Copa do Brasil tem quatro jogos decisivos

Cruzeiro, Palmeiras, Flamengo e Grêmio são, em princípio, os favoritos para chegar às semifinais

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Um meio de semana decisivo para a Copa do Brasil 2019. Nesta quarta feira serão disputados quatro jogos que definirão os quatro semifinalistas da competição. A partir das19h15 o Bahia encara o Grêmio, em Salvador e o Atlético-MG enfrenta o Cruzeiro no estádio Independência.

Nestes jogos já há um favorito disparado, o Cruzeiro, que ganhou o jogo de ida por 3 a 0 e agora pode até perder por dois gols de diferença que a vaga será sua. O Atlético precisaria vencer por 3 gols para levar a decisão para os pênaltis ou então fazer 4 gols e não levar nenhum para ter o direito a ficar com a vaga.

POR VITÓRIA
No outro jogo, o Grêmio que empatou o jogo de ida (1x1) precisa de uma vitória simples para atingir seu objetivo. O Bahia também se classifica com vitória simples.

Um empate leva a decisão para os pênaltis. Encerradas estas partidas, mais duas serão disputadas a partir das 21h30.

EQUILÍBRIO NO RIO
No Rio de Janeiro, o Flamengo recebe o Athetico Paranaense com quem empatou em Curitiba em 1 a 1. Assim, qualquer dos dois protagonistas deste clássico do futebol brasileiro só precisa de vitória simples para se classificar. O empate leva o jogo para os pênaltis.

No mesmo horário o Internacional pega o Palmeiras na sua Arena onde raramente perde. No jogo de ida deu Verdão,1 a 0. Ou seja: se o jogo terminar empatado a vaga será do time de Felipão.

Cruzeiro tem ampla vantagem contra o Galo
Cruzeiro tem ampla vantagem contra o Galo

OS FAVORITOS
Numa análise sobre as possibilidades desses clubes, diria que Grêmio, Flamengo e Palmeiras são favoritos a classificação, além, é lógico do Cruzeiro que, em minha opinião já entra em campo classificado.

Os quatro clubes que com seguirem vaga nas semifinais, também jogarão duas partidas para saber quem chegará a grande final da competição . Como se percebe, entre os oito clubes que disputam as quartas de final da Copa do Brasil,só um é paulista: o Palmeiras.

Há ainda dois gaúchos (Inter e Grêmio), um baiano (o Bahia), um carioca (Flamengo), dois mineiros (Cruzeiro e Atlético MG) e um paranaense (Athletico PR). Se minhas previsões se confirmarem, nas semifinais só haverá um clube de cada Estado: Palmeiras, Grêmio, Flamengo e Cruzeiro.

Essa no momento é a competição que melhor premia o campeão. Daí o empenho dos clubes em busca do título. Além do premio em dinheiro, o clube que ganhar a Copa do Brasil terá vaga automática na Copa Libertadores de América do ano que vem.

C * U * R * T * A * S

* RAMIRES que foi contratado pelo Palmeiras pode estrear nesta quarta contra o Internacional. Ele viajou com a delegação e Felipão insinuou que pode aproveita-lo durante a partida. Ramiro é volante e teve bons momentos na Seleção Brasileira.

Pode ser de grande utilidade para o atual líder invicto do Brasileirão. No jogo desta quarta Felipão promete colocar em campo o time que considera titular ao contrário do que fez diante do São Paulo no sábado passado. Palmeiras só volta a São Paulo na próxima semana. Até lá treina e joga fora de casa.

* SÓ PARA lembrar. O Campeonato Brasileiro volta só no sábado com cinco jogos. Vasco da Gama x Fluminense, às 11 horas no Rio de Janeiro (clássico), Bahia x Cruzeiro, as 17 horas, em Salvador, Internacional x Grêmio, às19 horas, em Porto Alegre, Ceará x Palmeiras, às 19 horas, em Fortaleza e CSA x Athletico Paranaense, em Maceió, às19 horas.

No domingo, às 11 horas da manhã, Botafogo x Santos, no Rio. As 16horas, Atlético Mineiro x Fortaleza em BH e Corinthians x Flamengo, em São Paulo. As 19 horas, Avaí x Goiás, em Florianópolis.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos