Um meio de semana bastante agitado com Libertadores e Sul-Americana

As duas competições envolvem vários clubes brasileiros, inclusive em confrontos entre eles

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

As quartas de final da Copa Libertadores de América chegam a sua fase quartas de final. Os jogos de ida serão todos disputados no meio desta semana à partir dessa terça feira. A partir das 21h30 Grêmio e Palmeiras jogam em Porto Alegre.

Um dos grandes clássicos brasileiros e uma briga de gigantes para ver quem consegue se classificar para as semifinais da competição.

O equilíbrio entre os dois times é enorme. Nos mata matas que disputaram até hoje, o Grêmio venceu seis decisões e o Palmeiras, cinco.

VANTAGEM TRICOLOR
Por jogar em casa, o tricolor gaúcho leva alguma vantagem. Renato Gaúcho e Luiz Felipe Scolari devem colocar em campo o que tem de melhor. Por jogar em seu estádio o Tricolor gaúcho vai tentar uma vitória, para só precisar do empate no jogo de volta.

O Verdão, como gosta Felipão, vai jogar na defesa a procura de gols nos contra ataques em velocidade. Importante dizer que o Palmeiras é a asa negra do Grêmio na história de confrontos entre esses dois clubes. Como palpite, apontaria o Tricolor como provável vencedor.

MAIS DOIS JOGOS
Na quarta feira, mais dois jogos também importantes. As 21h30 no Maracanã o Flamengo (em grande fase técnica) recebe o bom time do Internacional. Jogo equilibrado, muito difícil, mas que tem o rubro negro carioca com algum favoritismo.

Flamengo pega o Internacional no Maracanã
Flamengo pega o Internacional no Maracanã

Às 19h15, a LDU recebe o lendário Boca Juniors. Como o clube argentino com mais peso de camisa, acredito mais na sua vitória.

Finalmente, na quinta-feira, as 19h15, o River Plate, da Argentina, atual campeão da Libertadores, encara o Cerro Porteño do Uruguai. Em casa, tudo favorece o River que ainda tem um time muito forte. É o favorito.

SEMANA QUE VEM
Os jogos de volta serão disputados na semana que vem. No dia 27, terça feira, o Palmeiras recebe o Grêmio, na Alllianz Arena.

O Inter encara na quarta feira que vem o Flamengo, em Porto Alegre e o Boca joga com a LDU em Buenos Aires. Na quinta que vem, dia 19h15, o Cerro enfrenta o River Plate, no jogo que vai definir qual deles será semifinalista.

Importante destacar que nestas quartas de final da Copa Libertadores quatro dos oito clubes participantes, são brasileiros. Essa fato já antecipa que pelo menos um brasileiro estará na grande final desta Copa. Aliás, com todo o respeito aos adversários, acho que desta vez o campeão da Libertadores deverá ser brasileiro.

C * U * R * T * A * S

SUL-AMERICANA

* A COPA Sul Americana também terá sequência nesse meio de semana. Nesta terça jogam a partir das 21h30, Atlético Mineiro e La Equidad. Na quinta, o Corinthians recebe o Fluminense (que acaba de trocar de técnico). Esses jogos são de ida.

Os de volta serão disputados nos dias 27 e 29 de agosto (no meio da próxima semana). Acredito que tanto Corinthians como Atlético Mineiro devem se classificar para as semifinais desta Copa. Os outros clubes que participam destas quartas de final já definiram classificação. São eles, Independiente e Colon.

JOGO ATRASADO

* O CAMPEONATO Brasileiro marca para a noite desta quarta-feira, às 19h15, em Curitiba, Athletico Paranaense x São Paulo. Esse jogo já deveria ter sido disputado mas como o Furacão tinha compromisso no Japão. a CBF decidiu adiar a partida para esta quarta feira.

Um jogo bem equilibrado, onde vale acrescentar que o Athletico Paranaense é muito forte dentro de casa, onde dificilmente perde, o que nos leva a crer que um empate já será um bom resultado para o São Paulo. Mas, é lógico, Cuca e seus jogadores vão tentar a vitória a qualquer custo.

* CUCA não terá nesse jogo Bruno Alves, zagueiro de área e Everton, que estão suspensos. Pato treinou mas também está fora. Em compensação Arboleda volta à zaga central e Liziero será mantido na meia.

Em tese, Daniel Alves e Juanfran, que foram muito bem no jogo diante do Ceará, devem jogar. Mas Cuca está atento ao estado físico dos dois porque o desgaste no jogo de domingo passado foi muito grande.

Juanfran, por exemplo, reclamou muito do calor. Mas como o jogo de hoje será à noite, ambos devem começar o jogo diante do Athletico PR.

FURAÇÃO VAI COMPLETO

* O ATHLETICO por sua vez promete entrar em campo com o que tem de melhor. Numa dessas, deve mesmo criar sérios problemas para o São Paulo nesta quarta feira. Para quem pretendia assistir esse jogo pela TV, mesmo pela fechada, uma triste notícia: o jogo não será transmitido pela televisão.

Só por emissoras de rádio ou então através da internet que tem sites, inclusive o FI, que contam o que está acontecendo minuto a minuto. Uma pena que um jogo desse nível não tenha tv. Culpa da diretoria do Athletico que não assinou com a Globo.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos