São Paulo revê seu grande ídolo no Pacembu, agora de lado oposto

Adversário tricolor será o Fortaleza, dirigido por Rogério Ceni, o Mito, e maior ídolo da torcida do São Paulo.

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

A vigésima terceira rodada do Brasileirão 2019 será disputada neste final de semana. O São Paulo, por exemplo, vai jogar no Pacaembu neste sábado, à partir das 17 horas (Morumbi foi cedido para show musical!). Adversário tricolor será o Fortaleza, dirigido por Rogério Ceni, o Mito, e maior ídolo da torcida do São Paulo.

Esse detalhe certamente super valoriza essa partida já que as uniformizadas do São Paulo prometem uma recepção festiva para Ceni, mesmo sendo ele o técnico do Fortaleza nesse momento. O São Paulo vem de empate diante do Flamengo enquanto o Fortaleza vem de vitória sobre o Botafogo carioca.

Na classificação geral o Tricolor paulista está em sétimo lugar com 36 pontos ganhos e o Fortaleza está com 25 pontos em décimo quarto lugar. Fica evidente que o São Paulo tem mais time e faz campanha bem superior ao seu adversário deste sábado.

Rogério Ceni volta ao Fortaleza após passar pelo Cruzeiro
Rogério Ceni volta ao Fortaleza após passar pelo Cruzeiro

FESTA AO ÍDOLO
Além disso, joga em casa e precisa dos três pontos para tentar voltar a zona de classificação para a Libertadores 2019. Por isso o considero favorito do jogo. Por todos esses detalhes espera-se um jogo bastante corrido e de boa qualidade técnica.

Mas o diferencial certamente será a festa que a torcida tricolor vai fazer para seu maior ídolo. Disso não temos nenhuma dúvida.

OUTROS PAULISTAS
Além do Tricolor paulistano mais dois grandes paulistas jogam neste sábado. O Santos vai ao Rio para encarar o Vasco da Gama de Vanderlei Luxemburgo. Jogo bem difÍcil para o Peixe, porque o Vasco está em alta enquanto o alvinegro paulista está em clara decadência.

Mesmo assim acredito num jogo bem equilibrado. O Corinthians também entra em campo neste sábado. Enfrenta o Grêmio em Porto Alegre, a partir das 19 horas.

Pelas informações recebidas o tricolor gaÚcho deve colocar seu melhor time em campo. Numa dessas, o Corinthians vai ter sérios problemas para se impor e ganhar os trÊs pontos. O Grêmio tem hoje 34 pontos contra 41 do Timão.

Mesmo com o mando do time de Renato Gaúcho, acredito num empate entre esses dois grandes clubes brasileiros.

O Palmeiras ao contrário de seus adversários paulistas, só joga no domingo às 16 horas, na Allianz Arena. Verdão enfrenta o Atlético Mineiro que vive péssimo momento. Em razão disso jogo todas as minhas fichas no time de Mano Menezes. Acho que vence bem essa partida.

OS OUTROS JOGOS
Outros jogos da rodada: No sábado, 19 horas, Bahia x Athletico PR, em Salvador. Time baiano mais perto da vitória. As 21 horas, Cruzeiro x Internacional, em BH. Colorado gaúcho em fase superior ao seu adversário.

No domingo, às 11 horas, Chapecoense x Flamengo. Rubro negro com alguns desfalques mas com time para vencer o time de Chapecó e manter a liderança isolada do campeonato. As 16 horas o Ceará pega o Goiás, que tem mais time e maiores possibilidades de vencer.

No Rio o único clássico da rodada, Botafogo e Fluminense. Equilíbrio total. Às 19 horas, CSA x Avaí. Clube de Maceió mais perto da vitória.

Internacional quer voltar a vencer
Internacional quer voltar a vencer

C * U * R * T * A * S

* ANTES dos jogos que relaciono acima a classificação geral do Campeonato Brasileiro é a seguinte. O Flamengo é lÍder absoluto com 49 pontos ganhos. O Palmeiras tem 46. Santos e Corinthians, 41. Internacional e Bahia, 37. São Paulo, 36. Grêmio, 34.

Athlético PR, 31. Atlético MG e Goias, 30. Botafogo e Vasco da Gama, 27. Fortaleza, 25. Ceará, 23. Fluminense, 22. Cruzeiro e CSA, 19. Avaí, 16. Chapecoense, 15.

Flamengo e Palmeiras não serão alcançados nesta rodada, mesmo que sejam derrotados. Mas, como disse acima, acho que os dois vão vencer.

NÚMEROS INTERESSANTES

Mengo defende a liderança
Mengo defende a liderança
* ALGUNS números oficiais do campeonato. Clube que mais venceu até agora foi o Flamengo, 15 vezes em 22 jogos disputados. Time que mais gols fez até agora - Flamengo, que marcou 47 gols em 22 jogos. O melhor saldo de gols é do rubro negro carioca, 27 gols. Único item que não favorece ao lÍder do campeonato é o de melhor defesa.

Quem menos sofreu gols até agora foi o Corinthians que em 22 jogos só levou 13 gols. Pior clube do campeonato é a Chapecoense que é no momento o clube mais perto do rebaixamento. Muito difícil de se recuperar.

PROBLEMAS AO MENGO

* BOM destacar que o Flamengo, líder do campeonato, vai ter sérios problemas nas próximas três semanas. Além de perder Arrascaeta (que passou por cirurgia) e Felipe Luiz (que está no DM com problemas musculares), o rubro negro carioca terá outros desfalques neste mês.

Rodrigo Caio vai para a Seleção que terá dois amistosos nos dias 10 e 13 deste mês, em Cingapura. Diante disso, o time perderá parte de sua força e poderá ter problemas não só para manter a liderança do Brasileiro como no jogo decisivo contra o Grêmio pela Libertadores.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos