Flamengo e Corinthians é o 'Jogo do Povo' no Maracanã lotado pelo Brasileirão

Os dois times são de massa, mas o Flamengo, no momento, é bem superior tecnicamente ao Corinthians

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

A trigésima rodada do Campeonato Brasileiro de 2019 prevê para esse final de semana um jogo que reúne os clubes com maior torcida no Pais, Flamengo e Corinthians. O rubro negro carioca é aquele que conta com a maior torcida. Não muito distante, segundo as pesquisas, vem o Corinthians, que também tem uma torcida fantástica.

Nesse momento é um jogo em que o favoritismo pende para o lado do Flamengo, que é o virtual campeão brasileiro da temporada. Enquanto o Mengão é líder disparado do campeonato com maior número de pontos, maior número de vitórias e melhor saldo de gols, o time da Fiel está vinte pontos atrás, e exibindo um futebol retrancado, sem força ofensiva e cheio de problemas táticos.

MENGO É FAVORITO

Flamengo joga em casa após inesperado empate com o Goiás
Flamengo joga em casa após inesperado empate com o Goiás


Diante desse quadro, o normal será uma vitória tranquila e talvez até por placar elástico por parte do Flamengo, que no Maracanã só empatou uma vez com o São Paulo, e venceu todos os outros jogos. Lógico que o futebol não é assim tão matemático.

O melhor ou o muito melhor, nem sempre vence. As vezes, sem explicações viáveis, o mais frágil se impõe e acaba somando três pontos quando o normal seria perder três.

TIMÃO NA RETRANCA
Em minha opinião, acho que o alvinegro paulistano vai se fechar e tentar ao menos um empate. Mas sinceramente, não acredito que o Corinthians tenha futebol para atingir ao menos esse objetivo.

CSA venceu o Corinthians. Foto: Francisco Cedrim
CSA venceu o Corinthians. Foto: Francisco Cedrim

Acho que dá Flamengo mesmo que pela contagem mínima, porque é muitas vezes superior. Se der a lógica, dá Mengão na cabeça.

Caso contrário, você poderá dizer que uma enorme zebra atacou no lindo estádio do Maracanã, que estará superlotado nesse domingo à tarde (jogo será as 16 horas).


OUTROS JOGOS

Essa rodada será aberta neste sábado à tarde. As 16 horas, Fortaleza x Atlético Mineiro, na capital cearense. Time de Rogério Ceni me parece mais perto da vitória.

Às 19 horas, o vice-líder Palmeiras recebe o Ceará, na Allianz Arena. Verdão é o grande favorito. No mesmo horário, o Fluminense faz difícil clássico contra o Vasco. Time de Luxemburgo está em melhor fase. Se vencer, o Flu deve mandar seu técnico embora.

Às 21 horas, o São Paulo entra em campo contra a Chapecoense, em Chapecó. Tricolor anda muito irregular, mas joga bem fora de casa. No mínimo consegue um empate.

GRE-NAL EMOCIONANTE

Grêmio vai bem após deixar Libertadores
Grêmio vai bem após deixar Libertadores

No domingo, às 18 horas, outro clássico histórico em Porto Alegre entre Grêmio e Internacional. Aposto no time de Renato Gaúcho. Em Curitiba, o Athletico encara o CSA, que está em ascensão. Ainda assim, dá Furacão.

O Cruzeiro terá o Bahia pela frente em Minas às 19 horas, num jogo que precisa vencer. Ainda assim, para chegar a vitória que tanto deseja, vai precisar jogar muito mais do que tem feito.

Na Vila, o Santos tenta manter o terceiro lugar contra o limitado Botafogo carioca. Dá Peixão. Finalmente, em Goiânia, o Goiás enfrenta o Avaí, às 19h30. Time da casa é favorito.

C * U * R * T * A * S

* TODOS os resultados da vigésima nona rodada do Brasileirão. Atlético MG 0 x Chapecoense 2. Palmeiras 3 x São Paulo 0. Avaí 1 x Fortaleza 2. Ceará 2 x Fluminense 0, CSA 2 x Corinthians 1, Vasco 1 x Grêmio 3, Santos 1 x Santos 1 x Bahia 0,

Goiás 2 x Flamengo 2, Inter 1 x Athletico PR 1 e Botafogo 0 x Cruzeiro 2 .Números do campeonato. Maior número de vitórias - Flamengo, 21. Melhor ataque - Flamengo, 60. Defesa menos vazada - São Paulo, 20 gols contra. Melhor saldo de gols - Flamengo, 36. Fica evidente que o Mengão ainda é o melhor.

Internacional pega o rival em campo adversário
Internacional pega o rival em campo adversário

* CLASSIFICAÇÃO. O Flamengo é o líder isolado do campeonato com 68 pontos. Palmeiras vem em seguida com 60. Santos, 55. São Paulo, 49. Goiás, 47. Internacional, 46. Corinthians, 45. Athletico PR, 43. Bahia, 41. Goias, 39. Vasco, 38.

Fortaleza e Atlético MG, 35. Botafogo e Ceará, 33. Cruzeiro, 32. Fluminense, 30. CSA, 29. Chapecoense, 21. Avaí, 17. Diferença entre Mengão e Palmeiras caiu para oito pontos. Faltam 8 rodadas para o final. Avaí já caiu. Chape também está quase fora. Cruzeiro superou Flu que agora está na Zona de Rebaixamento.

CHOQUE REI

* NO MEIO da semana aconteceu a 29ª rodada. Um dos resultados mais surpreendentes foi a vitória do Palmeiras sobre o São Paulo por 3 a 0 na Allianz Arena. Não que o Verdão não tivesse qualidade para ganhar.

Mas é que o Sâo Paulo vinha bem e poderia complicar o Palmeiras dentro de sua Arena. Mas prevaleceu o tabu. Deu Verdão 3 a 0 até com facilidade. Poderia ter sido mais. Os gols foram

Felipe Melo brilhou de novo no Palmeiras. Foto: Cesar Greco
Felipe Melo brilhou de novo no Palmeiras. Foto: Cesar Greco

marcados por Bruno Henrique, de cabeça, aos 11 e Felipe Melo, também de cabeça, aos 41. No segundo tempo Scarpa completou o placar aos 11.

* O PLACAR de 3 a 0 foi extremamente justo. O Verdão foi o único time que jogou futebol neste clássico. Com o resultado o Palmeiras manteve o tabu de jamais perder para o São Paulo dentro da Allianz Arena. A exibição do São Paulo foi medÍocre.

Nem Daniel Alves mostrou um futebol a sua altura. Foi muito mal. No final, Diniz disse que seus jogadores não souberam se impor ao adversário nesse jogo. Na verdade, o maior culpado pela derrota foi o próprio técnico. Ele não soube orientar seus jogadores a apresentar um futebol de maior aplicação técnica.

CEDO PRA CRITICAR

* APESAR de considerar que o São Paulo jogou muito mal e seu técnico teve culpa, não podemos ainda crucificar o novo técnico tricolor. Ele ainda está no inicio de seu trabalho e mantém o time na quarta colocação do campeonato que, se mantida, lhe permitirá disputar a fase mais importante da Libertadores no ano que vem.

Diniz: cedo pra criticar
Diniz: cedo pra criticar
Lucas Bueno, Antony e Igor foram os jogadores que se salvaram do lado tricolor. No Palmeiras, Felipe Melo, Scarpa e Bruno Henrique foram muito bem. Único que decepcionou foi Dudu, que não estava em noite inspirada.

* PÚBLICO foi fraco na Allianz Arena por se tratar de um clássico. Apenas 29.481 torcedores pagaram ingresso. Talvez por ver o Palmeiras tão distante do líder Flamengo, o torcedor palmeirense não compareceu em grande número.a Arena verde.

Azar daqueles que não foram, porque foi a melhor exibição do Palmeiras nas últimas semanas. Bom lembrar que o público presente na Arena do Palmeiras era constituído só de torcedores do clube, porque, segundo as leis vigentes, em clássicos paulistas só a torcida mandante pode assistir a partida.

TIMÃO VOLTA A DECEPCIONAR

* O CORINTHIANS voltou a decepcionar sua torcida. Em jogo disputado em Maceió, contra o aplicado CSA, o Timão perdeu por 2 a 1 e caiu fora do G6 que indicará os clubes que disputarão a próxima Libertadores. A produção do time de Fábio Carille foi medíocre.

Carille: menos culpado no Timão
Carille: menos culpado no Timão
Até a defesa deu mole e sofreu dois gols do limitado ataque do CSA. Pedrinho foi o único jogador lúcido do time. Sornoza foi o pior da equipe alvinegra. No CSA todos os jogadores merecem aplausos. Não só pela sua aplicação tática mas por terem vencido um adversário de muito prestigio.

* OS GOLS do jogo de Maceió foram marcados por Apodi aos 24 minutos do primeiro tempo e Ricardo Bueno aos 34. Para o Corinthians marcou Pedrinho, em chute maravilhoso que não deu chance de defesa ao goleiro local. Esse gol foi marcado aos 44 minutos do segundo tempo.

Ou seja. Quando Pedrinho marcou, já não havia nenhuma chance de reação. Com a derrota, o Corinthians saiu do G6 como disse e o técnico Fabio Carille ficou ainda mais ameaçado em seu cargo. Dizem que se não vencer o Flamengo no domingo, o treinador cai.

PEIXE VAI NA BOA

Carlos Sanches: outro gol pelo Peixe
Carlos Sanches: outro gol pelo Peixe

* O SANTOS fez o necessário para vencer o Bahia na noite desta quinta feira, em Santos, Vila Belmiro.

O placar foi magro, Santos 1 x Bahia 0, gol marcado por Sanchez, em cobrança de pênalti, aos 9 minutos do segundo tempo.

A vitória foi mais do que merecida para o Peixe, que foi muito melhor que o Bahia. Alias, time baiano caiu muito de produção e já não é mais aquele time perigoso da primeira fase do campeonato. Vitória deixou o Santos três pontos mais distante do São Paulo, que é o quarto colocado Peixe tem tudo para disputar a Libertadores.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos