanto, pode nem valer nada, principalmente se o São Paulo ganhar do Inter e o Cruzeiro cair. Nesse caso, já se saberá quais brasileiros vão disputar a fase de grupos da Libertadores e quais os 4 times rebaixados.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos