Seleção Brasileira de Tite não ganha mais de ninguém

Seleção de Senegal, uma equipe de alguma qualidade técnica mas que está em vigésimo lugar na classificação geral da FIFA.

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Seleção Brasileira de Futebol voltou a decepcionar mais uma vez num dos amistosos que a CBF acertou para dar chance ao técnico Tite de encontrar o time ideal que no ano que vem vai disputar as Eliminatórias da Copa do Mundo do Quatar.

O jogo foi contra a Seleção de Senegal, uma equipe de alguma qualidade técnica mas que está em vigésimo lugar na classificação geral da FIFA.

Ou seja: o Brasil tinha obrigação de se impor e de ganhar a partida mesmo que tivesse dificuldades como as que foram apresentadas durante o jogo desta quinta feira, em Singapura.

Abraços pelo gol brasileiro. Foto: Lucas Figueiredo - CBF
Abraços pelo gol brasileiro. Foto: Lucas Figueiredo - CBF

MUITA OSCILAÇÃO
O problema foi que durante o jogo o time brasileiro oscilou demais, não se impôs na partida e teve sérias dificuldades para conseguir ao menos empatar com a equipe senegalesa. O resultado final por isso mesmo foi justo. Brasil 1 x Senegal 1, jogo disputado no Estádio Nacional de Singapura que recebeu público pequeno (20.621 pagantes).

Os gols foram marcados por Firmino, aos 8 minutos de jogo, ao aproveitar um passe milimétrico de Gabriel Jesus. Aos 41, Marquinhos fez um pênalti sobre o atacante Mané que entrava na área brasileira depois de passar por Daniel Alves.

Na cobrança Diedhou não deu chance ao goleiro Ederson, que substituiu o titular Allison nesta partida.

JOGUINHO FEIO
No segundo tempo, o Brasil até começou melhor, mas logo entrou no seu tradicional "joguinho". Neymar, que completou seu centésimo jogo pela Seleção, decepcionou mais uma vez. Criou pouco, finalizou pouco e esteve muito longe daquilo que já produziu em anos anteriores.

Aliás, não só Neymar fracassou. A maioria dos jogadores que integraram a equipe de Tite nesta partida, estiveram num patamar bem inferior daquele que costumam estar em seus clubes de origem.

QUEM SE SALVOU ?

Firmino marcou de novo. Foto: Lucas Figueiredo
Firmino marcou de novo. Foto: Lucas Figueiredo


Talvez o goleiro Ederson se salve, porque no gol do Senegal não teve nenhuma culpa. Mas Daniel Alves falhou na jogada do gol senegalês, Marquinhos também errou ao provocar o pênalti que deu gol a Senegal e Alex Sandro, na esquerda, voltou a jogar um futebol de pouca qualidade.

Casemiro, Arthur e Phillippe Coutinho pouco criaram, quando era essa a obrigação dos três. Na frente, o mais lúcido foi Firmino, que fez boas jogadas além de um bonito gol para o time brasileiro. Gabriel Jesus foi muito esforçado mas esteve abaixo do que pode produzir.

ALGUNS TESTES
Tite ainda utilizou Renan Lodi na lateral esquerda e Richarlison e Everton no ataque, mas nenhum deles brilhou como o treinador brasileiro esperava.

Em resumo: exibição pobre da Seleção de Tite, que nos últimos quatro amistosos internacionais só ganhou um, empatou dois e perdeu um (para o Peru, por 1 a 0).

Péssima sequência de resultados diante de equipes de segundo ou terceiro escalão . Imaginem se os adversários fossem escolhidas entre as melhores seleções europeias???

C * U * R * T * A * S

Gabriel Jesus:inconstante
Gabriel Jesus:inconstante

* NA COPA Neymar já não jogou o futebol que pode. A desculpa foi a de que ele não estava em sua melhor forma física e técnica. O tempo passou, o Brasil disputou a Copa América sem ele e foi campeão.

Agora, em nova fase de amistosos, a Seleção com ele só dá vexame. Quando muito empata. Mas geralmente joga mal e fica muito próximo da derrota.

Já está provado que esse time não chegará à lugar nenhum, porque alguns de seus titulares não estão mais dando conta do recado. Phillippe Coutinho é exemplo disso. Está em péssima fase.

O QUE FAZER COM NEYMAR ?

* TAMBÉM é preciso que Tite defina o que vai fazer com Neymar. Está mais do que evidente que ele não é mais o jogador de antes. Seja por contusões sequentes, seja por falta de motivação ou de aplicação.

É um jogador que tenta chamar a atenção para si mesmo, que quer a bola nos pés mas não reage dentro de campo como um craque de bola. Mais parece um jogador comum ou principiante. Tite deveria dar-lhe um descanso e formar uma seleção sem ele. Se Neymar no futuro se recuperar, ele volta. Se não, a Seleção já estará formada para 2020.

Neymar: popstar mal orientado
Neymar: popstar mal orientado

* DETALHE: Tite tem insistido muito em convocar jogadores que atuam fora do Brasil. Algo inexplicável nesse momento quando temos por aqui ao menos quatro ou cinco clubes que possuem jogadores de excelente nível técnico.

No Flamengo há o volante Gerson, os atacantes Gabigol e Bruno Henrique. No Palmeiras o volante Bruno Henrique, o meia Scarpa e o atacante Dudu. No Santos, o meio campista Pituca,e o zagueiro Victor Ferraz.

No São Paulo, o zagueiro Bruno Alves, o meio campo Liziero e o atacante Pablo. No Corinthians, o lateral Villar.

BONS VALORES NO BRASIL

* NO GRÊMIO, Everton Cebolinha. No Internacional, Patrick. E por aí vai. Isso sem nos esquecermos de nossos jovens valores, como Antony, do São Paulo, Pedrinho, do Corinthians e outros que estão na Seleção sub 20 que vai disputar o Mundial da categoria nas próximas semanas.

Jogadores de ótima qualidade, que tem provado no Campeonato Brasileiro seu talento e que bem trabalhados poderiam sim assumir uma vaga no time principal do Brasil. Mas parece que Tite só aceita jogador que tem experiência em clube europeu. É um absurdo.

MUDEI DE OPINIÃO
Tite não consegue mais evoluir na Seleção
Tite não consegue mais evoluir na Seleção

* POR FALAR em Tite, achei até que ele merecia ficar no comando da Seleção depois da Copa do Mundo em que foi desclassificado antes das semifinais. Mas depois do que tenho visto, já mudei de opinião.

Tite não tem mais nada a oferecer ao futebol brasileiro. Talvez possa até brilhar em clubes, mas na Seleção não merece mais ocupar o cargo de treinador.

Ele convoca mal, usa esquemas táticos do passado, não evolui mentalmente e fica cada vez mais ultrapassado como técnico. Melhor troca-lo logo ou vai dar vexame nas Eliminatórias da Copa.

JOGO NO DOMINGO

* PARA completar. O Brasil ainda tem um jogo a disputar nesta semana. Domingo, a partir das 9 horas da manhã, também em Singapura, o Brasil enfrenta outra seleção africana, a Nigéria, que já tem história no futebol mundial e joga mais do que a Seleção de Senegal.

Será outro adversário contra quem o Brasil de Tite terá serias dificuldades. Tomara o treinador saiba escalar seu time e coloque jogadores que estejam em boa fase técnica. Cito Gabigol como o centro avante ideal para esse momento. Será que Tite vai deixa-lo no banco mais uma vez???

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos