São Paulo pega Palmeiras no Pacaembu para se firmar no Paulistão

Pelos números e pelo elenco, não há dúvidas de que o Verdão é favorito. Mas São Paulo tentará surpreender.

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Tricolor paulistano vai enfrentar na tarde deste sábado, no Pacaembu, a partir das 16h30, um de seus mais importantes rivais no futebol paulista e brasileiro. Falo do milionário Palmeiras, de Luiz Felipe Scolari, que segundo a crítica especializada de São Paulo tem um dos elencos mais fortes e milionários do Pais.

O São Paulo, ao contrário, tem um elenco apenas regular e nem tem um técnico efetivo, porque Vagner Mancini, que dirige seu time nesse momento, é um treinador tampão (ele está no lugar que será de Cuca, quando o técnico gaúcho se recuperar de uma cirurgia no coração realizada semanas atrás).

VERDÃO COMO FAVORITO
Antes de fazer esse texto para apresentar esse clássico, fiz um levantamento do que os dois times já realizaram no Paulistão desse ano, E cheguei à conclusão de que se no futebol existisse lógica, o Verdão se ria o grande favorito a vencer esse clássico.

Entre suas qualidades estão o fato de ter mais time, mais recursos financeiros e ainda um técnico carismático que costuma preparar surpresas para seus adversários. Preocupa os adversários.

COMPARAÇÃO DE NÚMEROS
Numa comparação dos números de Palmeiras e São Paulo chegaremos à conclusão de que o Verdão tem demonstrado mais competência do que seu adversário desse sábado. Em dez jogos disputados, o Palmeiras ganhou 5, empatou 4 e só perdeu 1. O São Paulo ganhou 4, empatou 2 e perdeu 4.

O ataque verde perde para o do São Paulo por apenas 1 gols, porque o Tricolor fez 12 e o Verdão, 11. Em compensação, no que se refere a defesa, o time de Felipão é bem melhor. Em dez jogos só sofreu 5 gols enquanto o São Paulo.sofreu 12.

EMPATE VALE VAGA
Se empatar o clássico, o Palmeiras garante sua classificação apesar de ainda ter um jogo para disputar. O São Paulo, ao contrário, vai sofrer até a décima segunda rodada porque está embolado com Ituano e Oeste nas três primeiras colocações de seu grupo. Em razão disso, o São Paulo é quem mais precisa vencer esse jogo.

Se não conseguir, pode até nem se classificar para a fase dos mata matas do Paulistão 2019. O que pode ajudar o São Paulo nesse jogo é o fato do Palmeiras ter uma prioridade neste ano. A de ser campeão da Libertadores e depois tentar um título mundial no torneio que a Fifa vai promover no final desse ano com representantes das Confederações filiadas a ela.

FELIPÃO E O TROCA-TROCA
Com esse pensamento Felipão tem poupado seus melhores jogadores e pode até colocar em campo neste sábado um time misto, que apesar de ter bom nível não apresenta a mesma força da equipe titular.

Se isso acontecer, o São Paulo não enfrentaria um adversário tão forte e poderia até ganhar os três pontos que estarão em jogo.

Bom lembrar ainda que entre os quatro grandes do futebol paulista o São Paulo é o clube que menos ganha clássico nos últimos dez anos.

SÃO PAULO IRREGULAR
Seja em casa ou fora dela, o Tricolor até consegue algumas boas exibições mas, no final da partida, deixa o gramado quase sempre como perdedor.

A esperança da torcida tricolor é que na tarde desse sábado no Pacaembu (lei exige torcida única nos clássicos paulistas) é que esse tabu caia por terra e seu o São Paulo volte a ganhar clássicos como acontecia em seu passado glorioso.

Confirmo: jogo do Pacaembu será as 16h30 e terá transmissão pela TV paga. Não haverá transmissão em canal aberto. Eu lamento!!!

C * U * R * T * A * S

Ferroviária faz jogo importante contra o São Caetano
Ferroviária faz jogo importante contra o São Caetano
* TODOS os jogos da décima segunda rodada do Campeonato Paulista de 2019. Nesta sexta feira jogam Bragantino e Ituano, Red Bull e São Bento, Ferroviária e São Caetano e Santos x Novorizontino, a partir das 20h30, no Pacaembu.

Nesses jogos diria que o Braga, por jogar em casa, tem boa chance de vencer, apesar do bom futebol que o Ituano tem apresentado.

O Red Bull é favorito disparado contra o São Bento de Sorocaba e a Ferroviária, em Araraquara, me parece mais perto da vitória. Peixe, melhor do campeonato, passa pelo Novorizontino.


CLÁSSICO E DÉRBI

* NO SÁBADO, um super clássico no Pacaembu. A partir das 16h30, São Paulo x Palmeiras. Como disse acima o Verdão tem mais time e está mais perto da vitória.

Também no sábado, a partir da 19 horas, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, mais uma edição do tradicional clássico entre Ponte Preta e Guarani. A Macaca tem campanha melhor que a do Guarani.

Além disso, joga em casa. Chance de vitória pontepretana é das melhores. Lembramos de qualquer forma que é um dérbi regional e nessa situação o Bugre tem condições de surpreender.

Mirassol faz jogo de vida ou morte contra o Botafogo
Mirassol faz jogo de vida ou morte contra o Botafogo

DUELOS DE DOMINGO

* DOMINGO dois jogos fecham a décima primeira rodada. O Corinthians encara o Oeste, de Barueri, a partir das 16 horas, no Itaquerão.

Pelo que vi o Timão jogar no último meio de semana, acredito numa vitória do time de Fabio Carille. As 19 horas, em Mirassol, o time da casa enfrenta o Botafogo, de Ribeirão.

Mirassol tem crescido de produção e em seu estádio tem mais chance de vitória do que o tricolor ribeiropretano. Como percebem, nesta rodada não sobrou jogo para a segunda feira à noite. A rodada termina mesmo na noite deste domingo.

NÚMEROS DO DÉRBI

* NÚMEROS do dérbi campineiro. A Ponte Preta em dez jogos venceu 4, empatou 4 e perdeu 2. Marcou 10 gols e sofreu 6. É a segunda melhor defesa do campeonato.

Já o Guarani em dez jogos ganhou 4, empatou 2 e perdeu 4. Marcou 11 gols e sofreu 13. Defesa é fraca. Como nos clássicos da capital, esse dérbi também proíbe a presença das duas torcidas.

Uma pena, porque seria muito mais emocionante se torcedores dos dois clubes pudessem entrar no estádio. De qualquer maneira, lei é lei e precisa ser cumprida. Existem motivos para a proibição.

SURPRESA NA SELEÇÃO

* UMA informação de última hora. O zagueiro Militão que foi revelado pelo São Paulo e negociado com o Porto, de Portugal, foi negociado com o Real Madrid.

Segundo soubemos, o Tricolor terá parte do dinheiro pago pelo Real e na somatória do que recebeu e vai receber, terá mais de 40 milhões em caixa.

Uma ótima negociação, já que Militão mesmo ainda muito jovem, não queria mais ficar no Morumbi. Esse garoto, por sinal, é zagueiro de área. Tem muito talento. Não demora muito e será titular do Real e pode ser até da Seleção Brasileira.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos