Vai ser difícil alguém alcançar o líder Flamengo no Brasileirão

Mengão abriu 10 pontos de vantagem sobre o Palmeiras, que depois é seguido por trio paulista

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

A expectativa no final desta última semana, no que se refere aos jogos da vigésima sétima rodada do Brasileirão, era saber se o Flamengo venceria mais uma, apesar de ter pela frente um de seus mais tradicionais adversários (o Fluminense) e se o Palmeiras, mesmo diante do excelente Athletico-PR lá em Curitiba, teria força suficiente para faturar mais três pontos e continuar na luta para ainda ganhar o título brasileiro da temporada.

MUITA COMPETENCIA
O rubro negro carioca fez seu dever de casa com competência. Venceu o Flu por 2 a 0 e teve chance até de golear. Já o Palmeiras teve sérias dificuldades para vencer a boa defesa do Furacão e também levou vários sustos diante da velocidade e competência ofensiva de seu adversário.

Em razão disso, o Palmeiras deixou Curitiba com apenas um empate o que permitiu ao Flamengo aumentar a diferença entre líder e vice-líder nesse momento complicado do campeonato. Alias, há algum tempo, tenho dito aqui que o Flamengo era o virtual campeão brasileiro porque não via nenhum time em condições de superá-lo nesse rush final de campeonato.

Flamengo já e virtual campeão brasileiro de 2019
Flamengo já e virtual campeão brasileiro de 2019

FLAMENGO É CAMPEÃO
E isso tem se confirmado cada vez com maior ênfase. Por isso quando só faltam 11 rodadas para o final (33 pontos em jogo) já considero o Flamengo campeão brasileiro de 2019. Dizer que em futebol existem surpresas, eu até concordo, mas usar esse discurso para dizer que o Palmeiras ainda tem chance de ser campeão, vai uma diferença muito grande.

O Palmeiras poderá sim ser o vice campeão, mas não tem, em minha opinião, nenhuma chance de ganhar o título do Brasileirão 2019. No mais, devemos destacar que o futebol paulista não foi muito bem nesta rodada do Brasileiro., Dos quatro clubes que representam o futebol de São Paulo, só o Tricolor paulista venceu.

TRES RESULTADOS RUINS
O Palmeiras empatou, enquanto Corinthians e Santos, perderam. O Santos, por sinal, entrou naquela de uma no cravo e outra na ferradura. Ganha uma aqui, perde outra lá, empata outra acolá. Um time sem equilíbrio que pode golear ou ser goleado. Por isso deixou de brigar pelo título a algum tempo.

Arboleda salvou São Paulo no Morumbi
Arboleda salvou São Paulo no Morumbi

SÃO PAULO NO SUFOCO
A vitória do São Paulo foi justa, mas o time de Diniz não produziu o futebol sonhado pela sua torcida. Mesmo contra um Avaí quase rebaixado, o time de Daniel Alves só foi bem na troca de bola, mas foi péssimo nas conclusões. Pato foi vaiado, diante dos inúmeros erros que cometeu.

O Corinthians, que vinha capengando, finalmente tropeçou (situação já esperada). E o Palmeiras, que parecia ter forças para crescer sob o comando de Mano Menezes, também decepcionou. Verdão continua a oscilar tanto quanto na época de Felipão.

TRICOLOR X TIMÃO
Na briga por uma das quatro vagas na Libertadores, o São Paulo tirou o lugar do Corinthians nesse fim de semana. Flamengo, Palmeiras e Santos devem se classificar.

Na zona de rebaixamento Avaí e Chapecoense me parecem já rebaixados. CSA, Ceará e Fluminense ainda lutam mas estão bem ameaçados.

O Cruzeiro, depois de vencer São Paulo e Corinthians, parece ter achado o caminho para escapar da degola. Abelão mostrou que conhece muito de bola.

C * U * R * T * A * S

* TODOS os resultados da vigésima sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Fortaleza 2 x Grêmio 1, Corinthians 1 x Cruzeiro 2, Internacional 0 x Vasco da Gama 1, Atlético MG 2 x Santos 0, São Paulo 1 x Avaí 0, Flamengo 2 x Fluminense 0 , Chapecoense 2 x Goiás 2 , Athletico PR 1 x Palmeiras 1.

Nesta segunda-feira mais dois jogos. A partir das 19h30, Bahia x Ceará, em Salvador e as 20 horas, Botafogo x CSA, no Rio de Janeiro. Com essa rodada encerrada vão faltar onze rodadas para o final da competição. Mais 33 pontos estarão em disputa.

DIFERENÇA NA TABELA

* DEPOIS desses resultados a classificação do campeonato ficou assim. Flamengo é o grande líder com 64 pontos ganhos. O Palmeiras é o segundo colocado com 54. O Santos tem 51. São Paulo, 46. Corinthians, 44. Internacional, 42. Grêmio e Bahia, 41. Athletico PR, 39.

Vasco: terceiro vitória seguida
Vasco: terceiro vitória seguida

Goiás, 38 Vasco, 37. Atlético MG, 35. Fortaleza, 31. Botafogo, 30. Fluminense, 29. Cruzeiro, 28. Ceará e CSA, 26. Chapecoense e Avaí, 17. Números - Flamengo tem mais vitórias (20), melhor ataque (57). Melhor defesa é a do São Paulo, 17 gols contra. Mais empates - Corinthians, 11.

* PRÓXIMOS jogos, vigésima oitava rodada. sábado - 17 horas - Ceará x Vasco da Gama, em Fortaleza. Corinthians x Santos, Itaquerão. As 19 horas - Bahia x Internacional, Salvador. 19h30 - Fluminense x Chapecoense, Rio. 21 horas- Cruzeiro x Fortaleza, em BH.

Domingo - 16 horas- Grêmio x Botafogo, em Porto Alegre. São Paulo x Atlético MG, no Morumbi. Athletico PR x Goiás, em Curitiba. 18 horas- Avaí x Palmeiras, em Florianópolis. 19 horas - Flamengo x CSA, no Rio. Destaque para o torcedor paulista será o clássico Corinthians x Santos.

TIMÃO LEVOU VIRADA

* ENTRE os clubes paulistas, só o Corinthians jogou no sábado. Seu adversário foi o Cruzeiro, de BH e a partida foi disputada no Itaquerão. Em tese, esperava-se vitória corintiana, já que o Cruzeiro vinha de campanha altamente negativa no campeonato.

Mas durante o jogo, o time hoje dirigido por Abel Braga, jogou um futebol mais eficiente, teve maior domínio de bola e por isso chegou ao final da partida com a vitória. O primeiro gol foi corintiano. Fagner aproveitou uma bola sobre a área cruzeirense e bateu forte de primeira. Golaço aos 33 minutos de jogo.

Raposa entrou nos eixos
Raposa entrou nos eixos

* ESSE gol não fazia justiça ao Cruzeiro que era melhor. Isso ficou provado na sequência do jogo com gols de Fred, em cobrança de pênalti, aos 33 minutos do primeiro tempo e de Ederson aos 25 do segundo. Bom lembrar que o segundo gol do time mineiro surgiu depois de uma recuada de bola do lateral Fagner para seu zagueiro central.

O zagueiro não disputou a bola que sobrou livre para Ederson, que, em tese, estaria impedido. Só que, como o passe foi de um zagueiro do Corinthians, o impedimento deixou de existir e o segundo gol do Cruzeiro saiu.

* COM essa derrota, o Corinthians perdeu a quarta colocação isolada do campeonato e somou seu quinto jogo sem vitória nessa fase do campeonato. Fiel não gostou, chegou a vaiar mas a diretoria do Timão veio à público para garantir que o técnico Fabio Carille iria continuar no cargo. Ele não sai pelo menos até o final deste campeonato.

Já o Cruzeiro ao vencer esse jogo deixou a zona de rebaixamento e deu um passo importante para fugir da degola no final do Brasileirão. Melhor do Cruzeiro foi Ederson. No Corinthians ninguém teve maior destaque.

SÃO PAULO SE SALVA

* OS OUTROS três clubes paulistas jogaram no domingo. O São Paulo venceu o Avaí, no Morumbi, por apenas 1 a 0. Importante dizer que o time visitante teve um jogador (Brenner) expulso aos 25 minutos do primeiro tempo e esse detalhe prejudicou ainda mais sua exibição.

Ainda assim o Tricolor de Diniz não fez gol no primeiro tempo. No segundo, numa bola alçada sobre a área do time catarinense, Arboleda conseguiu ótima cabeçada e colocou o São Paulo na frente, aos 5 minutos. Gol que aliviou o São Paulo mas não o fez jogar melhor no ataque.

* NESTA partida o melhor do São Paulo foi Arboleda. Além dele também brilharam Daniel Alves, Igor Gomes e Antony. Pior jogador do São Paulo foi o atacante Pato. Ele perdeu no mínimo três gols fáceis.

Além de cabeceios e passes. Uma atuação decepcionante. No Avaí destaque para o goleiro Vladimir, com grandes defesas. Também o zagueiro Betão, que já foi do Corinthians, teve uma atuação de boa qualidade. O problema é que o nível técnico do elenco do Avaí é muito baixo. Por isso, deve ser um dos clubes rebaixados no final do ano .

Luan fez gol pro Galo no início
Luan fez gol pro Galo no início

INSTABILIDADE PEIXEIRA

* SANTOS tem sido assim, uma no cravo e outra na ferradura. No jogo disputado nesse domingo à tarde em Belo Horizonte, contra o Atlético MG,o time de Fábio Sampaoli jogou mal e perdeu com justiça por 2 a 0.

Foi a primeira grande vitória do técnico Vagner Mancini, que assumiu o clube alguns dias atrás. O Peixe, ao perder, estacionou no terceiro lugar e mostrou que pode até cair mais, se os clubes que correm logo atrás dele continuarem a crescer de produção. Não há ninguém a ser destacado no time santista. Em especial no ataque.

* OS GOLS desse jogo em Minas foram marcados por Luan, aos 2 minutos do primeiro tempo e por Leonardo Silva aos 22. No segundo tempo não aconteceram gols. Curiosidade no time do Galo foi a presença de Rener que é zagueiro de área na função de volante.

Ele teve boa atuação e atendeu as aspirações do técnico Mancini que não tinha ninguém para escalar na posição. Nesse jogo a presença de público foi fraca. Apenas 21.771 torcedores pagaram ingresso. No Morumbi, presença de 20.763 e no Itaquerão (sábado) compareceram 31.882.

SUADO EMPATE

* O PALMEIRAS só conseguiu um empate pela contagem mínima em Curitiba na noite de domingo. Resultado final, Athletico 1 x Palmeiras 1. Péssimo resultado para o Verdão que, com o empate, permitiu que o Flamengo elevasse a diferença entre ambos para dez pontos.

Verdão ainda longe de bom futebol
Verdão ainda longe de bom futebol

O Mengão agora tem 64 enquanto o Verdão só tem 54. Não dá para para o time de Mano Menezes sonhar com o título. O rubro negro carioca é o virtual campeão brasileiro da temporada, Digam o que quiserem, mas é impossível para o Palmeiras tirar essa diferença em 11 jogos.

* OS GOLS do jogo em Curitiba foram marcados por Cirino aos 6 minutos e Deyverson aos 0 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo não aconteceram gols. O Athletico jogou mais e até merecia vencer. Mas faltou mais pontaria ao time da casa que teve um bom volume ofensivo nos dois tempos da partida.

No Verdão destaque para Dudu, Felipe Mello, Deyverson. Ao contrário do que acontece com o Flamengo, o time do Palmeiras não tem facilidade para fazer gols. Por isso o Mengão está bem na frente e vai levantar a taça nesse ano.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos