Todos os paulistas empatam e o Flamengo está com a Taça do Brasileiro na mão

O empate do Palmeiras deixou o Flamengo cada vez mais perto do título brasileiro e com totais méritos

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Os quatro clubes paulistas que disputam a série A do Campeonato Brasileiro de 2019 só empataram nos jogos do últimos final de semana (33ª rodada). Tudo começou no sábado quando Santos e São Paulo ficaram no 1 a 1, em jogo disputado na Vila Belmiro.

No domingo, o Palmeiras mesmo melhor no segundo tempo, deixou Salvador com empate pela contagem mínima diante do Bahia. E o Corinthians, que jogou para seu público no Itaquerão, em São Paulo, também só empatou sem gols com o Internacional.

CLÁSSICO EQUILIBRADO
No clássico da Vila Belmiro, o Santos mandou no primeiro tempo quando poderia até ter feito mais de um gol. Mas na segunda fase, o Peixão caiu de produção, o São Paulo cresceu e no final da partida o placar apontava um gol para cada lado, justo pelo que os dois times fizeram nos dois tempos de jogo.

SEM INSPIRAÇÃO
Em Salvador, o Palmeiras começou sem inspiração. Disso se aproveitou o Bahia para fazer seu gol ainda no primeiro tempo. No segundo, Mano Menezes chamou a atenção de seus jogadores, o time cresceu de produção, fez o gol de empate e esteve muito perto de deixar a capital baiana com a vitória.

Gabigol converteu mais um gol no Brasileiro
Gabigol converteu mais um gol no Brasileiro

GREMIO PREJUDICADO

Ao não conseguir, ficou ainda mais distante do Flamengo, que é líder disparado do campeonato e ganhou do Grêmio dentro do estádio tricolor, em Porto Alegre. Acho até que houve uma "mãozinha" do árbitro ao dar um pênalti inexistente para o rubro negro carioca.

No segundo tempo o Tricolor gaúcho reagiu forte mas foi incapaz de fazer ao menos um gol que pelo menos lhe daria o empate.

TIMÃO DECEPCIONOU
Em São Paulo, no Itaquerão, a exibição do Corinthians no primeiro tempo contra o Internacional foi decepcionante. No segundo, no entanto, o time reagiu forte, foi muito mais ofensivo e até ameaçou fazer seu gol da vitória que não saiu por detalhes. O empate sem gols acabou sendo justo para Corinthians e Inter.

OUTROS JOGOS
Nos outros jogos, o Fluminense perdeu dois pontos em casa diante do Atlético MG, que poderão leva-lo ao rebaixamento. O Athetico-PR venceu o Botafogo que também está cada vez mais perto da degola.

A Chapecoense ganhou do Ceará e melhorou um pouco sua situação desesperadora entre os clubes mais ameaçados pelo rebaixamento. O Fortaleza, de Rogério Ceni, ao contrário, ganhou bem do CSA em casa e praticamente livrou-se da possibilidade de ser rebaixado.

Fluminense perdeu pontos importantes no Maracanã
Fluminense perdeu pontos importantes no Maracanã

CINCO RODADAS
Agora faltam apenas cinco rodadas para o final do campeonato. Serão mais quinze pontos em disputa. No bloco de cima, acredito que Flamengo, Palmeiras e Santos serão mesmo os três primeiros colocados do campeonato com presença garantida na próxima Libertadores.

Na parte de baixo CSA, Chapecoense e Avaí estão pratica mente rebaixados. A última vaga será ocupada por Fluminense, Botafogo, Cruzeiro ou Ceará. Os dois clubes cariocas me parecem mais ameaçados do que os outros dois.

C * U * R * T * A * S

* NO CLÁSSICO da Vila o Santos foi melhor no primeiro tempo e o São Paulo no segundo. Os gols foram marcados por Carlos Sanchez, de pênalti, aos 7 minutos do primeiro tempo e Daniel Alves, aos 9 do segundo. Melhores do Peixe foram Victor Ferraz, Gustavo Henrique, Carlos Sanchez e Sasha.

No Tricolor destaque para Volpi, Reinaldo, Liziero e Vitor Bueno. Pior de todos foi o atacante Pablo, do São Paulo. Não fez nada e ainda levou cartão que vai tira-lo do time na próxima rodada. Empate beneficiou mais o time de Fernando Diniz.

VERDÃO FOI MELHOR

* PALMEIRAS foi muito melhor que o Bahia no segundo tempo do jogo em Salvador mas infelizmente para sua torcida, seu time só fez um gol. No final o placar de 1 a 1 foi um castigo para o time de Mano Menezes que agora ficou a treze pontos de diferença do líder Flamengo.

Bahia segurou o Palmeiras
Bahia segurou o Palmeiras
Se na próxima rodada o Palmeiras perder ou empatar com o Grêmio em São Paulo, o Flamengo já será o campeão antecipado do Brasileiro. Dudu e Borja foram os melhores do Verdão. Artur Caike aos 47 do primeiro e Borja aos 27 do segundo fizeram os gols dessa partida.

* CORINTHIANS e Internacional não jogaram bem em Itaquera. Por isso, o empate sem gols foi justo para os dois times. Faltou principalmente competência ofensiva as duas equipes.

Com o empate, nem Corinthians, nem Inter conseguiram igualar em pontos o São Paulo, com quem disputam uma vaga na Libertadores. Mas como ainda faltam cinco rodadas, tanto corintianos como colorados do sul acreditam na possibilidade de disputar a Libertadores, mesmo que seja no mata mata de inicio desse importante torneio. Vejo o Inter melhor preparado.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

* TODOS os resultados da rodada do último final de semana. Santos 1 x São Paulo 1. Fluminense 1 x Atlético MG 1. Bahia 1 x Palmeiras 1. Athletico Paranaense 1 x Botafogo carioca 0. Grêmio Porto Alegrense 0 x Flamengo 1. Corinthians 0 x Internacional 0. Chapecoense 1 x Ceará 0. Fortaleza 3 x CSA 0.

San-São equilibrado na Vila Belmiro
San-São equilibrado na Vila Belmiro
A rodada será encerrada segunda-feira com mais dois jogos. No Rio de Janeiro, Vasco da Gama x Goiás, em São Januário, as 19h30. Em Belo Horizonte, Cruzeiro x Avaí, as 20 horas. Vasco e Cruzeiro são favoritos nestes jogos em que são mandantes.

* CLASSIFICAÇÃO geral do campeonato após a trigésima terceira rodada.. Flamengo, líder absoluto com 81 pontos ganhos. Palmeiras, 68. Santos, 65. Grêmio, 56. Athlético PR e São Paulo, 53. Internacional e Corinthians, 50. Bahia, 44. Vasco da Gama, 43. Fortaleza e Goiás, 42.

Atlético MG, 41.Botafogo e Ceará, 36. Fluminense e Cruzeiro, 35. CSA, 29. Chapecoense, 25. Avaí, 17. Melhor ataque do campeonato - Flamengo, 72. Maior número de vitórias - Fla, 24. Melhor saldo de gols - Fla, 42. Defesa menos vazada - São Paulo, 24 gols em 33 jogos.

MAIS JOGOS NA FRENTE

* PRÓXIMA rodada, a 34ª; Sábado - 21 horas, Santos x Cruzeiro, na Vila Belmiro.

Domingo - 16 horas - Atlético MG x AthlEtico PR, em BH. Botafogo x Corinthians, no Rio de Janeiro. Goiás x Bahia, em Goiânia.

As 18 horas - Palmeiras x Grêmio, em São Paulo. As 19 horas - Internacional x Fortaleza, em Porto Alegre. Ceará x São Paulo, em Fortaleza. Avaí x Chapecoense, em Florianópolis.

Na segunda-feira, a partir das 20 horas, jogam CSA x Fluminense. Jogo decisivo será Palmeiras x Grêmio em São Paulo. Se der empate o Fla será campeão.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos