São Paulo e Palmeiras é super clássico e vai balançar o Morumbi

Para o Tricolor será a chance de se reequilibrar e, quem sabe, recuperar a liderança do Brasileirão.

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

São Paulo e Palmeiras disputam o grande jogo deste final de semana pela Série A do Campeonato Brasileiro. Nenhum outro jogo da rodada tem tanta rivalidade, tradição e importância como esse a essa altura da competição. Para o Tricolor será a chance de se reequilibrar e, quem sabe, recuperar a liderança do Brasileirão.

Para o Verdão será a oportunidade de derrubar um de seus mais perigosos adversários na briga pela liderança e a chance de ficar quatro pontos à frente dele. Com todos esses ingredientes, certamente esse clássico paulista vai ser um jogo dos mais emocionantes. Ele começa às 18 horas desse sábado e será disputado no estádio do Morumbi.

São Paulo é mais forte no Morumbi, que vai estar lotado para o Super Clássico paulista válido pelo Brasileirão
São Paulo é mais forte no Morumbi, que vai estar lotado para o Super Clássico paulista válido pelo Brasileirão

FORÇA DA TORCIDA
Praticamente, todos os ingressos foram vendidos e a renda tem tudo para quebrar todos os recordes do campeonato. O Palmeiras me parece em fase técnica superior a do São Paulo. Em razão disso, se tivesse que indicar um favorito, diria que é o time de Felipão.

Mas com a presença de praticamente todos os seus titulares e jogando ao lado de sua fanática torcida, o São Paulo tem condições de surpreender e começar a deslanchar de novo na briga pelo título.

Como dissemos na coluna anterior, essa rodada foi toda desmembrada por causa das eleições de domingo. Nesta sexta-feira, por exemplo, jogam Sport x Internacional, Corinthians x Flamengo, as 21horas, no Itaquerão (encontro dos clubes com maior número de torcedores no Brasil) e Vitória x Santos, em Salvador, as 21h30, com favoritismo do alvinegro da Vila.

Palmeiras chega com muita força na reta final
Palmeiras chega com muita força na reta final

GRANDES JOGOS
No sábado, além do super clássico paulista, mais três jogos. O Atlético Paranaense, em boa fase, recebe o América MG e tem o favoritismo. A Chapecoense joga em casa contra o Atlético MG, em partida equilibrada.

E o Grêmio recebe o Bahia, em Porto Alegre, e mesmo com seu time reserva, tem tudo para vencer.

No domingo, como dissemos, não haverá jogos. Na segunda, o Fluminense enfrenta o Paraná, no Rio de Janeiro. Tricolor carioca tem tudo para faturar mais três pontos.

Na terça, o Botafogo faz um clássico sem muito brilho contra o Vasco. Os dois times estão mal e precisam da vitória. Diria que o empate é o resultado mais provável.

CONTRA A DEGOLA
Ao todo citamos acima nove jogos. A rodada deveria ter dez. Mas Cruzeiro e Ceará não jogam nesta semana. A CBF deve marcar uma outra data. Trata-se de um jogo importante na briga pelo rebaixamento porque, se vencer, o time do técnico Lisca ficará bem mais distante da Z4, Se perder, no entanto, voltará a ficar bastante ameaçado pela degola. Não dá prá bobear!!!

C * U * R * T * A * S

* A CLASSIFICAÇÃO de momento da Série A é a seguinte. O Palmeiras é líder com 53 pontos. O Inter também tem 53 mas seu saldo é inferior ao do Verdão (23 a 18). O São Paulo está em terceiro lugar com 52. O Grêmio tem 50. O Flamengo, 49. O Atlético MG, 45. Cruzeiro, 37. Santos, 36. Corinthians, 35. Fluminense, 34.

Atlético PR e Botafogo, 33. América MG, 32. Bahia, Ceará e Vasco, 30. Vitória, 28. Chapecoense, 28. Sport Recife, 24. Paraná, 17. Encerrada essa rodada vão faltar mais dez para o campeonato terminar. Mais 30 pontos em disputa.

BRIGA NA SÉRIE B

* SÉRIE B do Brasileirão teve quatro jogos na última terça feira. O Sampaio Correa venceu o Figueirense por 1 a 0. Goiás e Londrina empataram sem gols. CSA bateu no Paysandu por 1 a 0 e o Criciúma empatou sem gols com o Oeste de Barueri.

Guarani vai tentar segurar o São Bento em Sorocaba
Guarani vai tentar segurar o São Bento em Sorocaba

Nesta sexta feira jogam São Bento x Guarani, dois times paulistas, em Sorocaba, a partir das 19 horas. O Brasil enfrenta o líder Fortaleza, o Avaí pega o Boa Esporte e o Coritiba enfrenta o Juventude. Sábado, mais dois jogos. O Atlético GO encara o Vila Nova e a Ponte pega o CRB, 18h30 em Campinas.

* COMO dissemos, o Fortaleza é o líder isolado do campeonato com 53 pontos. O Goias tem 50 ao lado do CSA. O Avaí tem 45. Mesmo número de pontos do Guarani. Atlético GO e Vila Nova tem 44. Londrina, 41; Figueirense, Coritiba, Criciúma e Oeste, 40.

Ponte Preta, 37. São Bento, 36. Brasil de Pelotas, 34; Juventude, 32. CRB e Paysandu, 31. Sampaio Correa, 29. Boa Esporte, 26. Esta será a trigésima rodada do campeonato. Vão faltar mais oito para o final do campeonato. Tudo indica, o Fortaleza será o campeão. O Boa Esporte, um dos degolados.

BEM NA SUL-AMERICANA

* COPA Sul Americana vai para suas quartas de final. Nesta semana foram disputados mais cinco jogos. O Millionarios empatou com o Santa Fé. Na decisão por pênaltis, deu Santa Fé por 5 a 3. O Botafogo venceu o Bahia por 2 a 1. Na decisão por pênaltis, deu Bota 4 a 3. O Atlético PR venceu o Caracas por 2 a 1 e se classificou direto.

O Fluminense também venceu por 2 a 0 e garantiu sua vaga. E o Colon empatou com o Jr Barranquilla em 1 a 1, mas como o Jr havia vencido na Argentina (1 a 0), a vaga ficou com ele. Confira jogos das quartas.

* SERÃO dois jogos, ida e volta. Jogam Deportivo Cali x Santa Fé, Defensa Y Justicia x Junior Barranquilla, Atlético Paranaense x Bahia e Fluminense x Nacional do Uruguai. Como se percebe, ainda sobraram três clubes brasileiros nesta competição. Dois deles vão jogar entre si e só um deles irá as semifinais. Falo de Atlético do Paraná e Bahia.

Pelo que tem jogado até agora nesta Copa, o Furacão do Paraná está em melhor fase e deve passar. Acho até que deve disputar o título. O Flu terá um adversário difícil e bem tradicional, o Nacional de Montevidéu..

Grêmio é forte nas semifinais da LIbertadores
Grêmio é forte nas semifinais da LIbertadores
LIBERTADORES NAS SEMIFINAIS

* COPA Libertadores de América vai para sua fase semifinal. Últimos jogos das quartas de final foram disputados nesta semana. O River Plate venceu o Independiente por 3 a 1. O Grêmio goleou o Atlético Tucuman por 4 a 0.

O Palmeiras passou por cima do Colo Colo, por 2 a 0 e o Cruzeiro empatou em BH com o Boca Juniors, da Argentina em 1 a 1 e foi desclassificado.

Fase semifinal com jogos de ida e volta começa dia 23, terça feira com Boca juniors x Palmeiras, em Buenos Aires e River Plate x Grêmio, também em Buenos Aires, no dia 24, quarta.

* JOGOS de volta serão disputados dias 30 e 31 de outubro. Como se percebe, clubes brasileiros vão decidir uma vaga nas finais em casa. Aliás, pode até acontecer uma final de Libertadores entre os dois clubes do Brasil, Seria fantástico. Detalhe. Se acontecer, não haverá favorito.

O time de Felipão está em ótima fase e conta com elenco muito forte. O mesmo ocorre com a equipe dirigida por Renato Gaúcho. A decisão seria definida nos pequenos detalhes. Não dá para antecipar resultado. Mas a decisão também pode ser entre os argentinos.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos