Palmeiras tem tudo para ganhar o Brasileirão

Inter ainda está cinco pontos atrás do Verdão que, por tudo que tem acontecido, me parece, ser mesmo o grande favorito ao título

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Mais uma rodada do Campeonato Brasileiro de 2018 e mais um passo decisivo do Palmeiras rumo a conquista do título brasileiro da temporada.. Verdão jogou no sábado, na Alllianz Arena, contra o Santos. Um grande clássico do futebol paulista e brasileiro. Ganhou por 3 a 2 e chegou aos 66 pontos ganhos.

Enquanto isso, o São Paulo empatou com o Flamengo na tarde de domingo, dentro do Morumbi (2 a 2) e o Internacional venceu de virada ao mistão do Atlético Paranaense, por 2 a 1. Com esses resultados houve uma inversão na vice-liderança do campeonato. O Flamengo caiu para terceiro lugar, enquanto o Colorado gaúcho passou a ser o novo segundo colocado.

Apesar da boa vitória, o Inter ainda está cinco pontos atrás do Verdão que, por tudo que tem acontecido, me parece, ser mesmo o grande favorito ao título de campeão brasileiro da temporada.

Dudu pegou rebote e marcou primeiro gol do Palmeiras
Dudu pegou rebote e marcou primeiro gol do Palmeiras

VITÓRIA IMPORTANTE

A vitória verde foi muito importante, porque depois da desclassificação na Copa Libertadores, não se sabia como o Palmeiras reagiria neste jogo diante do Santos. Mas o time do Felipão jogou sério, jogou bem e mereceu vencer o Santos, que fez uma boa partida mas não teve força suficiente para superar seu adversário.

No jogo do Morumbi, o São Paulo chegou a ficar duas vezes à frente no placar, mas o Flamengo sempre achou um jeito de igualar o resultado. Por isso, me pareceu um placar que valorizou as duas equipes que fizeram realmente um grande jogo no maior estádio do futebol paulista. Ainda assim, torcedor sãopaulino não ficou nada satisfeito com o resultado e vaiou intensamente seu time no final da partida.

TIMÃO PERDE OUTRA

O Corinthians, que é o pior dos clubes paulistas no Brasileiro, amargou mais uma derrota no domingo à tarde. Desta vez diante do Botafogo carioca, lá no Rio de Janeiro, por 1 a 0. Jair

Corinthians perdeu para o Botafogo
Corinthians perdeu para o Botafogo

Ventura enfrentou seu antigo time mas não teve a alegria de vencê-lo. Ao contrário. Perdeu e mostrou que se conseguir escapar do rebaixamento estará bom demais.

Primeiro porque o elenco corintiano é fraco e, segundo, porque o próprio Jair não me parece o treinador ideal para um clube do tamanho do Corinthians.

Depois dessa que foi a trigésima segunda rodada do Brasileirão 2018, os quatro primeiros colocados são Palmeiras, Internacional, Flamengo e São Paulo.

O Grêmio, que foi desclassificado da Libertadores, corre logo atrás.

BRIGA CONTRA O DESCENSO

Na zona de rebaixamento, o Paraná só faz número porque sua queda para a Série B já está definida. Ainda na briga para escapar, Sport, Chapecoense, América MG e Vitória.

Três deles vão acompanhar o Paraná na queda para a segunda divisão brasileira. Bom lembrar que, mesmo derrotado pelo Palmeiras, o Santos de Cuca tem boas possibilidades de ainda entrar na pré Libertadores 2019. Difícil, mas pode acontecer.

E como última informação. Faltam apenas seis rodadas para o final do campeonato. Apenas mais dezoito pontos em jogo. Vai ser uma guerra!!!

C * U * R * T * A * S

* NA TARDE de domingo o São Paulo recebeu o Flamengo no Morumbi. Os dois clubes entraram em campo dispostos a ganhar os três pontos. O Tricolor de Diego Aguirre chegou a ficar em vantagem no placar por duas vezes. Já o rubro negro carioca achou forças e espaço para igualar o placar até o final do jogo.

Os gols foram marcados por Diego Souza aos 7 minutos e Uribe aos 8 do primeiro tempo. No segundo período, o jovem estreante Helinho fez o segundo gol tricolor. Aos 36, Rodinei fez o gol de empate do Mengão. Empate foi dos mais justos.

* SIDÃO voltou a ser titular do gol tricolor. Mais uma vez cometeu falhas grosseiras e provou que não é goleiro para jogar no São Paulo. A dupla de zaga formada por Arboleda e Diego Alves jogou muito e Reinaldo, que chegou a partida 150 pelo Tricolor, foi bem tanto na marcação quanto no apoio.

Jucilei voltou em grande estilo. Na frente, Diego Souza, enquanto teve fôlego, deu muito trabalho a linha de zaga do Flamengo. No Mengão destaque para Rever na zaga, Airão e Paquetá no meio campo e Uribe, que fez um gol, no comando de ataque.

* O EMPATE do Morumbi não foi bom para nenhum dos times. O Flamengo precisava dos três pontos para não ficar tão distante do Palmeiras. Mas com o empate a diferença agora é de seis pontos.

O São Paulo precisava vencer para distanciar-se um pouco mais do Grêmio que quer ser no mínimo o quarto colocado do campeonato. Empate favoreceu ao Tricolor gaúcho que agora está apenas dois pontos atrás do São Paulo. Nas próximas rodadas os dois clubes devem jogar entre si. Antes disso, o Tricolor paulistano encara o Timão no Itaquerão.

TIMÃO PISA NA BOLA

* CORINTHIANS pisou na bola mais uma vez. Contra o frágil Botafogo carioca, time de Jair Ventura perdeu mais um jogo e se continuar assim pode até ficar bastante ameaçado pelo rebaixamento.

A produção corintiana lá no Rio foi decepcionante. Seus jogadores até se esforçaram, correram muito, mas não fizeram nada de positivo durante os dois tempos de jogo. O Botafogo também não jogou um grande futebol, mas, pelo menos, fez um gol através Lindoso, aos 28 minutos do primeiro tempo. Por isso considero sua vitória das mais justas.

* NO GOL do Bota, Ralf falhou na marcação de Lindoso que aproveitou bem um cruzamento sobre a área do alvinegro paulistano. Cássio, que fez boa exibição, não teve culpa no gol.Goleiro corintiano, Foi o único que se salvou na falta de inspiração do resto do time.

Danilo voltou a jogar mas não reeditou sua última exibição. A verdade é que ele está mais para aposentado do que para um jogador que possa ser verdadeiramente útil ao Corinthians. Pedrinho, revelação do Timão, também mostrou pouco. Parece desinteressado e com vontade de sair.

CLÁSSICO MOVIMENTADO

* NO SÁBADO, Palmeiras e Santos disputaram um jogo de muita movimentação e cinco gols. Placar final, Palmeiras 3 x Santos 2. Gols de Dudu, aos 13 e Edu Dracena aos 39 minutos do primeiro tempo. No segundo, Copete aos 9 e Dodô aos 19 fizeram para o Peixe enquanto Victor Luiz, em cobrança de falta aos 26, marcou o gol da vitória verde.

Resultado justo. Do lado palmeirense, boa atuação do goleiro Weverton. Na linha de zaga Edu Dracena falhou muito mas compensou com um dos gols de seu time. Melhor do time foi o volante Thiago Santos.

OS DESTAQUES

* JOGO foi disputado na Allianz Arena que teve 38.938 pagantes. Bom publico para uma partida em que o Palmeiras entrou depois de ser desclassificado da Copa Libertadores. Com a vitória o Verdão ficou ainda mais à frente na primeira colocação do campeonato.

Aliás, como faltam poucos jogos para o final do campeonato, o time de Felipão só não será campeão da temporada se acontecer um enorme desastre. Não vejo nenhum clube em condições de superá-lo nesse rush final do Brasileiro. Pode até perder pontos ainda, mas não o título máximo.

* NA EQUIPE do Santos que disputou esse clássico, destaque para Dodô, na defesa, Copete e Gabigol no ataque. Pior do time foi o jovem Rodrygo que até foi substituído pelo técnico Cuca. Ele não jogou nada.

Na disputa tática, os dois técnicos foram bem. Felipão armou de forma competente sua equipe e Cuca, em especial no segundo tempo, fez alterações que levaram sua equipe ao empate. Só que o time verde atravessa um momento superior e por isso venceu. Felipão tem melhores recursos de banco do que Cuca. Isso ficou claro durante o clássico.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

* OUTROS resultados da trigésima segunda rodada do Brasileirão. Fluminense 0 x Vasco da Gama 1, Palmeiras 3 x Santos 2, Atlético MG 0 x Grêmio 1, Paraná 1 x Vitória 1, América MG 1 x Cruzeiro 2, Botafogo 1 x Corinthians 0, São Paulo 2 x Flamengo 2, Bahia 1 x Chapecoense 0 , Internacional 2 x Atlético PR 1.

A rodada será encerrada na noite desta segunda feira com o jogo entre Sport e Ceará, no Recife. Jogo decisivo em termos de rebaixamento, já que as duas equipes estão ainda bem ameaçadas pela degola. Neste jogo, aposto no Ceará.

* A CLASSIFICAÇÃO da Série A está assim. O Palmeiras é líder isolado com 66 pontos ganhos. O Internacional tem 61. Flamengo tem 60. O São Paulo, 57. O Grêmio, 55. Atlético MG, Santos e Cruzeiro, 46. Atlético PR, 43. Fluminense e Bahia, 40. Corinthians, 39. Vasco da Gama e Botafogo, 38. Ceará, 37. Vitória, América MG e Chapecoense, 34. Sport Recife, 33 Paraná, 18.

Na zona de rebaixamento o Paraná já caiu. Sport, Chape, América MG e Vitória tentam escapar. A briga nas últimas seis rodadas será intensa. Mas acho que o Ceará vai se salvar.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos