Demorou, mas, enfim, Verdão fará mudança radical no futebol

Palmeiras fechou o ano sem um título, o que é grave pra quem investiu tanto. Só isso para acordar seu presidente

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Todos sabem que no domingo que passou o Palmeiras levou outra chicotada do Flamengo dentro da Allianz Arena. Placar final do jogo foi 3 a 1 com direito até a olé imposto pelo mais novo campeão brasileiro de futebol.

Foi a gota d'água para o presidente do clube Mauricio Galiotte vir à público onde mostrou toda sua contrariedade e anunciou uma reformulação completa na maneira do clube administrar seu futebol. Na mesma entrevista, aproveitou para mandar embora o técnico Mano Menezes e o diretor remunerado Alexandre Mattos.

Mas não serão só esses que o clube pensa em dispensar.. Tem muito mais. A começar pela comissão técnica, passando por outros cargos do departamento de futebol e ainda pelo elenco de jogadores.

Palmeirensse só ficaram vendo o Trenzinho do Flamengo
Palmeirensse só ficaram vendo o Trenzinho do Flamengo

MAIS CRITÉRIOS
Tanto que as luvas que tinham sido parceladas de jogadores recém contratados, só serão depositadas nas contas desses atletas depois que a diretoria analisar caso por caso. A ideia é dispensar um grande número de jogadores e diminuir a altíssima folha de pagamento do futebol do clube.

Para a vaga de Mano, o mais citado é Jorge Sampaoli, do Santos. Mas esse treinador tem contrato assinado com o Santos até o final de 2020. Além disso, para assumir o Palmeiras ele que já ganha muito no Peixe promete pedir o dobro para assinar com o Palmeiras.

Numa dessas essa contratação foge do projeto palmeirense que é o de diminuir custos, inclusive na contratação de um novo treinador.

Thiago Scuro
Thiago Scuro
SCURO, COMPETENTE
Para a vaga deixada por Alexandre Mattos, a ideia era convidar Tiago Scuro, do Bragantino, que hoje pertence a Red Bull.

Esse profissional agradeceu a proposta mas disse que não vai deixar o Braga nos próximos meses.

Entre os jogadores que serão colocados à disposição do mercado estão o goleiro Prass, o volante Thiago, o zagueiro Edu Dracena, o centroavante Borja além de outros de menor prestigio.

INTEGRAÇÃO COM AMADOR
Também poderá ser constituído um Comitê de assessoramento ao futebol, que será integrado tanto por profissionais que serão contatados mas também por alguns conselheiros indicados pelas várias alas políticas do clube.

O departamento de futebol amador que formou times de qualidade e ganhou muitos títulos neste ano, passará a ficar ainda mais perto do futebol profissional. Será feita uma integração entre os dois departamentos.

NÃO GANHOU NADA
Ou seja, depois de ficar um ano sem ganhar títulos ,parece que o Palmeiras finalmente acordou. Tanto sua patrocinadora, a empresária Leila, como o presidente Galiotte agora rezam na mesma cartilha.

Maurício Galiotte agora com pepino nas mãos
Maurício Galiotte agora com pepino nas mãos

Primeiro querem limpar o departamento de futebol de peças julgadas inaproveitáveis e na sequência sairão atrás de reforços em todos os setores do futebol. Desde comissão técnica até o elenco de profissionais de jogadores.

Quem não tiver o perfil desejado, será convidado a procurar outro clubes. No Palmeiras só vai ficar quem tiver disposto a seguir a nova cartilha criada pela diretoria. O resto será obrigado a deixar o clube até janeiro do ano que vem.

C * U * R * T * A * S

* COMO dissemos, o Palmeiras perdeu no domingo para o Flamengo dentro de seu estádio. Gols foram marcados por Arrascaeta aos 3 e Gabigol aos 46 do primeiro tempo. No segundo marcaram Gabigol aos 2 e Matheus Henrique aos 38.

Melhores do Flamengo foram Gabigol, Arrascaeta, William Arão e Vitinho. No Verdão apenas o goleiro Jailson, o volante Bruno Henrique e o atacante Dudu jogaram o que podem. Os demais foram discretos. Apenas 22,219 torcedores assistiram a partida. Time deixou gramado vaiado junto com Mano Menezes.

TIMÃO VACILOU
* ERA importante para o Corinthians vencer o Atlético MG lá em Minas. Se consegue estaria mais próximo de uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. Mas não deu. Time até foi bem no primeiro tempo mas depois caiu de produção e permitiu ao Galo mineiro chegar a vitória.

Os gols foram de Cazares aos 18 minutos do primeiro tempo. Jaderson igualou aos 19. No segundo tempo, Fábio Santos em cobrança de pênalti desempatou o jogo. Placar foi justo para o Galo que teve em Cazares seu melhor jogador. No Timão o melhor foi Cássio.

Peixe se isolou na vice-liderança, um grande feito
Peixe se isolou na vice-liderança, um grande feito

PEIXE VICE-LÍDER

* SANTOS firmou-se como vice-líder do campeonato. No domingo bateu a Chapecoense por 2 a 0 em Vila Belmiro. Gols marcados por Lucas Veríssimo aos 7 minutos do primeiro tempo e Evandro, aos 4 do segundo.

Chape mostrou futebol pobre e os motivos que já a rebaixaram neste ano. O Peixe provou que no momento é superior ao Palmeiras e que merece a vice liderança do campeonato. Sampaoli faz milagres. No Peixe destaque para Marinho, melhor do time. Mas toda a equipe jogou bem. Na Chapecoense ninguém se destacou. Time foi discreto.

MELHOR DEFESA LEVA TRES
* MESMO tendo a melhor defesa do campeonato o São Paulo levou 3 gols do Grêmio, em Porto Alegre e não marcou nenhum. Foi um banho de bola do time de Renato Gaúcho em cima do Tricolor de Fernando Diniz. Defesa tricolor continua a ser a menos vazada mas agora com 28 gols sofridos.

Grêmio atropelou o São Paulo
Grêmio atropelou o São Paulo

O ataque, ao contrário, é um dos piores do campeonato. No domingo, Pablo, centro avante, apanhou da bola. No Grêmio destaque para Marlon, Cebolinha e Luciano. Os gols foram de Luciano aos 10 e 16 e Victor Bueno contra aos 13 minutos do segundo tempo.

* TODOS os resultados da trigésima sexta rodada do Brasileirão. Ceará 1 x Athletico PR 1, Botafogo 0 x Internacional 0, Palmeiras 1 x Flamengo 3, Avaí 1 x Fluminense 1, Goiás 1 x Fortaleza 2, Atlético MG 2 x Corinthians 1 , CSA 1 x Bahia 2 , Grêmio 3 x São Paulo 0 , Santos 2 x Chapecoense 0 .

BRIGA CONTRA QUEDA

Nesta segunda-feira o Vasco da Gama venceu o Cruzeiro por 1 a 0, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro. De uma vez só o Vasco se safou e livrou a cara de Fluminense e Botafogo, ainda preocupados com o rebaixamento. Além de rebaixar o CSA, de forma matemática. Só resta agora uma vaga na série B que está mais perto do Vasco, com 36 pontos, contra 38 do Ceará.

Adilson Batista e Cruzeiro estão perto da Série B
Adilson Batista e Cruzeiro estão perto da Série B
* A CLASSIFICAÇÃO do campeonato é a seguinte. Flamengo é campeão e líder com 87 pontos ganhos. Santos tem 71. Palmeiras, 68. Grêmio, 62. Athletico PR, 60. São Paulo, 57. Internacional, 54. Corinthians, 53. Fortaleza e Goiás, 49. Bahia, 48. Vasco, 47.

Atlético MG, 45. Fluminense e Botafogo, 42. Ceará, 38. Cruzeiro, 36. CSA, 32. Chapecoense, 28. Avaí, 19. Números - Flamengo é o clube com mais vitórias (27), tem o melhor ataque (80 gols), melhor saldo (48). Melhor defesa é a do São Paulo com 28 gols em trinta e seis partidas.

JOGOS DO MEIO DE SEMANA

* PRÓXIMOS JOGOS do Brasileirão. Quarta feira - 4/12 - 19 horas - Athletico PR x Santos. 19h30 - Atlético Mineiro x Botafogo. Ceará x Corinthians. 21 horas - Chapecoense x CSA. 21h30 - São Paulo x Internacional. Fluminense x Fortaleza.

Quinta feira - 19 horas - Grêmio x Cruzeiro. 19h15 - Palmeiras x Goiás. Bahia x Vasco da Gama. 20 horas- Flamengo x Avaí. Esta será a trigésima sétima rodada do Campeonato Brasileiro de 2019. Assim que ela terminar só vai faltar uma rodada para o encerramento da competição. Domingo acaba tudo.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos