Clássico Corinthians e Santos vai agitar a Arena Itaquera pelo Paulistão

Corinthians e Santos prometem fazer um clássico com sobra de emoção e muita transpiração.

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Na rodada desse final de semana o Paulistão 2019 prevê uma série de jogos interessantes que podem mexer forte nos quatro grupos em que o campeonato foi dividido. O melhor desses jogos será disputado no Itaquerão, onde Corinthians e Santos prometem fazer um clássico com sobra de emoção e muita transpiração.

A rivalidade dos dois alvinegros é antiga e sempre que eles se enfrentam as duas torcidas ficam super motivadas. No momento o time dirigido por Fábio Carille está em fase de remodelação, onde alguns dos novos contratados ainda não conseguiram produzir o que podem ou sabem.

Santos está com os melhores números do Paulistão
Santos está com os melhores números do Paulistão
PEIXE É O MELHOR
Já o Santos do argentino Sampaoli, além de ser o melhor time do campeonato até agora (tem o maior número de vitórias, pontos e o melhor ataque), está em fase surpreendentemente boa, para quem precisou contratar reforços à última hora e não teve muito tempo para treinar.

A verdade é que Sampaoli chegou envolvido por um certo descrédito porque a última imagem deixada por ele ao dirigir a Seleção da Argentina na Copa do Mundo, não era das melhores.

Mas Sampaoli chegou, conseguiu escalar onze titulares, deu padrão de jogo a seus atletas e montou uma equipe que, pelo menos até agora, surpreende pela eficiência de seu futebol.

TIMÃO É PERIGOSO
Diante desse quadro qualquer jornalista esportivo indicaria o Santos como favorito do jogo, mas como em clássico as vezes o time inferior vence e surpreende, não seria inteligente de nossa parte cravar o Santos como favorito disparado.

Acho até que deve ser jogo parelho, com mais técnica por parte do Santos, que é um time ofensivo, e muita raça pelo lado corintiano que privilegia a defesa e prefere tentar gols na base dos contra ataques.

Boselli fica com responsabilidade dos gols
Boselli fica com responsabilidade dos gols
GUSTAGOL FARÁ FALTA
Mas para fazer gols o Corinthians tem contado ultimamente precisou com Gustagol. Na atual temporada, por exemplo, a maioria dos gols do alvinegro paulistano foram marcados ou criados por esse jogador.

Só que, por contusão, ele vai estar fora, o que nos faz prever dificuldade ainda maior para o time da fiel fazer gols.

Independente disso, no entanto, devido sua linda história, esse clássico promete Itaquerão cheio só com torcedores do Timão (pelas leis atuais o torcedor santista não poderá entrar no estádio) e muita vibração.

HOMENS DE PRETO
Tomara a arbitragem não cometa erros graves e que o melhor vença mesmo sabendo que o empate também será um bom resultado para os dois. Como não estou em São Paulo, vou assistir esse jogo no domingo a partir das 16 horas pela televisão. Se puder, faça o mesmo. Garanto que não vai se arrepender.

C * U * R * T * A * S

* O JOGO Corinthians e Santos será neste domingo, as 16 honras, como informamos. Além desse clássico, mais um jogo será disputado neste domingo. O São Bento vai receber a Ponte Preta, de Campinas, em Sorocaba.

Time sorocabano está pessimamente situado na tabela de classificação e é o principal ameaçado para o rebaixamento. Em razão disso, a Ponte me parece favorita. Chance de reabilitar do time azul de Sorocaba é pequena. E se perder mais uma, dificilmente vai escapar da degola e, no ano que vem pode disputar a segundona paulista.

Ponte Preta é melhor do que o São Bento
Ponte Preta é melhor do que o São Bento

* BOM lembrar que esse jogo em Sorocaba começa às 19 horas do domingo. Neste sábado a tabela prevê dois jogos importantes. As 16h30 em Mirassol, o time da casa recebe o Palmeiras. A região toda ao redor de Mirassol é de uma maioria palmeirense.

Em razão disso, prevemos estádio super lotado As 21 horas (horário bem maluco para se programar um jogo!) jogam São Paulo x Ferroviária, de Araraquara. Como o Morumbi foi invadido pelas aguas da chuva, essa partida foi transferida para o Pacaembu, que possui um ótimo gramado.

TRICOLOR NÃO VAI BEM

* TIVE a chance de assistir.as últimas partidas disputadas pelo São Paulo sob o comando de Vagner Mancini. O time está em alta. Tem ótima postura defensiva, boa criatividade no meio campo e muita velocidade no ataque. Em razão disso, indico o Tricolor como favorito dessa partida.

Mas o estádio não estará cheio. Não só devido ao horário mas também porque o sãopaulino não está feliz com a produção de seu time nesse momento. A Ferroviária será franco atiradora. Se conseguir ao menos um empate com o Tricolor neste jogo estará bom demais.

* ESSA é a décima rodada do Paulistão. Vão faltar duas para o final da primeira fase. A rodada começou na sexta feira com Botafogo x Bragantino, Oeste x Red Bull e Ituano x Guarani, de Campinas.

Ela será encerrada na segunda-feira, as 17h30 com Novorizontino e São Caetano. O time do ABC não está bem das pernas. Ainda é um time ameaçado pelo rebaixamento. Já o Novorizontino faz campanha aceitável e em seu estádio costuma se impor. Acredito numa vitória da equipe da casa. Hoje o Santos é o melhor time do campeonato. São Bento é o pior.

NOVIDADE DE TITE

* COMO Vinicius Junior se machucou, Tite, técnico da Seleção, chamou David Neres para seu lugar. Em minha opinião, antes de Neres Tite deveria ter pensado em Dudu, que é base no ataque do Palmeiras. Neres ainda é muito verde.

Mas como o técnico é Tite, ele optou pelo ex ponta do São Paulo. Nenê está com o joelho iniciado e, por isso, não enfrenta a Ferroviária, neste sábado. Diego Souza foi emprestado ao Botafogo do Rio até o fim do ano e Araruna, ao Fortaleza, à pedido do mito Rogério Ceni. Acho que nenhum dos dois fará falta ao Tricolor.

COPA DO BRASIL

* SAIU A tabela da terceira fase da Copa do Brasil. O Corinthians joga já na semana que vem, dia 13 de março, uma quarta-feira, contra o Ceará, lá em Fortaleza. Jogo difícil. No dia seguinte, o Vasco da Gama recebe o Avaí, em São Januário, no Rio de Janeiro.

Já o Fluminense, o Santos e o Botafogo carioca que também disputam esse torneio só voltarão a jogar no mês de abril. Diretoria do São Paulo deu prensa na Prefeitura de SP para que haja uma reforma rápida no Morumbi devido a invasão das aguas da chuva. Clássico com o Palmeiras será lá.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos