Brasileirão ainda tem lenha para queimar

Última rodada terá longa lista contra rebaixamento e disputa por vagas na Libertadores

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

O Palmeiras já é o campeão brasileiro da temporada e Paraná e Vitória, da Bahia já estão rebaixados. Ainda assim, a última rodada (38ª) do Brasileirão 2018 terá ainda alguns jogos importantes e decisivos que vão definir qual o clube que disputará a principal fase da Copa Libertadores de 2019 (ao lado de Palmeiras, Flamengo e Inter) e quais os dois clubes que vão acompanhar Vitória e Paraná na queda para a série B da competição.

No que se refere a quarta vaga para a Libertadores, aposto todas as minhas fichas no Grêmio Porto Alegrense. O São Paulo, que também sonha com a vaga, joga fora de casa contra a Chapecoense (que não pode perder ou será rebaixada).

TIMÃO DESMORALIZADO
Já o Tricolor gaúcho enfrenta um Corinthians totalmente desmoralizado depois da péssima campanha feita no Brasileirão desse ano. Lógico que futebol não é matemática e, de repente, por uma casualidade da vida, o São Paulo pode até vencer seu adversário lá em Chapecó e o Corinthians endurecer o jogo contra o Grêmio, em Porto Alegre.

Eu, no entanto, não acredito muito nisso. Acho que o Grêmio será o quarto colocado do campeonato e o São Paulo terá mesmo que disputar a pré Libertadores em 2019. Quanto a briga para não cair, nada menos do que seis clubes estão ameaçados pela degola nesta última rodada do Brasileiro. Os mais ameaçados são Sport Recife e América MG, que nesse momento integram o Z4.

Mas caso eles vençam seus compromissos, podem envolver Chapecoense, Vasco, Fluminense e Ceará nesta difcil missão de assegurar vaga na série A do ano que vem. Entre esses clubes, o menos ameaçado é o Ceará, do técnico Lis ca. Com 43 pontos o time de Fortaleza dificilmente cai, até porque, vai enfrentar o limitado Vasco em seu estádio, onde dificilmente perde pontos.

BOAS CHANCES
A Chapecoense também tem boa chance de se salvar pois joga em casa contra o São Paulo que atravessa péssima fase técnica. Mas Fluminense, Vasco e América Mineiro, podem sim ser rebaixados se tropeçarem nos seus jogos deste domingo.

O Flu pega o América Mineiro no Rio. Por jogar em casa leva alguma vantagem. Mas como o América precisa dos pontos para não cair, acredito que esse jogo será bem equilibrado.

Qualquer dos dois pode vencer. O empate favorece o tricolor carioca. O Sport, outro ameaçado, vai enfrentar o Santos, time de altos e baixos que não passa muita confiança. Bom lembrar, no entanto, que o Peixe tem mais time e boa chance de vencer.

Por tudo isso, se fosse indicar nesse momento quem deve cair junto com Vitór ia e Paraná (que já cairam) indicaria América MG e Vasco. Não é uma afirmativa. É apenas um palpite. Vamos ver depois da rodada se minhas indicações foram corretas ou não. Importante é opinar sempre e jamais ficar em cima do muro..

C * U * R * T * A * S

* CONFIRA todos os jogos da trigésima oitava rodada (a última) do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2018. No sábado, 19 horas, Atlético MG x Botafogo, em BH e Flamengo x Atlético PR, no Rio de Janeiro.

Domingo as 17 horas- Paraná x Internacional, Chapecoense x São Paulo, Bahia x Cruzeiro, Fluminense x América Mineiro, Ceará x Vasco da Gama, Sport Recife x Santos, Palmeiras x Vitória e Grêmio x Corinthians.

Os jogos do sábado também seriam disputados no domingo, mas a pedido dos mandantes houve antecipação daqueles 2 jogos .

ESCOLHA PERIGOSA NO SÃO PAULO

* ANDRÉ Jardine foi campeão muitas vezes nas fileiras inferiores do São Paulo como técnico. Agora acaba de ser efetivado no cargo como treinador do time principal do Tricolor. Decisão em comum acordo do presidente Leco e do diretor de futebol, Raí.

Jardine: uma escolha arriscada do Tricolor
Jardine: uma escolha arriscada do Tricolor

Não sei se foi a mais acertada. Eu ainda não daria ao Jardine a missão de dirigir o time principal do Tricolor, porque ainda o vejo inseguro no cargo como técnico tampão. No elenco, Nenê e Diego Souza dominam o treinador e isso pode prejudica-lo. Melhor seria contratar o Abel Braga, Abelão.

* EXPLICO. Como os veteranos se impõem a Jardine, ele praticamente será forçado a sempre escalar Nenê ou Diego, mesmo que caiam de produção em alguns momentos. Nenê, por exemplo, não faz gols há quinze jogos. Seu futebol caiu de qualidade, algo normal para um atleta de 37 anos.

Só que Nenê quer jogar sempre e quando não o escalam ele faz biquinho. Se Jardine deixar-se levar pela pressão deste jogador, poderá ver seu time prejudicado ao entrar em campo com um atleta fora de forma. Assim, ou Jardine se impõe logo ou não vinga.

MISSÕES DA DIRETORIA

* E TEM mais. A diretoria precisa contratar alguns reforços de peso já que o clube está classificado para a Copa Libertadores da América. Time precisa de um grande goleiro, alguém que venha para ser titular. Jean tem jogado bem mas ainda não mostrou que é mesmo o goleiro ideal para o São Paulo.

Além de um goleiro, será necessário um bom lateral direito, um reserva a altura para Reinaldo na esquerda, mais um cabeça de área de qualidade e um meia armador que tenha muita criatividade. Além, é lógico, de um artilheiro nato, que saiba fazer gols.

* SE ESSAS providências não forem tomadas o São Paulo vai disputar a Libertadores mais uma vez, mas sem nenhuma possibilidade de chegar a fase decisiva. Será participar por participar. Espero que o clube arrume dinheiro e saia às compras. Mas que gaste bem e não jogue milhões de reais fora como já aconteceu antes.

E mais. Será necessário uma boa limpeza no elenco. Sidão não serve para o São Paulo. Deve ser negociado. Assim como outros jogadores que tiveram muitas oportunidades neste ano e não deram no couro. Melhor libera-los já.

TIMÃO VOLTA COM CARILLE

* O CORINTHIANS vai mesmo trazer Carille de volta. Bom treinador, ele vem com a esperança da fiel de que dará um jeito no futebol corintiano que foi de péssima qualidade nesse ano que se encerra. Só que apenas Carille não resolve.

Com o atual elenco o ainda jovem treinador não terá recursos para montar um bom time. Problema é que o clube não tem dinheiro e nem jogador para vender. Pedrinho que poderia ser transformado em dinheiro vivo, não teve uma só proposta que preste. Diante disso o CorinthIans pode ter técnico mas não terá elenco.

Carille está de volta ao Corinthians
Carille está de volta ao Corinthians

* O PROBLEMA corintiano, no entanto, não é técnico ou jogador. É diretivo. Andres Sanchez que foi o presidente que derrubou o Corinthians para a segunda divisão, foi reeleito a pouco tempo e voltou ainda pior do que era. O Corinthians vem sendo muito mal dirigido. Tanto financeira como administrativamente.

Sanchez está superado e além disso está no listão da Lava Jato er a qualquer momento poderá ser julgado e preso.. Já passou da hora dos homens de bem do clube fazerem um movimento para afastar Sanchez. Ou a situação vai piorar.

VERDÃO COM REFORÇOS

* O PALMEIRAS que faz mais uma festa do título neste domingo na Alllianz Arena onde joga contra o rebaixado Vitória, da Bahia, até não precisava contratar reforços como acontece com seus rivais paulistas.

Mas a diretoria nem bem terminou o campeonato e já saiu atrás de reforços todos de primeira linha. Como a Crefisa renovou seu patrocínio, a o departamento de futebol já saiu a cata de reforços sem medo de gastar. A expectativa é ganhar em 2019 o que o Verdão não conseguiu em 2018. A conquista da Copa Libertadores e de um Mundial.

Ou seja. Felipão terá em 2019 além dos dois times que utilizou várias vezes neste ano na Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão, mais alguns novos contratados que darão ainda mais qualidade ao seu time. Vai ser difícil ganhar do Verdão no próximo ano.

ADEUS DE CUCA

* O SANTOS não terá Cuca, que vai passar por uma cirurgia séria no coração. Como ele não estava bem com o atual presidente do clube, deu essa desculpa e vai deixar o Peixe após o jogo deste final de semana.

Para a vaga deixada por Cuca, ao que tudo indica, será contratado o experiente Abel Braga que já foi procurado e gostou da proposta.

Santos deverá perder Gabigol e já corre atrás de outro jogador artilheiro em clubes sul americanos. Vanderlei que ganha alto salário pode sair. O São Paulo, por exemplo, tem muito Interesse em contratá-lo.

FURACÃO NA DECISÃO

* O ATLÉTICO PR venceu o Fluminense no Rio de Janeiro por 2 a 0 na última quarta feira e classificou-se para a grande final da Copa Sul Americana de 2018. Furacão jogou muito melhor e mereceu vencer.

Agora vai pegar o Junior Barranquilla que eliminou o Santa Fé. Clube paranaense tem tudo para ser campeão do torneio. Ida será na quarta-feira lá e a volta, dia 12, em Curitiba, na Arena da Baixada.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos