Mengão foi o melhor time do turno do Brasileirão e com amplos méritos

Um título justo, porque o rubro negro carioca chegou de forma isolada na primeira colocação e com expressivos números

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

O Flamengo venceu o Santos no sábado à tarde no Maracanã por 1 a 0 e ganhou o simbólico título de campeão do primeiro turno do Brasileirão 2019. Um título justo, porque o rubro negro carioca chegou de forma isolada na primeira colocação do campeonato e, exceto no item defesa, foi melhor que os seus concorrentes em tudo.

Por exemplo. Foi o time que conseguiu maior número de vitórias (13). O que fez maior número de gols (42 em 19 partidas). Também foi aquele que conseguiu o melhor saldo de gols (24). Só na defesa é que o time do excelente técnico Jorge Jesus não foi tão bem.

MAIS NÚMEROS
Sua defesa tomou 18 gols, enquanto que a do Corinthians, que tem a melhor defesa do campeonato, sofreu apenas 12. Corinthians que, por sinal, foi o time que mais empatou neste primeiro turno, 8 vezes.

A partir do próximo final de semana começa o segundo turno do Brasileiro com mais dez jogos que farão parte da vigésima rodada da competição.

Gabigol marcou um golaço contra seu ex-clube
Gabigol marcou um golaço contra seu ex-clube

GABIGOL EM EXTASE
Bom lembrar que Gabigol, que está em fase excepcional, fez o gol que deu a vitória ao Flamengo contra o Santos no último sábado. Com ele, o centro avante do Mengão chegou a 16 gols no campeonato e 30 gols na temporada.

Com esses números, Tite, que viu o jogo do Maracanã no sábado, deveria convocá-lo para a Seleção Brasileira. Entre os quatro clubes paulistas que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, só o Palmeiras venceu nesta rodada.

Derrotou o Cruzeiro de Rogério Ceni por 1 a 0, na Alllianz Arena. Com esse resultado o Verdão assumiu a vice liderança isolada do campeonato. Foi a terceira vitória verde sob o comando de Mano Menezes.

TIMÃO DECEPCIONA
O Corinthians decepcionou a fiel no domingo à tarde lá em Brasília. Mesmo com maior posse de bola, o time d e Fabio Carille perdeu para o Fluminense de Osvaldo de Oliveira, por 1 a 0, gol de Ganso, aos 39 minutos do primeiro tempo. Um frangaço do goleiro Cássio.

Apesar da derrota, o Timão continua como quinto colocado do campeonato com 32 pontos ganhos.

Corinthians perdeu invencibilidade em Brasília
Corinthians perdeu invencibilidade em Brasília

SÃO PAULO EMPATA, SANTOS PERDE
O São Paulo tem o mesmo número de pontos mas perde no saldo de gols para o Timão. O São Paulo, por sinal, tropeçou dentro de casa contra o CSA, ao empatar em 1 gol na noite deste domingo.

Um resultado inesperado, que deixou o torcedor são paulino bastante frustrado no final da partida.

O Santos, que perdeu para o Flamengo no sábado, caiu para o terceiro lugar na classificação geral. Clubes que fizeram mais gols nesta rodada. O Grêmio, que venceu o Goiás por 3 a 0 em Porto Alegre e o Internacional que bateu no Atlético Mineiro, em BH, por 3 a 1.

C * U * R * T * A * S

* O SÃO PAULO decepcionou sua torcida na noite deste domingo no Morumbi quando só conseguiu empatar com o frágil CSA, um dos últimos colocados do Campeonato Brasileiro. Placar final, São Paulo 1 x CSA 1.

O time de Maceió marcou primeiro através do paraguaio Bustamante, aos 9 minutos do segundo tempo. O gol de empate do Tricolor paulistano só saiu aos 41 num arremate do lateral esquerdo Reinaldo. São Paulo mandou no jogo e arrematou trinta vezes contra o gol adversário e fez um gol. O CSA chutou quatro e também fez um.

JEJUM DE VITÓRIAS

Fortaleza parou o Bahia na Fonte Nova
Fortaleza parou o Bahia na Fonte Nova

* FOI O quarto jogo seguido sem vitória do São Paulo. Situação que a torcida tricolor não esperava quando viu seu time entrar em campo com todas as suas principais peças (Hernanes, Pablo, Antony, Pato e Daniel Alves voltaram ao time!).

O grande problema foi a falta de melhor pontaria contra o gol adversário. Os chutes ou subiam muito e caiam atrás do gol do CSA ou saiam raspando a trave. Parece que as semanas inteiras de treinamentos orientados por Cuca não resolveram nada. O time toca bem a bola mas na hora de decidir erra nos arremates.

OS MELHORES

* NO SÃO PAULO bom trabalho de Arboleda no miolo de zaga. Hernanes no meio campo e Daniel Alves na lateral e no apoio. Pato teve altos e baixos. Everton também não jogou o que sabe.

Toró entrou e deu mais força ao time. Antes dele, Antony foi uma grande decepção. No CSA devemos destacar o goleiro Jordi, muito seguro. No miolo de zaga Castan deu conta do recado.

Na lateral, o veterano Apodi marcou bem e apoiou com desenvoltura. Na frente, Bustamante, que fez o gol, é o que merece mais destaque. Time alagoano continua no Z4..

FIM DE INVENCIBILIDADE

* O CORINTHIANS perdeu uma invencibilidade de 14 partidas na tarde deste domingo. Time da fiel caiu diante do Fluminense, do Rio de Janeiro, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Resultado final do jogo, Flu 1 x Corinthians 0.

Gol marcado por Ganso, num chute de fora da área que o goleiro Cássio deixou passar (foi um frangaço do goleiro corintiano). Isso aos 39 minutos do primeiro tempo. No segundo, o Flu correu muito, fechou-se na defesa e o Corinthians não soube como vencer aquele paredão que se armou à frente do seu ataque.

* O RESULTADO foi justo pelo que produziram os dois times. Fabio Carille poupou alguns titulares porque seu time tem jogo pela final da Copa Sul Americana no próximo meio de semana. Esses desfalques fizeram muita falta porque seus reservas não produziram o esperado.

GOLEIRO SEGURA TUDO

* NO TRICOLOR carioca destaque para o goleiro Muriel, com grandes intervenções. No meio campo Ganso e Nenê deram qualidade ao setor e tiveram momentos de grande inspiração. Faltou ao Flu um matador na frente. Se o tivesse, talvez poderia ter vencido até por placar maior.

No Timão, Cássio foi um desastre. Ele falhou no gol que deu a vitória ao Fluminense. Gil, no entanto, jogou demais. Assim como Pedrinho, enquanto não cansou e Jadson, que entrou no segundo tempo da partida. Com a vitória o Flu deixou o Z4 e voltou a respirar.

NÃO FOI O MELHOR

* O JOGO entre Flamengo e Santos que deu o simbólico título de campeão do turno ao rubro negro carioca não foi tecnicamente a altura do que torcedores e críticos esperavam.

Foi um bom jogo, não um jogo excepcional. De qualquer forma, valeu pelo empenho dos jogadores de lado a lado e pela briga sistemática pela bola que em alguns momentos enervou as torcidas e que em outros as fez aplaudir.

Resultado final foi de 1 a 0 para o Flamengo. Merecido. O Santos merece elogios pelo trabalho que deu ao adversário, mas mereceu ser derrotado.

Festança do Mengão no Maracanã
Festança do Mengão no Maracanã

GABIGOL - GOLAÇO

*O GOL foi de Gabigol, aos 43 minutos do primeiro tempo. Um lindo gol. Ele percebeu o goleiro do Santos adiantado e tocou por cobertura. Brilhante. Prova de competência. Com o gol ele chegou aos 16 no Brasileirão (é o artilheiro do campeonato) e ao trigésimo no ano.

Está em grande forma e já merece convocação para a Seleção Brasileira. Ele foi um dos destaques do Mengão. Também merecem elogios Rodrigo Caio no meio da caga, Felipe Luiz, na lateral esquerda. Arão e Everton Ribeiro foram bem no meio campo e Bruno Henrique no ataque.

OS PEIXEIROS

* DO LADO do Santos, Verissimo jogou muito na zaga. Goleiro Everson prá mim falhou no gol. Sanchez jogou muito no meio campo.Gostei também da boa atuação de Victor Ferraz que marcou e apoiou com desenvoltura.

No ataque Marinho deu muito trabalho a Felipe Luiz e Solteldo foi sempre um perigo pelo setor esquerdo do ataque santista. Os dois técnicos foram muito bem.

Jorge Jesus, do Flamengo, armou bem seu time e fez alterações inteligentes. Sampaoli também orientou bem seu time e poderia até ter conseguido um valioso empate.

MANO VAI BEM

* MANO Menezes assumiu o comando técnico do Palmeiras e ainda não perdeu. Três jogos, três vitórias. A de sábado à noite não foi tão fácil, mas foi merecida. O placar final marcou Palmeiras 1 x Cruzeiro 0, na Allianz Arena.

Gol marcado por Bruno Henrique aos 45 minutos do primeiro tempo. Nesse jogo o Verdão teve como destaques Vitor Hugo, na zaga, Felipe Melo na cabeça de área, Bruno Henrique na meia de armação. Mas o grande destaque foi mesmo Dudu que esteve em todos os lugares do gramado. Bela atuação.Só faltou marcar um gol.

Cruzeiro termina o turno na zona de degola
Cruzeiro termina o turno na zona de degola

* MAIS DE 35 mil torcedores do Palmeiras estiveram na Arena verde. Parece que a torcida voltou a confiar no seu elenco e a chegada de Mano motivou todo mundo. Verdade é que o time está muito mais ligado, mais objetivo e emocionalmente mais estável.

Já o Cruzeiro, que está perto da Zona de Rebaixamento, precisa se reencontrar. A atuação diante do Palmeiras ate que não foi ruim, mas faltou maior presença ofensiva. Sente-se que o time de Rogério Ceni está muito nervoso, inseguro. Não vai ser fácil recuperar o emocional da equipe. Vai dar trabalho.

VERDÃO NA COLA

* BOM lembrar com o resultado o Palmeiras chegou aos 39 pontos ganhos, três a menos que o Flamengo que é o líder do campeonato. Ou seja. O Verdão voltou sonhar com a possibilidade de título.

Ao contrário, o Santos caiu para terceiro lugar e, me parece, tende a cair ainda mais. O clube de Vila Belmiro tem excelente técnico mas falta-lhe melhor elenco. Qualquer cartão ou contusão já dá sério problema para o treinador argentino. Isso não acontece com Mano Menezes que tem talvez um dos melhores senão o melhor elenco do futebol brasileiro.

RESULTADOS E PRÓXIMOS JOGOS

* TODOS os resultados da última rodada do primeiro turno do Brasileirão 2019. Flamengo 1 x Santos 0, Palmeiras 1 x Cruzeiro 0, Chapecoense 1 x Vasco da Gama 2, Ceará 0 x Botafogo 0 . Atlético MG 1 x Inter 3 . Athletico PR 0 x Avaí 1. Grêmio 3 x Goias 0 . Flu 1 x Corinthians 0 . Bahia 1 x Fortaleza 1. São Paulo 1 x CSA 1 .

Vasco fecha turno fora de degola
Vasco fecha turno fora de degola

Próxima rodada - sábado - Bota x São Paulo, Cruzeiro x Fla, Corinthians x Bahia e Santos x Grêmio. Domingo - Inter x Chape, Fortaleza x Palmeiras, Vasco x Athletico PR, CSA x Ceará e Goias x Flu. Segunda - Avaí x Atlético MG.

OLHA A CLASSIFICAÇÃO !

* CLASSIFICAÇÃO geral do Brasileiro. O Flamengo é líder isolado com 42 pontos ganhos. O Palmeiras tem 39. Santos, 37.Internacional, 33. Corinthians e São Paulo, 32. Bahia, 31. Atlético Mineiro e Botafogo, 27. Athletico PR, 26. Vasco da Gama, 23. Ceará e Fortaleza, 22. Goiás, 21. Fluminense e Cruzeiro, 18. CSA, 16. Chapecoense, 14. Avaí, 23.

O Cruzeiro que perdeu para o Palmeiras está na Zona de Rebaixamento apesar de ter o mesmo numero de pontos do que o Fluminense. E o Avaí surpreendeu todo mundo ao vencer por 1 a 0 o Athletico PR.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos