Até a sua TV vai tremer nestas semifinais da Copa Libertadores

River Plate é superior ao Boca Juniors, enquanto o Flamengo está embalado e é melhor do que o Grêmio

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Para quem gosta de futebol bem jogado e com cheiro de decisão esse meio de semana de outubro será muito especial. Na noite dessa terça feira (21), por exemplo, jogam no tradicional estádio de La Bombonera, em Buenos Aires, Boca Juniors x River Plate, dois super gigantes do futebol argentino. No dia seguinte, quarta (22), no estádio do Maracanã, Rio de Janeiro, Flamengo e Grêmio se enfrentam.

Serão os jogos de volta pelas semifinais da Copa Libertadores de 2019. Quem vencer terá a oportunidade de disputar o título deste que é considerado o mais importante torneio do futebol das Américas.

River Plate é a grande força argentina de momento
River Plate é a grande força argentina de momento

CLÁSSICO ARGENTINO
Lembramos que os dois jogos começam as 21h30 e serão transmitidos pelas tvs (aberta e fechada). No confronto entre Boca e River, maior clássico do futebol argentino, o Boca, que perdeu o jogo de ida por 2 a 0, vai tentar dar o troco no River que, pelo menos em tese, lhe é superior técnica e taticamente.

No jogo de ida deu River (2 x 0) com toda a justiça. Para reverter essa vantagem de seu mais importante adversário, o Boca vai precisar vencer por 3 a 0. Já o River, com um simples empate sem gols, já terá sua passagem para a final garantida.

Pelo momento que os dois clubes vivem, o normal é que o River Plate, atual campeão da Libertadores, consiga se classificar.

Flamengo tem mais time do que o Grêmio
Flamengo tem mais time do que o Grêmio

CLIMAÇO NO MARACANÃ

Na quarta feira, o mesmo clima de decisão que veremos no La Bombonera, vai se repetir no Maracanã. O Flamengo encara o Grêmio, com vantagem de poder empatar sem gols e já se classificar. Se o resultado do jogo for um empate pela contagem mínima, haverá decisão nos pênaltis.

E qualquer empate com outro resultado, classificará o Grêmio pelo maior número de gols marcados no campo do adversário. Nesses dois confrontos a possibilidade de renda e público recorde já é uma certeza. Todos os ingressos foram vendidos com antecedência.

MAIS EMBALADO
Numa comparação entre os dois clubes brasileiros diria que o Flamengo é aquele que está mais embalado, que lidera o Brasileirão com maior número de pontos, de vitórias, de gols e de melhor saldo.

O Grêmio, ao contrário, não faz campanha assim tão boa no Brasileiro. Ele prioriza a Libertadores e por isso ganhou fama de time copeiro. Em razão disso, é muito respeitado até mesmo pelo Flamengo seu adversário de hoje.

Gostaríamos de fornecer as escalações, mas os técnicos Jorge Jesus e Renato Gaúcho preferem mantê-las em sigilo. Sabemos que há jogadores que por sentirem contusões recentes podem ficar fora da partida.

Bruno Henrique é uma das armas do mengão
Bruno Henrique é uma das armas do mengão

DAR O MÁXIMO
Mas numa semifinal como essa, isso não deve ser muito importante porque jogadores dos dois lados vão se empenhar a fundo para que seus times não sintam falta deles. Isso é tudo o que eu poderia dizer à respeito dos jogos semifinais da Libertadores 2019.

Jogos que todos nós que gostamos de futebol bem jogado fazemos questão de assistir. Por ter o mando do jogo considero que o Flamengo tem um ligeiro favoritismo nessa partida.

Mas se depender de minha torcida, gostaria de ver o tricolor gaúcho nas finais desta Copa. Vamos ver no que dá !!!

C * U * R * T * A * S

Jorge Jesus
Jorge Jesus
* O FLAMENGO teve três jogadores que se contundiram com certa gravidade. Arrascaeta, Felipe Luiz e Rafinha. O lateral esquerdo já participou do jogo de domingo e parece estar recuperado. Acredito que ele joga. Arrascaeta está escondido. Dizem que tem condições de jogo.

Só vamos saber quando os times entrarem em campo. Com relação ao Rafinha, ele fez testes usando uma proteção no rosto e parece que se deu bem. Assim, deve entrar desde o inicio da partida contra o Grêmio. Nesse caso, o rubro negro praticamente vai jogar completo na quarta.

MAIS UM MACHUCADO

Renato Gaúcho
Renato Gaúcho
* O GRÊMIO chegou ao Rio com mais um jogador machucado. Luan desceu do avião que trouxe a delegação mancando. Não acredito que ele esteja fingindo. Acho que não terá mesmo condições de jogo.

Como o titular da meia de armação é Jean Pierre, que está no Rio com a delegação, mas dificilmente terá condições de jogo, Renato Gaúcho talvez precise improvisar. No caso, avançaria Maicon e colocaria dois volantes logo atrás. Mas isso é hipótese. Não há nada de concreto. No caso, Jean Pierre fará mais falta ao Grêmio do que seu substituto Luan.

OPÇÃO NA LATERAL

Leo Moura
Leo Moura
* OUTRO sério problema para Renato resolver é a lateral direita. No primeiro jogo o titular da posição foi Galhardo, que levou um passeio de Bruno Henrique, do Flamengo.

Por isso acredito mais na escalação do veterano Léo Moura, que apesar da idade tem muita experiência e daria a garantia de que o setor estaria melhor protegido do que com Galhardo.

Outra dúvida de Renato para começar o jogo do Maracanã é o comando de ataque. A principio, no entanto, André, que começou no Santos, deve ser o titular. Mas Diego Tardelli é uma opção válida.

ÁRBITROS E VAR

* CONMEBOL definiu os nomes dos árbitros para os dois jogos semifinais da Copa Libertadores de América. Nesta terça, em Buenos Aires, Boca Juniors x River Plate será apitado pelo brasileiro Wilson Pereira Sampaio. No comando do VAR estará o argentino Mauro Vigliano.

Flamengo x Grêmio, no Rio de Janeiro, na quarta feira, será apitado pelo argentino Patricio Loustou. No VAR estará o brasileiro Raphael Clauss. Conheço o trabalho desses árbitros e os considero de primeira linha na arbitragem sul americana. Uma boa escolha da Conmebol.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos