Corinthians vai ter moleza em Itaquera pelo Brasileirão

O Corinthians que ainda sonha com vaga na Libertadores 2020 joga em casa contra o lanterna e rebaixado Avaí

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

A trigésima quinta rodada do Brasileirão 2019 foi programada para o meio desta semana com dez jogos. Seis serão nesta quarta feira e os outros quatro na quinta feira à noite. O Corinthians que ainda sonha com vaga na Libertadores 2020 joga em casa contra o lanterna do campeonato, o limitado time do Avaí, de Santa Catarina.

Um jogo teoricamente fácil para o time da fiel que precisa muito dos três pontos se quiser continuar com chance de disputar aquela Copa. Contra o Botafogo, no último final de semana, o alvinegro paulistano tropeçou nas pernas diante de um Botafogo limitado mas muito aplicado.

ATRÁS DO PREJUÍZO

Timão tenta se reabilitar da derrota para o Botafogo
Timão tenta se reabilitar da derrota para o Botafogo

Eram três pontos que comissão técnica e jogadores do Timão esperavam ganhar. Como não deu, o jeito é aproveitar a vantagem campo/torcida que o Corinthians terá na noite desta quarta-feira às 21 horas e recuperar os pontos perdidos domingo passado lá no Rio.

MUITO FRACO
O Avaí, só para que vocês tenham uma ideia só fez 18 pontos nesse campeonato e é a equipe que menos fez gols (apenas 16 em 34 jogos).

Fica evidente, portanto ,que o Corinthians não só é o favorito disparado desse jogo como vai entrar em campo com a "obrigação" de vencer.

Empate ou derrota, será o vexame do ano para o Timão.

TRÊS NA QUINTA-FEIRA

Enquanto o time de Cássio joga em casa nesta quarta, os outros três clubes do Estado jogam só na quinta feira. O Palmeiras, por exemplo, enfrenta o Fluminense do Rio, no Maracanã, também como favorito.

São Paulo corre atrás de uma vaga na Libertadores
São Paulo corre atrás de uma vaga na Libertadores

Tricolor carioca está muito mal neste campeonato, é um os clubes ameaçados pelo rebaixamento e, se jogar um pouco melhor do que o fez contra o Grêmio, o Verdão tem tudo para ganhar os três pontos.

PEIXE NO CASTELÃO
O Santos, que vem de goleada sobre o Cruzeiro, visita o Fortaleza, de Rogério Ceni. Pelo potencial demonstrado até agora o Peixe de Jorge Sampaoli é favorito.

Mas é bom não apostar muito nesse favoritismo, porque o Fortaleza tem jogado um futebol de bom nível e, em seu estádio, pode sim surpreender o alvinegro da Vila.

DINIZ CONTRA LUXA
Finalmente, o São Paulo, que nas mãos de Fernando Diniz quase que só dá vexame, tenta recuperar-se depois de quatro jogos sem vencer. O adversário será o Vasco da Gama, de Wanderley Luxemburgo.

Vasco vai indo muito bem com Luxemburgo concentrado
Vasco vai indo muito bem com Luxemburgo concentrado

Se repetir a exibição do último final de semana diante do Ceará, o São Paulo perde esse jogo e se complica.

Mesmo porque, o Vasco do professor Luxemburgo tem jogado bem e já venceu o Tricolor paulistano no jogo de ida lá em São Januário. Além dos jogos com participação de paulistas, outros seis serão disputados nesta rodada.

BOM DUELO NO SUL
Na quarta, o Inter que luta por uma classificação para a Libertadores enfrenta o bom time do Goiás. Mas como o jogo será em Porto Alegre, acredito mais numa vitória do Colorado gaúcho.

A Chapecoense que está quase rebaixada, recebe o Botafogo carioca. Um jogo onde a possibilidade de empate é grande.

O Flamengo faz a festa dos dois títulos que ganhou no final da última semana em jogo contra o Ceará, no Maracanã. Mengão só perde se quiser.

EQUILÍBRIO E DESESPERO

Renato Gaúcho leva Grêmio longe demais
Renato Gaúcho leva Grêmio longe demais

O Athletico PR enfrenta o Grêmio, em Curitiba, num a partida que promete ser bem equilibrada.

O Cruzeiro que luta para não ser rebaixado joga as 21h30, em BH, contra o CSA. Mesmo mal das pernas, clube de Abel Braga tem maiores condições de vencer.

C * U * R * T * A * S

* CLASSIFICAÇÃO do campeonato antes desta rodada. O Flamengo é líder (e campeão antecipado) com 81 pontos ganhos. O Santos e o Palmeiras tem 68. Mas o Peixe é o verdadeiro vice porque tem uma vitoria a mais que o Verdão.

Grêmio tem 59. Athletico PR, 56. São Paulo, 54. Internacional, 51. Corinthians, 50. Goiás, 46. Bahia e Vasco, 44. Fortaleza, 43. Atlético MG, 41. Botafogo, 39. Ceará, 37. Cruzeiro, 36. Fluminense, 35. CSA, 29.

Chapecoense, 28. Avaí, 18. Depois dessa vão faltar apenas quatro jogos para o campeonato chegar ao seu fim.

OLHA OS NÚMEROS

* NÚMEROS do Brasileirão. Clube com maior número de vitórias - Flamengo, 25. Melhor ataque - Flamengo, 73 gols. Melhor saldo de gols - Flamengo, 43. Defesa menos vazada - São Paulo, 25 gols em 34 jogos. Pior ataque - Avaí, 16 gols.

Só um milagre livra Chapecoense da Série B em 2020
Só um milagre livra Chapecoense da Série B em 2020

Pior defesa - Goiás, 54 gols. Clube que mais empatou na temporada - Cruzeiro de BH - 15 vezes. Gabigol que foi o artilheiro da Copa Libertadores com 9 gols, também é o artilheiro do Campeonato Brasileiro com 22 gols.

Bruno Henrique tem 17.Fla faz a melhor campanha do Brasileiro deste que o torneio foi criado.

HEXA E NÃO HEPTA

* CBF DECIDIU na tarde desta segunda feira oficializar com quem ficou o título brasileiro de 1987. A dúvida era se o troféu pertencia ao Sport, que disputou o Brasileiro organizado pela CBF ou o Flamengo que ganhou um torneio paralelo organizado pelos grandes clubes.

Foram muitas as ações na Justiça de Flamengo e Sport, cada um defendendo a tese de que era o campeão oficial daquele ano. Até que o STF julgou o caso em definitivo e deu o título ao Sport. A CBF aceitou essa decisão da Justiça e o Fla só é hexacampeão e não hepta como queria..

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos