Corinthians precisa desta vitória para não sofrer pressão

Se não vencer a possibilidade de classificação do Time da Fiel para a principal fase do campeonato será bastante diminuída

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Time de Fábio Carille precisa muito dos três pontos que vai disputar na tarde desse domingo, a partir das 17 horas, em Novo Horizonte, contra o Novorizontino, pela sexta rodada do Paulistão 2019. Se não vencer e seus adversários de grupo conseguirem vencer, a possibilidade de classificação do Time da Fiel para a principal fase do campeonato será bastante diminuída.

Em tese, o Corinthians seria favorito nesse jogo. Mas seu momento é tão ruim que não dá para apostar seco na sua vitória. Ao contrário. A expectativa é de o jogo seja muito difícil, disputado em todos os espaços do gramado e com possibilidade até de uma vitória do time mandante.

EMPATE RUIM

LOVE e GUSTAGOL: dupla ofensiva promete muitos gols pelo Timão
LOVE e GUSTAGOL: dupla ofensiva promete muitos gols pelo Timão

A maior prova de que o Corinthians atravessa péssima fase foi o empate em dois gols contra o Ferroviário na noite da última quinta feira, em Londrina. pela primeira fase da Copa do Brasil.

O resultado pode até ser considerado injusto para o time cearense.

O Corinthians só empatou (o que lhe deu a classificação!) porque Cássio fez defesas fantásticas e o atacante Gustagol estava inspirado.

Além disso, o primeiro gol corintiano aconteceu numa terrível falha do goleiro Gleibson, que ao tentar uma defesa fácil, deixou a bola escapar, o que deu ao atacante Gustavo a chance de empatar a partida (estava 1 a 0 para o Ferroviário).

MAIS PRESSÃO
Na sequência da partida o Ferroviário continuou a pressionar, mandou no jogo e fez 2 a 1 logo no começo do segundo tempo. Para sorte do Corinthians, Gustagol fez mais um, empatou o jogo e garantiu a classificação corintiana para a próxima fase do torneio. Neste jogo que teve pouco mais de 20 mil pessoais no estádio de Londrina, dois jogadores estiveram muito abaixo de seu potencial.

Falo dos Manoel e Henrique (que já era titular do time quando a quele zagueiro chegou do Cruzeiro). Nas bolas altas lançadas sobre a grande área corintiana, eles não conseguiram alcançar nenhuma. Aliás, isso já tinha ocorrido diante do Palmeiras, no clássico disputado na Allianz Arena.

SOLUÇÃO RÁPIDA

Um problema sério que se não for solucionado A curto prazo pode levar o Corinthians a sofrer muitos gols nesse tipo de jogada e comprometer totalmente seu objetivo de disputar as principais fases do Campeonato Paulista.

Bom destacar neste jogo a reestreia de Vagner Love. Dessa vez ele não foi o centro avante mas mostrou competência como meia ofensivo e foi bastante útil ao seu time. Pelo que mostrou tem tudo para crescer de produção e ser um dos destaques do time nessa segunda passagem pelo Timão.

Só para lembrar. O jogo de que falei acima entre Novorizontino e Corinthians, pela primeira fase do Paulistão, será neste domingo, a partir das 17 horas, em Novo Horizonte, interior de São Paulo. TVs aberta e fechada prometem transmiti-lo. Confiram!.

C * U * R * T * A * S

* E JÁ QUE falamos no Paulistão, sua sexta rodada começou nesta sexta feira com dois jogos. O Red Bull fez 2 a 1, de virada, no Ituano, em Campinas, e São Bento x Ferroviária, jogaram em Sorocaba.

No sábado mais três jogos. O São Caetano recebe o Oeste, as 16h30; o Santos enfrenta o Mirassol, as 17 horas e a Ponte Preta pega o São Paulo, no Moisés Lucarelli, em Campinas, a partir das 19 horas.

Numa análise sobre os três jogos diria que em São Caetano tudo pode acontecer, Nos outros dois, Santos é favorito e São Paulo, em má fase, sofre contra a Macaca.

* DOMINGO a rodada tem Guarani x Botafogo, em Campinas, no Brinco de Ouro, as 20 horas. O Novorizontino enfrenta o Corinthians em seu estádio às 17 horas. Não há um favorito destacado nesse jogo.

Finalmente, na segunda feira à noite, a partir das 20 horas, o Palmeiras volta a jogar na Allianz Arena, a partir das 20 horas, contra o Bragantino. A diferença técnica entre esses dois times é gigantesca. Se prevalecer a lógica, o Verdão ganha mais três pontos e dispara na liderança de seu grupo. O Braga esse ano vai brigar para não cair.

COPA DO BRASIL

* COMO no início de minha carreira como radialista eu trabalhei em Votuporanga, tenho um carinho muito especial por aquela cidade e seu povo. Por isso torci pela Votuporanguense na última quarta feira para que ela superasse o Ypiranga, do Rio Grande do Sul, em casa. Não foi possível.

Peixe enfiou 7 a 1 no Altos do Piauí
Peixe enfiou 7 a 1 no Altos do Piauí
Time de Votuporanga lutou muito mas no final da partida o placar lhe foi desfavorável por 1 a 0. Esse jogo foi válido pela Copa do Brasil 2019. Além desse jogo, destaco a fácil vitória do Santos contra o Altos, do Piaui, por 7 a 1. Foi um massacre. Altos é muito fraco.

* O FLUMINENSE carioca também goleou. Fez 5 a 0 No River, do Piauí. O Vasco empatou em 2 a 2 com o Juazeirense e ainda assim garantiu sua vaga.

Pela Sul Americana, o Union La Lalera empatou com a Chapecoense em 0 a 0 e o Botafogo carioca bateu o Defensa por 1 x 0.

No meio da próxima semana ais jogos da Libertadores, Copa do Brasil e Copa Sul Americana serão disputados. Esses torneios ainda estão merecendo maior atenção nesta fase inicial (exceto a Libertadores). O interesse só deve crescer nas fases mais próximas as oitavas de final.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos