É clássico prá ninguém botar defeito no Brasileirão

Quem gosta de futebol sabe que esse é um dos maiores e mais badalados clássicos do futebol paulista e brasileiro

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

São Paulo x Palmeiras. Quem gosta de futebol sabe que esse é um dos maiores e mais badalados clássicos do futebol paulista e brasileiro. Um dos melhores do mundo. Desta vez ele será disputado no estádio do Morumbi neste sábado, a partir das 19 horas e fará parte da décima rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2019.

Outros jogos vão acontecer neste final de semana (10 ao todo) mas esse jogo entre dois dos mais importantes clubes do futebol paulista é sem dúvida o mais importante. Tem história, tem curiosidades, tem uma enorme rivalidade. No momento o Verdão atravessa uma fase técnica bem superior.

Palmeiras é favorito no clássico
Palmeiras é favorito no clássico
Na tabela de classificação do Brasileiro o ele é o líder absoluto, com 25 pontos ganhos, 8 vitórias e 1 empate (não perdeu nenhum jogo até agora), 18 gols marcados e apenas 2 sofridos e um saldo fantástico de 16 gols.

TRICOLOR BEM ATRÁS

O São Paulo, por sua vez tem 14 pontos ganhos (11 a menos que o Verdão), 3 vitórias, 5 empates e 1 derrota. Marcou 8 gols e sofreu 5.

Seu saldo é de apenas 3 gols positivos. Só pelas campanhas e pelo número de pontos ganhos dá para perceber que o Palmeiras está mesmo num estágio bem superior.

Mesmo assim, é bom não apostar todas as fichas no time de Felipe Scolari. É que o Tricolor de Cuca aproveitou bem a interrupção ocorrida durante a Copa América de Seleções e parece ter melhorado tanto sua condição técnica como também a física.

Mesmo porque alguns atletas que estavam muito abaixo de sua melhor condição vão jogar neste sábado com quase noventa por cento de seu potencial (caso do competente Hernanes, que será um dos titulares do time do Morumbi).

São Paulo com fator campo
São Paulo com fator campo
SÓ FATOR CAMPO
Além disso, o São Paulo terá a seu favor o fator campo. O Morumbi estará cheio só de sãopaulinos já que em São Paulo os clássicos determinam que só o mandante tenha torcida presente no estádio.

Esses detalhes podem ajudar o São Paulo a vencer e se reabilitar depois de muito tempo sem ganhar clássicos (não ganhou nenhum em 2019).

De qualquer forma, se fizermos uma análise bem fria sobre esse jogo não teremos outra alternativa a não ser indicar o Palmeiras como grande favorito do clássico. O São Paulo entra em campo como o azarão. Não há como fugir dessa previsão, goste o não o torcedor do chamado time da fé.

C * U * R * T * A * S

* O SÃO PAULO vai colocar em campo o que, no momento, é o que ele tem de melhor. Antony, que esteve na Seleção sub 20, Pablo que estava machucado, Arboleda que esteve na Seleção do Equador.

Todos estarão em ação contra o Palmeiras. Ou seja; Cuca vai colocar em campo o que tem de melhor, que, a nosso ver, forma um time forte. Já o Palmeiras vai manter seu time principal que não perdeu nesse ano. Será que perde agora???

DOIS FAVORITOS

* OS OUTROS jogos do Brasileirão. Neste sábado - Grêmio x Vasco da Gama, em Porto Alegre, às 17 horas. Tricolor gaúcho favorito. Fortaleza x Avaí, as 17 horas. Em casa o time de Rogério Ceni é favorito. Deve vencer.

Grêmio e Fortaleza são favoritos
Grêmio e Fortaleza são favoritos
Às 19 horas o Santos pega o Bahia em Salvador. Peixão é vice líder com 20 pontos ganhos. Bahia tem 14. Alvinegro está em fase superior. Tem boa chance de vencer. Sampaoli está fazendo excelente trabalho. Ótimo treinador.

* NO DOMINGO às 11 horas da manhã Flamengo e Goiás, no Maracanã. Mengão tem tudo para vencer.

Às 16 horas, Cruzeiro x Botafogo carioca. Em BH time de Mano Menezes estará mais perto da vitória.

Corinthians x CSA em Itaquera. Dá para o Timão vencer com facilidade. Adversário é bastante fraco. Athletico PR x Internacional. Jogaço. Dois times que se equivalem. Tudo pode acontecer. As 19 horas, Chapecoense x Atlético Mineiro.

FORTE EM CASA

* EM CASA a Chape é muito forte. Grandes times já foram até lá e perderam o jogo. Pode acontecer de novo. O Galo tem oscilado muito. Na segunda-feira, a partir das 20 horas, o Fluminense encara o Ceará, no Rio de Janeiro.

Santos é vice-líder
Santos é vice-líder
Acredito mais no Tricolor carioca. Apesar de seus problemas financeiros, tem time para vencer. Esta será a décima rodada do campeonato. Primeiro turno termina na décima nona. Campeonato, na trigésima oitava.

BRIGA POR PONTOS

* VEJA como está a classificação do campeonato em seus dez primeiros lugares. Palmeiras é o líder isolado com 25 pontos ganhos. Santos tem 20. Flamengo, 17. Inter e Atlético MG, 16. Goiás e Botafogo, 15. Bahia e São Paulo, 14. Corinthians, 12.

Quatro últimos colocados - Chapecoense e Cruzeiro com 8 pontos, CSA com 6 e Avaí com 4. O Fluminense também tem 8 mas pelo regulamento está em 16º lugar. Todos ameaçados pela degola.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos