Palmeiras e Santos fazem o principal jogo da rodada do Brasileirão

Rivais paulistas se enfrentarão no Pacaembu de olho na liderança da Série A

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Campinas, SP, 17 (AFI) - O Campeonato Brasileiro de Futebol versão 2019 chega nesse final de semana a sua quinta rodada. Serão dez jogos, três dos quais neste sábado, dia 18 de maio. Às 16 horas o Fluminense enfrenta o Cruzeiro no Maracanã e às 19 horas jogam Atlético Mineiro e Flamengo, no estádio Independência, em Belo Horizonte.

Mas o grande jogo mesmo deste final de semana, aquele que tem tradição e opõe dois dos clubes paulistas que mais ganharam títulos até hoje no País, será aquele que vai colocar frente à frente Palmeiras e Santos, curiosamente, os dois primeiros colocados na classificação geral do campeonato.

O time paulistano joga todo fechado e prioriza não levar gols. Já o time da Baixada joga em função do gol, apesar de contar com excelente formação defensiva. Em tese, um jogo digno de ser visto até por quem não torce por nenhum dos dois times.

Embolado!
O Palmeiras não é líder isolado. Tem Santos e São Paulo a seu lado com o mesmo número de pontos, 10, mas leva vantagem nos critérios de desempate como define o regulamento. O Verdão em quatro jogos disputados venceu três e empatou um. O mesmo acontece com o Peixe. Só que o Palmeiras fez 8 gols e sofreu apenas 1, enquanto o Santos marcou 7 e sofreu 2.

Dudu é a esperança de gols do líder Palmeiras no clássico paulista. (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)
Dudu é a esperança de gols do líder Palmeiras no clássico paulista. (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)
Diferenças mínimas, que dão a ideia exata de como esse clássico vai ser disputado em seus mínimos detalhes. Nem o fato do jogo ser no "velho" Pacaembu, que fica na capital paulista, nos dá condições para indicar o Palmeiras como favorito. Na verdade é um jogo aberto onde qualquer dos times tem qualidades e condições de vencer.

Vai depender muito do momento, da inspiração individual de um ou mais jogadores, que podem criar a jogada do gol decisivo para sua equipe. Não acredito em goleada. Acho que será uma partida equilibrada, de poucas chances de gol onde tudo pode acontecer.

Truncado!
Se você espera ver um show de bola, esqueça. Será jogo truncado, onde haverá valorização da posse de bola e da marcação. Será também o duelo entre dois dos técnicos mais badalados do momento no futebol paulista e brasileiro. Luiz Felipe Scolari e Sampaoli.

Ambos sabem muito de futebol e têm domínio total sobre seus comandados. Acho até que o equilíbrio é tanto que um empate parece ser o resultado mais provável. Tomara esteja errado, mas é o mais provável quando duas equipes com essas características se encontram.

Jorge Sampaoli tentará colocar o Santos na liderança isolada. (Foto: Ivan Storti / Santos)
Jorge Sampaoli tentará colocar o Santos na liderança isolada. (Foto: Ivan Storti / Santos)
CURTAS


*O VERDÃO não perde a 26 jogos no Campeonato Brasileiro. A série invicta começou no campeonato do ano passado quando o Palmeiras foi campeão. E teve continuidade no Brasileiro desse ano onde o Palmeiras até empatou, mas não perdeu.

O Santos também não perdeu no Brasileiro desse ano. Tem feito gols e tem a segunda defesa do campeonato ao lado do São Paulo. É um time bem armado que gosta de se impor em seus jogos.

*ESPERO que a arbitragem não cometa nenhum erro mais grave e que utilize ao mínimo o recurso do VAR. Considero muito ruim para o futebol quando um resultado acaba tendo a influência direta de quem apita.

Como Palmeiras e Santos são equipes que jogam duro mas não são violentas, acredito que não haverá expulsão nessa partida. E para terminar. Só a torcida do Palmeiras poderá ir ao Pacaembu hoje. É o que manda a lei.

*NO JOGO Fluminense e Cruzeiro, considero o time mineiro favorito. Mas pode dar zebra. Na partida entre Atlético e Flamengo, em Minas, o rubro negro carioca me parece mais perto da vitória. Galo está em fase decadente.

No domingo o futebol começa cedo no Brasileirão. Jogam São Paulo x Bahia, no Morumbi, a partir das 11 horas. Tricolor está invicto e joga em casa. Tudo indica, deve ganhar mesmo que tenha certa dificuldade.

*A PARTIR das 16 horas, mais quatro jogos. O melhor deles será em Curitiba, na Arena do Furacão. O Athletico PR é favorito contra o Corinthians que está em fase pouco propicia. Seu time está jogando muito mal.

O Goiás recebe o Botafogo em Goiânia. Time carioca está em melhor fase. A Chapecoense encara o Fortaleza, de Rogério Ceni. Time cearense precisa da vitória ou entra no Z4. Um desafio para Ceni e seus comandados.

*EM PORTO Alegre o Inter que está em excelente fase enfrenta o frágil CSA, que não ganha de ninguém. O Colorado deve ficar com os três pontos. A partir das 19 horas mais dois jogos. Vasco da Gama x Avaí, em São Januário e Ceará x Grêmio, em Fortaleza.

Vejo o Vasco melhor que o Avaí e o Grêmio, se jogar completo, tem tudo para ganhar fora. Detalhe: Tricolor é um dos clubes na zona do rebaixamento. Precisa começar a reagir

*ANTES dessa rodada a classificação do Brasileirão está assim. Palmeiras, Santos e São Paulo -10 pontos. Atlético MG e Botafogo, 9. Athletico PR e Flamengo, 7.Bahia, Inter, Goiás e Cruzeiro, 6. Corinthians. 5; Chapecoense, 4. Ceará, Fluminense, Fortaleza e CSA, 3. Grêmio e Avaí, 2. Vasco da Gama, 1. Como se percebe, o Corinthians é entre os paulistas o que ocupa pior situação. Está em 12º lugar com apenas 5 pontos.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos