Maracanã vai tremer com Flamengo e Santos pela disputa da ponta do Brasileirão

Clássico vai decidir quem termina o primeiro turno do Campeonato Brasileiro como campeão. Um título simbólico.

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

O estádio do Maracanã vai viver mais um dia histórico na tarde deste sábado. Lá estarão o Flamengo e o Santos, num jogo empolgante, para decidir quem termina o primeiro turno do Campeonato Brasileiro como campeão.

Em tese, por jogar em casa, ter mais pontos ganhos nesse momento (39), maior número de gols (41), maior número de vitórias (12) e melhor saldo de gols (23) o Mengão leva um certo favoritismo (se fizesse uma aposta eu votaria nele!).

Gabigol vai enfrentar seu ex-clube como artilheiro
Gabigol vai enfrentar seu ex-clube como artilheiro

PROMESSA DE JOGÃO
Mas como é um dos maiores clássicos do futebol brasileiro ele promete ser um jogo extremamente disputado, de muita aplicação tática e de muita tensão. Os números de momento dos dois times são os seguintes.

O Flamengo venceu 12 partidas, tem 39 pontos ganhos, 41 gols pró, 18 gols contra, saldo de 23 gols. O Santos ganhou 11 jogos, marcou 31 gols (dez a menos que o Flamengo) e levou 18 gols. Seu saldo é de 12 gols (11 a menos que o Fla).

MELHORES ATÉ AGORA
Ambos são sem sombra de dúvida os melhores times do Brasileirão até esse momento. O Flamengo melhorou muito depois da Copa América e o Santos nas últimas semanas apresentou uma queda de produção que o levou a perder alguns pontos na competição.

Mas a diferença entre os dois ainda é pequena na tabela de classificação. São apenas dois pontos e se o Peixão vencer vai virar o turno do Brasileiro como líder isolado (para surpresa de muita gente). Como disse, esse jogo será no Maracanã e vai começar as 17 horas. Não dá prá perder.

OUTROS PAULISTAS
Os outros três clubes paulistas que disputam a Série A do Brasileiro também entram em campo neste final de semana. O Palmeiras, que voltou a jogar bem a partir da contratação de Mano Menezes, enfrenta o Cruzeiro, de Rogério Ceni, que está em crise.

Corinthians pode vencer mais uma vez
Corinthians pode vencer mais uma vez

Em razão disso, o Verdão leva o favoritismo e dificilmente vai deixar de ganhar os três pontos. O Corinthians por sua vez joga fora de casa. Visita o Fluminense na tarde de domingo, 16 horas, no estádio do Maracanã. O Tricolor carioca atravessa péssimo momento e está ameaçado pelo rebaixamento.

DÁ PRA VENCER
Por isso, acreditamos que o time de Fábio Carille tem possibilidades de vencer, mesmo em fase técnica irregular. Finalmente, o São Paulo joga em casa diante do CSA às 19 horas (jogo à noite no Morumbi num domingo é demais, não???).

Tricolor paulistano terá de volta Daniel Alves, Antony, Pablo, Hernanes, Pato e Toró. Lógico que nem todos começarão a partida, mas o técnico Cuca contará durante toda a partida com ótimas opções caso queira modificar sua forma de atuar. Já o CSA está entre os quatro últimos colocados.

É um time que vai jogar fechado na esperança de faturar ao menos um ponto fora de casa. Missão praticamente impossível. Pelo menos, em minha opinião.

C * U * R * T * A * S

* SÓ PARA seu controle. Aqui todos os jogos desta que será a 19ª rodada do Brasileirão 2019: no sábado, Flamengo x Santos, no Maracanã as 17 horas, Palmeiras x Cruzeiro, na Allianz Arena, as 19 horas. Chapecoense x Vasco da Gama, em Chapecó e Ceará, também às 19.

Ceará x Botafogo carioca, em Fortaleza, as 21 horas. No domingo as 11 horas, dois jogos. Atlético MG x Internacional, em BH e Athletico PR x Avaí, em Curitiba. As 16 horas, Grêmio x Goiás, em PA, Fluminense x Corinthians, no Rio e Bahia x Fortaleza, em Salvador, Bahia.

BRIGA BOA NA CLASSIFICAÇÃO

* FINALMENTE às 19 horas, São Paulo x CSA, no Morumbi, em São Paulo. A classificação do campeonato está assim: Flamengo é o líder isolado com 39 pontos ganhos. Santos tem 37. Palmeiras, 36. Corinthians, 32. São Paulo, 31; Internacional e Bahia, 30. Atlético MG, 27. Athletico PR e Botafogo, 26. Grêmio Portoalegrense, 26.

Ceará, Fortaleza e Goiás, 21. Cruzeiro, 18. Fluminense e CSA, 15. Chapecoense, 14. Avaí, 10. Esta rodada como disse, será a última do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. A próxima já será pelo segundo turno.

NÚMEROS CURIOSOS

* ALGUNS números interessantes sobre o Campeonato Brasileiro. Clube que mais venceu foi o Flamengo. Teve 12 vitórias até agora em 18 jogos. Melhor ataque é também do Fla. Já marcou 41 gols nesse primeiro turno.

Melhor defesa é a do Corinthians que sofreu apenas 11 gols em 18 jogos. E melhor saldo de gols. Flamengo tem 23 gols de sobra porque marcou 41 e sofreu 18.

Bom lembrar que parte dos gols que o Flamengo sofreu foram na fase inicial do campeonato.Nas últimas partidas sua média de gols sofridos é baixa. Time ficou mais equilibrado.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos