Santos defende a liderança do Brasileirão no clássico San-São com São Paulo no Morumbi

Em tese, pela fase que atravessa, o Santos entra em campo com ligeiro favoritismo. Vai ser um grande San-São

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Neste sábado, a partir das 17 horas, o Santos entra em campo no estádio do Morumbi em São Paulo para defender não só a liderança do Campeonato Brasileiro mas também uma invencibilidade que já chegou aos oito jogos seguidos neste primeiro turno da competição.

Seu adversário será o dono da casa, o São Paulo, que viveu um momento de sonho no meio de semana com a presença de 44 mil pessoas para ver a apresentação do lateral direito Daniel Alves. E que, motivados pela bombástica contratação de seu clube de coração devem superlotar o Morumbi na tarde desse sábado (já foram vendidos mais de 40 mil ingressos antecipados para esse jogo!).

Santos é favorito no Morumbi
Santos é favorito no Morumbi

GRANDES CLUBES NO SAN-SÃO
São dois dos maiores clubes do futebol paulista e brasileiro que disputam um dos clássicos mais importantes do País num momento em que o clube da Baixada vem jogando um futebol definido como o melhor do Brasil.

Enquanto isso, o seu adversário, o São Paulo, luta para saltar mais três pontos à frente na tabela de classificação e ficar um pouco mais perto da primeira colocação ocupada pelo seu temível adversário de hoje.

PEIXE É FAVORITO
Em tese, pela fase que atravessa, o Santos entra em campo com ligeiro favoritismo. Basta olhar a campanha dos dois times para saber o porque desse favoritismo. O Peixe está com 32 pontos ganhos em 13 jogos, com 10 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota. Marcou 23 gols e sofreu 9 o que lhe dá um saldo positivo nesse momento de 14 gols.

O São Paulo por sua vez está com 21 pontos ganhos em 12 jogos (tem um jogo a menos!), 5 vitórias, 6 empates (é o time que mais empatou até agora) e apenas uma derrota. Marcou 15 gols e sofreu 7, o que deixa um saldo favorável de 8 gols.

Cuca teve um jogo adiado e ganhou mais 14 dias para treinar sua equipe. Sampaoli não teve a mesma sorte, pois jogou no último final de semana, mas teve a alegria de ver seu time vencer o Goiás por 6 gols a 1, o que certamente reforçou a auto estima de seus jogadores.

PODE DISPARAR
Se vencer, o Santos vai a 35 pontos e fica ainda mais tranquilo na liderança do campeonato. Já o São Paulo se vencer avança 3 pontos na classificação geral e deixa a diferença para o líder que hoje é de 11 para 9 pontos ganhos.

São Paulo tenta parar o Santos
São Paulo tenta parar o Santos
Ou seja, esse clássico é sim importante para o Santos, mas quem precisa mesmo vencê-lo é o São Paulo. Porque se perder, o Peixe continuar líder isolado do campeonato, enquanto o São Paulo se for derrotado aumenta sua diferença para o Santos para 14 pontos.o que o eliminaria praticamente da disputa pelo título brasileiro nesse ano.

SÓ CANAL FECHADO
Só a TV fechada vai transmitir ao vivo essa partida. Uma pena. Merecia ser transmitida também pela TV aberta para que todos aqueles que gostam de futebol pudessem assisti-la. Mas como quem ainda manda no futebol brasileiro é a televisão, não há nada o que se possa fazer.

Detalhe: só a torcida sãopaulina poderá ver o jogo no estádio. Como o mando é Tricolor, a lei não permite que os santistas compareçam. Lamento.

C * U * R * T * A * S

* OS OUTROS dois grandes clubes do futebol paulista também jogam nesta rodada. O Corinthians entra em campo às 11 horas da manhã, em Porto Alegre, para enfrentar o Internacional. Jogo muito difícil para o time de Fábio Carille que está em fase ascencional, mas vai sofrer para ganhar pontos nesse jogo.

É que o Inter raramente perde em casa. Seu problema é jogar fora, onde raramente vence ou empata. Assim, em tese, o Colorado gaúcho entra em campo como favorito enquanto o Corinthians vai tentar ao menos trazer um ponto prá casa.

* INTER promete colocar seu melhor time em campo. Também o Corinthians que recuperou os jogadores que estavam machucados deve entrar em campo com o que tem de melhor. Até o momento o Corinthians faz campanha um pouco melhor que o Inter.

Timão tem 23 pontos ganhos, 6 vitórias, 5 empates e 1 derrota, 15 gols a favor e 8 contra. O Inter está com 20 pontos, 6 vitórias, 2 empates e 5 derrotas, 16 gols pró e 12 contra. Se vencer o jogo no Beira-Rio o Inter passa a ter o mesmo número de pontos do Corinthians, 23. Vai ser uma guerra.

PALMEIRAS PRECISA GANHAR

* O PALMEIRAS joga as 16 horas de domingo, contra o Bahia, em São Paulo. Time de Luiz Felipe Scolari está em segundo lugar na tabela de classificação com 28 pontos ganhos, 4 a menos que o líder Santos.

O Bahia tem 19 pontos, faz campanha aceitável e tenta se aproximar dos sete primeiros lugares que dará lugar na Libertadores do ano que vem. Verdão não vem bem nas últimas partidas. Só ganhou um jogo pela Libertadores, mas no Campeonato Brasileiro tem patinado bastante. Ainda assim, como ele joga em casa, deve ganhar.

Palmeiras empatou com Corinthians no Itaquerão
Palmeiras empatou com Corinthians no Itaquerão

OUTROS JOGOS

* AQUI OS OUTROS jogos desta décima quarta rodada do Brasileirão. Neste sábado, além de São Paulo e Santos jogam Ceará x Chapecoense, as 17 horas, em Fortaleza e Flamengo x Grêmio, as 19 horas, no Maracanã.

No domingo a partir das 16 horas jogam Botafogo x Athletico PR, no Rio de Janeiro e Avaí x Cruzeiro, em Florianópolis. As 19 horas, o Goiás, que vem de ser goleado por 6 a 1 pelo Santos, recebe em Goiânia o Vasco da Gama de Vanderlei Luxemburgo. Acredito mais no time cruzmaltino que voltou a jogar um bom futebol.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO
* NA SEGUNDA feira mais um jogo as 20 horas entre CSA x Fortaleza, de Rogério Ceni, em Maceió. Time cearense tem tudo para vencer. Antes desses jogos a classificação é a seguinte: Santos é o líder com 32 pontos. Palmeiras tem 28. Flamengo e Atletico MG, 24. Corinthians, 23. São Paulo, 21.

Internacional, 20. Athletico Paranaense, Botafogo e Bahia, 19. Ceará. Goiás e Grêmio, 17. Fortaleza e Vasco da Gama, 14. Fluminense, 12. Chapecoense e Cruzeiro, 10. CSA, 8. Avaí, 5.

Faltam 5 rodadas para o final do primeiro turno.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos