Atlético-PR está com a Copa Sul-Americana nas mãos

O Furacão empatou em 1 a 1 com o Junior Barranquilla, na Colômbia e ficou perto da taça

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

O Atlético Paranaense empatou em 1 a 1 com o Junior Barranquilla, lá na Colômbia e praticamente colocou as duas mãos no título da Copa Sul Americana de 2018. Futebol exibido pelo time de Curitiba foi muito discreto no primeiro tempo do jogo, mas melhorou demais no segundo. Os gols do jogo, por sinal, aconteceram justamente nesta segunda etapa quando os dois times procuraram muito mais o gol (na primeira fase houve muito respeito entre os dois).

Ficou evidente que o Junior joga um bom futebol e é um adversário bastante perigoso. Alguns de seus jogadores são muito rápidos e possuem boa qualidade técnica e, em razão disso, criaram muita dificuldade para a defesa e principalmente para o goleiro do Furacão do Paraná. Mas o representante brasileiro também mostrou qualidade. Mostrou que tem mais time do que seu adversário e que, em casa, pode sim não só vencer o Juni or como levantar o troféu de campeão ao final do jogo.

Aliás, quando cometei essas finais da Copa Sul Americana, disse claramente que o Atlético tinha mais time e atravessava melhor fase. Adiantei até que ele seria o campeão dessa edição do torneio. E isso está prestes a se concretizar. Em Curitiba, na próxima quarta feira, com estádio super lotado (todos os ingressos foram vendidos) o Atlético tem tudo para sagrar-se campeão da Sul Americana como de também ter uma vaga na Copa Libertadores da América de 2019.

E se isso ocorrer, um outro clube será indicado pela CBF para representar o Brasil como um dos classificados para esse importante torneio. Pelo que pude verificar, no caso do Furacão ganhar o título na quarta feira que vem, a Chapecoense deverá substitui-lo no grupo de clubes brasileiros que disputarão a próxima Sul American a. Uma enorme surpresa para um clube que até a última rodada do Brasileirão lutou contra o rebaixamento e que, de repente, poderá estar na Copa Sul Americana de 2019 ao lado de mais cinco clubes brasileiros (Botafogo, Santos, Bahia, Fluminense e Corinthians).

Lógico que tudo isso vai depender de uma vitória do Atlético sobre o Junior Barranquilla na quarta feira, dia 12 de dezembro. Mas se por acaso isso não acontecer, o Atlético PR é quem disputará a próxima Sul-Americana enquanto a Chapecoense ficará fora dessa competição. Detalhe. Atlético PR e Junior não perderam nenhum jogador por expulsão ou cartão amarelo no jogo da última quarta feira. Assim sendo, ambos poderão contar com força máxima no segundo jogo das finais da Copa Sul Americana, o que certamente vai valorizar muito o espetáculo e dar emoção ao máxima ao jogo.

CURTAS
*SÃO PAULO já começa a se preparar para as disputadas do ano que vem.Raí, diretor de futebol já conseguiu acertar duas contratações - o lateral direito Igor Vinicius, que jogava na Ponte Preta, de Campinas, e Leo Pelé, que disputou o Brasileirão pelo Bahia. Ambos são muito jovens e, segundo aqueles que os viram jogar, possuem qualidade suficiente para defender um grande clube como o Tricolor paulistano. Outra contratação que achei importante foi a de Carlinhos Neves. Preparador físico que estava no Santos e agora volta para o São Paulo.

*A PROGRAMAÇÃO para o inicio de 2019 também já foi feita pelo departamento de futebol do São Paulo. A apresentação dos jogadores será no dia 3 de janeiro. No dia 4, clube viaja para os Estados Unidos onde disputará dois jogos pela Flórida Cup. No dia 10, o jogo será contra o Eintracht de Frankfurt, Alemanha e no dia 22 contra o Ajax, da Holanda. No dia 14 de janeiro, a delegação volta e começam os preparativos para a estréia no Paulistão que será no dia 20 de janeiro contra o Mirassol, no Morumbi. Pré Libertadores será nos dias 5 e 7 de fevereiro.

*ANDRÉ Jardine que foi efetivado como técnico, promete aproveitar bem o tempo com treinamentos diários, talvez em dois períodos, já que o tempo será curto para dar ritmo a equipe até o primeiro jogo do Campeonato Paulista.Paralelamente Raí garante que nos próximos dias anunciará pelo menos duas grandes contratações de um meia de alto nivel e um centro avante goleador. Por esses reforços o clube não irá poupar dinheiro. Objetivo é fortalecer a equipe nos seus setores mais carentes. Haverá também uma série de dispensas no elenco.

*ENTRE os que serão negociados estáo Sidão, goleiro que não vingou como jogador no São Paulo e Trellez, que apesar do esforço não justificou sua contratação como atacante no inicio desse ano. Liziero, revelação das fileiras inferiores pode ser negociado porque nas últimas hor4as surgiram várias propostas para contrata-lo. A diretoria vê possibilidade nisso. Já Bruno Alves que é zagueiro de área, que recebeu proposta para jogar na China, não deverá deixar o São Paulo. Primeiro porque é titular absoluto e segundo porque diretoria não quer vende-lo.

*QUANTO a Nenê que começou bem no clube mas decepcionou nos últimos jogos, pode ficar mas poderá não ser titular na maioria dos jogos. Jardine quer um time mais rapido, que corra o campo todo e se desdobre em campo na marcação e no ataque. Nene com mais de 37 anos, não tem condições físicas para entrar nesse ritmo. Assim, pode ser apenas uma opão de elenco sem garantia de ser um dos titulares da equipe. Se não aceitar, será liberado. Diego Souza, ao contrário, deve ser aproveitado porque não costuma reclamar se ficar na reserva.

*CORINTHIANS continua sem dinheiro. Por isso, tem dificuldades até em pagar a sua folha de pagamento. Há salários atrasados e falta dinheiro para grandes contratações. Ainda assim foi anunciado nesta quinta feira a contratação de André Luiz, um atacante que pertencia a Ponte Preta. Tem apenas 21 anos. Também já foram contrtatados Michel Marcelo, lateral direito, o atacante Mosquito e o volante Richard, que pertencia ao Fluminense. Paralelamente foram dispensados Emerson Skeik, Danilo e Vilson. Os tres não tiveram contratos renovados.

*TAMBÉM no comando técnico houve mudança. Jair Ventura, que foi mal no comando do time, foi dispensado ao final do campeonato. Carille, que foi campeão várias vezes pelo Corinthians nos últimos anos, está de volta. Ele já rompeu com o clube chines onde trabalhava e nos próximos dias se apresentará no Parque São Jorge para assinar contrato. Ele vai ajudar na reformulação do elenco. Um dos futuros reforços que o Timão deve contratar é Thiago Neves, que brigou com o Cruzeiro por causa de salários não pagos. Também Tardelli pode vir.

*A ESTRÉIA do Corinthians no Paulistão será no dia 29 de janeiro contra o São Caetano, no Itaquerão. Neste ano o clube não participará da Copa Libertadores de América. Mas terá lugar na Copa Sul Americana que só começa no meio do primeiro semestre. Há ainda a disputa da Copa do Brasil cuja tabela será doviçgada mas próximas semanas. Diretoria tenta reformular o pagamento do estádio que fica com toda a arrecadação de bilheteria do Corinthians. Várias reuniões serão feitas nas próximas horas para modificar alguns itens do contrato.

*ROMERO terá seu contrato vencido em algumas semanas mas segundo o jogador não haverá problema para a renovação. Ele não quer deixar o clube e, segundo diz o diretor de futebol, o Corinthians também quer ficar com o atléta. Aliás, boa parte dos titulares tem contrato em vigência e não teráo problemas para continuar no clube. Mas há quem diga, que Carille pode fazer uma triagem no elenco para liberar jogadores que não lhe interessam e abrir espaço para novos contratados. Idéia é ter o elenco enxuto mas de bom nivel de até 25 jogadores.

*O PALMEIRAS tem o melhor elenco do futebol brasileiro. Não por acaso, foi campeão com todos os méritos do últimos Campeonato Brasileiro. Mas Felipão, que tem proposta para dirigir a Seleção da Colômbia mas vai ficar, pediu ao gerente de futebol do clube para contratar alguns reforços. Um deles já deve chegar até a semana que vem. Falo de Carlos Eduardo, atacante que defende um clube do Egito. Ele conseguiu liberação e deve chegar a São Paulo nas próximas horas. Falam muito bem dos recursos técnicos desse jogador. É gpleador.

*MAS VIRÃO outros jogadores por aí. Alexandre Matos, que cuida das contratações, já tem uma relação de atletas nas mãos e promete pelo menos tres bons rerforços para o próximo ano. Por outro lado, há várias propostas para a compra do atacante Dudu, o melhor jogador do último Brasileirão. O jogador garante que não sai, mas a torcida está preocupada. Presidente Galiotte diz que se for necessário dá até um aumento substancial para o jogador na esperança que ele não deixe o Palmeiras. A Crefisa, garante que dará o dinheiro para a renovação.

*O VERDÃO vai estrear no Campeonato Paulista de 2019 no dia 20 de janeiro, em Barueri, contra o Red Bull. Há quem diga, no entanto, que o jogo poderá ser transferido para um estádio maior, talvez o Pacaembu, para facilitar a presença de maior número de torcedores. Neste jogo Felipão deve colocarr em campo um time reserva, porque o time considerado titular deverá utilizar o tempo para ganhar ritmo e se preparar para competições mais importantes. Palmeiras vai disputar o Paulista, a Copa do Brasil e a Libertadores no primeiro semestre.de 2019.

*ATACANTE Erik que virou ídolo da torcida do Botafogo carioca mas pertence ao Palmeiras, vai se reapresentar ao clube no começo de janeiro. Como ele foi muto bem no alvinegro carioca, Felipão pensa em testa-lo durante o Paulistão. Se for bem, fica. Caso contrário, será emprestado novamente para o Botafogo que tem muito interesse em mante-lo no elenco. Dos mais de vinte jogadores que foram emprestados e estarão de volta em janeiro, só Erik terá nova chance. Os demais serão renegociados porque o clube não tem interesse neles.

*O SANTOS terminou o ano sem técnico. Cuca pediu afastamento para cuidar da saude e a diretoria procurou Abel Braga para o seu lugar. Chegou a oferecer um milhão de reais por mes, mas o treinador disse que não aceitaria porque prefere dirigir o Flamengo que também lhe fez ótima proposta. Diante disso, o Santos continua na praça à procura de um novo técnico. Será importante acertar logo com algum profissional, porque ele poderá ajudar na escolha dos reforços que serão contratados. Paralelamente o clube está muito perto de perder Gabigol.

*GABIGOL garante que vai se reapresentar ao Inter com quem tem contrato. Mas há possibilidade de que ele volte a jogar por outro clube no Brasil. Outro jogador que não vai ficar no clube é Bruno Henrique que tem ótima proposta do Cruzeiro que vai disputar a Libertadores. O goleiro Vanderlei, que ganha alto salário, também deve sair. Há clubes interessados em sua contratação. Vladimir, que é seu reserva, deve assumir a vaga. Santos procura um novo centro avante para o lugar de Gabigol. Pode até ser um jogador que joga fora de nosso País.

*SERÁ contra a Ferroviária no dia 20 de janeiro, a estréia do Santos no Campeonato Paulista. A partida será na Vila Belmiro. O meia Diego que foi revelado pelo Santos e hoje atua no Flamengo, pode voltar ao Peixe. Já há contatos com o empresário do jogador que não está satisfeito com o tratamento que a diretoria lhe deu durante esse ano. Outros nomes procurados pela diretoria: Vagner Love, Blandi, do San Lorenzo da Argentina e Marco Ruben, do Rosário Central. David Bras está emprestado ao futebol turco e pode ser contratado em janeiro.

*QUEM está cuidando agora desses contatos com jogadores é o ex volante Renato que despediu-se dos gramados no último jogo do Peixe no Brasileirão. Renato virou cartola e está muito feliz com sua nova profissão. Ele também vai supervisionar o elenco e dar força a nova comissão técnica que o Santos vai formar. Santos vai contratar um novo preparador fisico porque Carlinhos Neves, que era o assessor direto de Cuca, deixou o clube com o técnico e já assinou contrato com o São Pauio. Até agora não existe nenhum nome em pauta na Vila.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos