Empate do Corinthians no Itaquerão foi melhor para o Fluminense na Copa Sul-Americana

Quem perder o jogo estará fora da Copa Sul Americana. O empate com gols classifica o time paulista, pelo gol fora

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

A Fiel esperava muito mais de seu time. Afinal, nas últimas partidas, o Corinthians jogou um futebol convincente e conseguiu superar bem seus adversários. Só que na noite desta quinta feira, no Itaquerão, isso não aconteceu.

Primeiro porque os atacantes corintianos não estavam inspirados. E, segundo, porque o Fluminense que demitiu Fernando Diniz dias atrás, parece ter se dado bem com seu técnico tampão e jogou mais do que o fez em seus últimos jogos.

MEIAS FORAM BEM
Jogadores como Ganso e Nenê, que jogaram pelo São Paulo, foram destaques da partida. Melhor ainda foi a atuação do goleiro Muriel, do Flu. Ele fez defesas incríveis e ajudou a segurar o empate para seu time.

Enquanto isso, Fábio Carille fez tudo o que pode para evitar o empate. Colocou o que tinha de melhor em campo no início do jogo e no segundo tempo usou todas as alterações que a regra lhe permitiu. Mesmo assim, o Timão não foi Timão. Foi uma equipe aplicada, mas muito deficiente no campo ofensivo.

Fluminense segurou empate no Itaquerão
Fluminense segurou empate no Itaquerão

FUTEBOL RUIM
O futebol exibido pelos dois times, por sinal, foi de baixo nível técnico. O que valeu, na verdade, foi o espírito de luta, a aplicação de cada um. Para o Fluminense o empate, em tese, foi bom. Agora a decisão será no Rio de Janeiro, Maracanã, onde o Tricolor carioca estará num gramado que conhece bem e ainda terá o apoio incondicional de sua torcida.

Chance, portanto, de conseguir uma vitória (o que parecia impossível no Itaquerão,) Para o Corinthians foi um resultado altamente negativo. Carille, jogadores e torcida do Timão tinham certeza de que a vitória seria sua, mas a verdade é que o time não jogou o que podia e teve suas principais virtudes anuladas pelo aplicado Fluminense.

DECISÃO NO MARACANÃ
Próximo jogo entre Flu e Corinthians pela Copa Sul Americana será quinta-feira, dia 29 de agosto, a partir das 21h30. Quem perder o jogo estará fora da Copa Sul Americana (grande objetivo corintiano neste ano). O empate com gols classifica o time paulista, porque existe o critério de gol fora.

Clayson foi um dos destaques
Clayson foi um dos destaques

Se houver empate, a decisão irá para os pênaltis, como normalmente costuma acontecer nessas competições. Melhores jogadores do Corinthians neste jogo no Itaquerão: Cássio, Fagner, Gil, Pedrinho e Clayson.

No Fluminense destaque para Muriel, o melhor do time, Allan na cabeça de área, Nenê e Ganso no meio campo e Wellington Nem no ataque.

No jogo de volta lá no Rio o Fluminense já será dirigido por Oswaldo de Oliveira, que foi contratado nesta quarta feita para substituir Fernando Diniz.

NÃO BOTO FÉ
Eu não boto muita fé nesse treinador que considero superado. Mas, quem sabe, posso estar errado em minha colocação.

C * U * R * T * A * S

* ALÉM do Corinthians, também o Atlético MG disputa as quartas de final da Copa Sul Americana. O Galo jogou na terça feira, dia 20, contra o Equidad e venceu por 2 a 1, em Belo Horizonte.

O jogo de volta será no dia 27, também terça feira da próxima semana, quando o Atlético mineiro só precisará de um empate para chegar as semifinais deste torneio que dá vaga na Libertadores do ano que vem.

A princípio, o Atlético é favorito nessa briga, mesmo considerando-se que o Equidad decide a vaga ao lado de sua torcida no jogo de volta.

BRIGA BOA NA LIBERTADORES

* A COPA Libertadores de América também teve sequência no meio desta semana com quatro jogos. Na terça feira, o Grêmio perdeu em Porto Alegre para o Palmeiras por 1 a 0, numa partida em que o time de Luiz Felipe Scolari privilegiou a defesa mas conseguiu fazer um gol através Scarpa, em cobrança de falta.

Assim, o Verdão só precisa empatar no Pacaembu na próxima terça feira, as 21h30, para assegurar sua presença nas semifinais deste importante torneio. O Grêmio precisa vencer o jogo em São Paulo para não cair fora desta Copa.

Grêmio perdeu do bem armado Palmeiras
Grêmio perdeu do bem armado Palmeiras

*O FLAMENGO que venceu o Internacional por 2 a 0 na última quarta feira, no Rio de Janeiro, está com a faca e o queijo nas mãos. Pode até perder pela diferença mínima em Porto Alegre na próxima quarta feira à noite no Beira Rio, e, ainda assim, estará classificado.

Em minha opinião, o Colorado gaúcho não tem potencial para fazer três gols no Flamengo. Acredito por isso mesmo que o Mengão vai se classificar para as semifinais. O Inter vai ser obrigado a sair em busca dos gols e deixará espaço para o Mengão fazer os seus.

OS ARGENTINOS

River Plate, atual campeão, venceu fácil
River Plate, atual campeão, venceu fácil

* ENQUANTO os clubes brasileiros tentam garantir vaga nas semifinais, mais quatro clubes tentam do outro lado uma vaga nessa fase decisiva da Libertadores.

Nos jogos de ida disputados nessa semana, o Boca Juniors, da Argentina fez 3 a 0 na LDU, lá em Quito, Equador. Na próxima quarta, em casa, o Boca deve vencer até por margem maior de gols.

O River Plate, também da Argentina, jogou nesta quinta contra o Cerro Porteno, em Buenos Aires. Placar final, River 2 x Cerro Porteño 0. Dia 29, quinta feira, será o jogo decisivo lá em Assunção.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos