Houve justiça no Campeoanto Brasileiro deste ano

Porque somou o maior número de pontos, teve o melhor ataque, a melhor defesa e o melhor saldo.

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 2018 foi justo em todos os sentidos. O Palmeiras foi um grande campeão. Ganhou o título com justiça, porque somou o maior número de pontos, teve o melhor ataque, a melhor defesa e o melhor saldo.

Já o Paraná foi o primeiro a ser rebaixado, foi o último colocado e mereceu voltar a série B do campeonato. Nas primeiras quatro primeiras colocações do Brasileiro, as quatro melhores equipes. Palmeiras, Flamengo, Internacional e Grêmio foram mesmo os clubes que melhor futebol apresentaram.

Na Zona de Rebaixamento também caíram os piores times, no caso Sport Recife, América MG, Vitória e o Paraná.

Para o próximo campeonato foi muito bom que alguns dos chamados grandes clubes do futebol brasileiro não tenham caído. Casos do Vasco da Gama, que só não caiu por um ponto, do Fluminense, que estava seriamente ameaçado mas venceu o América Mineiro e se salvou e até o Corinthians, que chegou a estar ameaçado mas soube reagir na hora certa.

GIGANTES IMPORTANTES
Sem esses gigantes, o campeonato do ano que vem perderia muito de seu peso. Em relação aos clubes que sonhavam com a Copa Libertadores, boa parte deles atingiu seu objetivo. Casos como dissemos de Palmeiras, Flamengo, Inter e Grêmio, além de São Paulo e Atlético MG que vão disputar a pré Libertadores, mas poderão chegar a fase principal se vencerem seus compromissos iniciais

Depois dos resultados de domingo, quatro clubes estão classificados para a melhor fase da Copa Libertadores do ano que vem (Palmeiras, Flamengo, Inter e Grêmio). Para a pré Libertadores, São Paulo e Atlético MG garantiram vaga.

A Pré começa em fevereiro, um mês antes da fase de grupos. Lembro que também o Cruzeiro está classificado porque ganhou a Copa do Brasil. Há ainda o Atlético PR que pode chegar lá, se for campeão da Sul Americana deste ano (primeiro jogo será quarta feira em Barranqulla).

SUL-AMERICANA
Por falar nesse torneio, o Corinthians, mesmo derrotado pelo Grêmio, está classificado para a Sul Americana 2019. Assim como Fluminense, Botafogo, Bahia e Santos. Caso o Atlético PR vença a Sul Americana 2018, vai sobrar mais uma vaga para o futebol brasileiro.

Neste caso, a Chapecoense vai ocupá-la. de acordo com sua colocação no Brasileirão deste ano. O Palmeiras teve o melhor ataque do campeonato, mas o grande artilheiro do Brasileirião foi Gabigol, do Santos, com18 gols em 38 rodadas.

Mesmo com essa marca, Gabigol não deve ficar no Santos. Ele tem várias propostas e deve mesmo deixar o Peixe.

No mais, vale acrescentar que apesar da justiça na classificação do campeonato, a arbitragem foi o ponto negativo desta competição. É preciso que a CBF prepare melhor seus apitadores e que a partir do ano que vem a VAR seja adotada oficialmente.

C * U * R * T * A * S

* PALMEIRAS fez linda festa na Allianz Arena com participação direta de sua fanática torcida e até a presença ilustre do futuro Presidente da República, Jair Bolsonaro (que é palmeirense e esteve na Arena com a camisa do clube).

No final, o placar de 3 a 2 para o Verdão, agradou a torcida. O Vitória deu trabalho, chegou até a fazer dois gols, mas prevaleceu a melhor qualidade do elenco verde. Os gols foram marcados por Edu Dracena, aos 42 do primeiro tempo. Scarpa aos 11, Iago aos 25, Luan aos 27 (Vitória) e Bruno Henrique aos 44 do 2º tempo.

* APESAR do espírito festivo do jogo, o espetáculo agradou. Nada menos do que 41.256 torcedores pagaram ingresso. Melhor jogador do Palmeiras foi Felipe Melo. Ele jogou muito e não deu botinadas, como é seu costume. O Vitória que já caiu, valorizou o espetáculo.

TIMÃO CAI DE NOVO

* O CORINTHIANS perdeu mais uma no Brasileiro. Seu adversário foi o Grêmio, que fez um gol através Jael aos 11 minutos do primeiro tempo e depois administrou o resultado. Produção medíocre do time de Jair Ventura que fez seu último jogo como técnico do alvinegro paulistano. André Carille deve assumir a vaga logo no começo do ano que vem.

O resultado foi justo. O Corinthians não jogou nada, mas, ainda assim, ganhou um bônus. Vai poder disputar a Copa Sul-Americana porque mesmo com derrota classificou´-se para esse torneio.

* NESTE jogo em Porto Alegre, ninguém jogou nada. Ao ponto de Jadson dizer ao final do jogo que "o melhor para o Corinthians é esquecer esse segundo semestre". Aliás, ele também praticou um futebol discreto diante do Tricolor gaucho.

Há quem diga que o presidente Andres Sanchez, que está mal com a fiel, pretende investir forte no futebol do clube em 2019. Poderia trazer Diego Tardelli, atacante que já foi do São Paulo e um grande zagueiro brasileiro que está no Exterior. Seria bom, porque com o elenco atual o Timão não ganha nada em 2019.

ABEL COTADO NO SANTOS

* CUCA dirigiu o Santos pela última vez neste domingo. A partir desta segunda feira ele não será mais técnico do Peixe. Disse que vai fazer uma cirurgia de coração e quer tempo para se recuperar.

Numa dessas, o futuro técnico do Santos deve ser Abel Braga que gostou da primeira proposta feita pela diretoria do alvinegro da Vila. Aliás, considero excelente essa contratação se der certo. Abelão é muito bom treinador e poderá fazer um grande trabalho no Santos. Mas é importante dizer que a diretoria precisa correr atrás de bons reforços.

* NO JOGO de domingo, o Santos perdeu para o Sport, lá no Recife por 2 a 1. Gols foram de Rogério aos 30 e Hernane aos 46 para o Sport e Rodrygo, aos 48 minutos do segundo tempo para o Santos. Resultado justo, já que o time da Vila não jogou um bom futebol. Nenhum de seus jogadores se destacou.

Nem o jovem Rodrygo, que fez um gol e mais nada. A partir desta segunda feira a diretoria do Peixe vai tentar fechar logo o acordo com Abel Braga e depois concretizar o projeto para o ano que vem. Muitas novidades poderão vir por aí. Aguardemos.

TRICOLOR PERDE OUTRA

* SÃO PAULO perdeu para a Chapecoense lá em Chapecó por 1 a 0. O gol foi marcado por Leandro Pereira, aos 23 minutos do segundo tempo, numa jogada iniciada pela direita, em total impedimento, pelo jogador Canteiros. Esse, por sinal, foi o melhor jogador do time da casa e um dos melhores da partida.

Com o resultado a Chapecoense escapou do rebaixamento. Já o São Paulo, que ainda sonhava com uma vaga na fase principal da Libertadores, não atingiu seu objetivo. Vai disputar a pré e precisa trabalhar rápido para montar um time confiável.

* POR FALAR em confiável, o time que entrou em campo no domingo em Chapecó, não jogou bem. Em especial o veterano Nenê que errou muitas jogadas, fracassou nos arremates e quase não criou boas jogadas. Acho até que ele está na descendente e não merece ser titular do São Paulo daqui prá frente.

No segundo período quando Nenê saiu, começaram a entrar os jovens atletas vindos de Cotia. O São Paulo dominou o jogo, criou boas jogadas e mostrou que é melhor apostar nos garotos do que nos veteranos. André Jardine deve optar por isso.

TODOS OS RESULTADOS

* TODOS os resultados da última rodada do Brasileirão 2018. Atlético MG 1 x Botafogo 0, Flamengo 1 x Atlético PR 2, Paraná 1 x Internacional 1, Chapecoense 1 x São Paulo 0, Bahia 0 x Cruzeiro 0, Fluminense 1 x América MG 0, Ceará 0 x Vasco da Gama 0, Sport 2 x Santos 1, Palmeiras 3 x Vitória 2 e Grêmio 1 x Corinthians 0.

Palmeiras foi o clube que mais venceu, 23 vezes. Que fez mais gols, 64. Que sofreu menos gols, 26. Teve melhor saldo, 38. Artilheiro foi Gabigol com 18 gols. Verdão fez a melhor campanha de um turno em toda a história.

*CLASSIFICAÇÃO final. Palmeiras, campeão, com 80 pontos ganhos. Flamengo foi vice com 72. Internacional, 69. Grêmio, 66. São Paulo, 63. Atlético MG, 59. Atlético PR, 57. Cruzeiro, 53. Botafogo, 51. Santos, 50. Bahia, 48.Fluminense, 45. Corinthians, Chapecoense e Ceará, 44. Vasco da Gama, 53. Sport Recife, 42. América MG, 40. Vitória, 37. Paraná, 23.

Como curiosidade, dois clubes gaúchos, Internacional e Grêmio, ficaram entre os quatro primeiros colocados do campeonato. Prova do bom nível do futebol gaúcho em todo esse ano. Um privilégio.

A MINHA SELEÇÃO

* NO FINAL de um campeonato o leitor já tem a sua seleção dos melhores da competição. Eu também fiz a minha. No caso, meu goleiro é Cássio, que, não fosse sua fase maravilhosa, o Corinthians poderia ter sido rebaixado. Outros goleiros brilharam, com Fabio, do Cruzeiro, Paulo Vitor, do Atlético MG, mas o do Corinthians superou todas as expectativas.

Na lateral direita indico Victor Ferraz, do Santos. Time da Vila fez campanha irregular, mas Victor manteve o nível e foi brilhante durante a competição. Por isso o escalo na lateral direita da seleção.

* MEU MIOLO de zaga é composto por duas feras. Geromel e Arboleda. Eles jogam muito. Não tem nada melhor em suas posições. Na lateral esquerda escalo Fabio Santos, um veterano, mas que manteve seu nível durante todo o campeonato. Ele hoje é titular do Atlético MG.

Na cabeça de área coloco Rodrigo Dourado, do Internacional (fantástico marcador) e Bruno Henrique, do Palmeiras. Além de marcar bem ele faz muitos gols. É útil atrás e na frente. Na meia, escalo Paquetá, a jovem promessa do Flamengo que virou realizade. Jovem e craque.

* NO ATAQUE coloco três jovens feras. Na direita o melhor jogador do campeonato,Dudu, do Palmeiras. jogou muito e desequilibrou em favor do Palmeiras. Meu centro avante é Gabigol, do Santos, artilheiro do campeonato com 18 gols.

Só por isso já merecia ser o centro avante titular desta seleção. Mas ele tem outros atributos que, somados, fazem dele um dos grandes atacantes brasileiros. Na esquerda (ele joga pelas duas pontas) está Everton, do Grêmio. Joga tanto que Tite já começa a leva-lo com frequência à seleção. Atacante com "A" maiúsculo.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos