Cruzeiro está mais perto do título da Copa do Brasil após vitória no Mineirão

Raposa mostrou que tem mais time que o Timão e que está pronto para a guerra que vai acontecer no dia 17 no Itaquerão

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Time de Mano Menezes fez bem sua obrigação na quarta-feira à noite, no Mineirão, em BH. Venceu o Corinthians por 1 a 0, (gol de Thiago Neves aos 45 minutos do primeiro tempo) mostrou que tem mais time que seu adversário e que está pronto para a guerra que vai acontecer no dia 17 no Itaquerão, quando os dois times disputam o jogo decisivo da Copa do Brasil 2018.

Durante todo o jogo o Cruzeiro foi melhor. Tanto que Cássio foi obrigado a fazer alguns milagres para impedir um número maior de gols para o time da casa. O Corinthians jogou todo fechado preocupado em levar o menor número de gols. Seu erro foi não tentar ao menos o empate depois que o Cruzeiro fez seu gol no final do primeiro tempo.

Thiago Neves comandou a vitória da Raposa sobre o Timão
Thiago Neves comandou a vitória da Raposa sobre o Timão

FORÇA NA MARCAÇÃO
Na verdade, o time de Jair Ventura não conseguiu vencer o excelente esquema defensivo do Cruzeiro e nos dois tempos da partida não chutou uma só bola no gol de Fabio. Com a derrota, o Corinthians agora vai precisar sair para o ataque e dar o todo o contra ataque ao Cruzeiro. Se fizer mais um gol em Itaquera, o time de Mano praticamente garante o título porque gol fora vale mais nesse torneio.

Durante o jogo do Mineirão alguns jogadores encantaram pela qualidade de seu futebol. Dedé foi um gigante no miolo de zaga do Cruzeiro, Ariel Cabral jogou demais como volante e meio campista, Thiago Neves foi o grande nome da partida e Rafinha deu muito trabalho a defesa corintiana enquanto teve fôlego.

POUCOS DESTAQUES
No Timão poucos destaques. O mais lúcido ainda foi Jadson, mas desta vez ele não achou espaço para lançar seus companheiros de frente e também não foi feliz nas cobranças de faltas e escanteios que são sua especialidade.

Ralf não atacou nem apoiou. Jogou bem atrás, quase como um zagueiro e fez muito bem seu papel durante o jogo. Romero foi outro que correu demais, ajudou defesa e ataque, mas, ao contrário de outros jogos, não foi eficiente nos arremates com os pés ou com a cabeça.

Em resumo: o Cruzeiro jogou melhor e mereceu vencer. Agora só precisa de um empate no Itaquerão para ganhar mais um título da Copa do Brasil. Está muito perto disso. Falta ao Corinthians elenco para se impor ou para tentar reagir.

SEM OPÇÕES
Tanto que no segundo tempo, quando procurou alternativa para melhorar o poder ofensivo de seu time, Jair outra vez usou o velho e superado Emerson Sheik, um jogador que foi muito importante no passado, mas que no momento não tem potencial para decidir nada em favor do Corinthians.

Diria ainda que Mano Menezes sabe muito de futebol. Ele tem dado nó tático em seus adversários quando pode usar seu melhor time. No jogo de quarta, também engoliu Jair Ventura no Mineirão. E pode engoli-lo de novo no jogo decisivo, dia 17 de outubro, na Arena Corinthians. Só um milagre impedirá isso de acontecer. A fiel já pode se preparar para o pior.

C * U * R * T * A * S

* O BRASILEIRÃO 2018 promete um final de semana bastante agitado e emocionante. É que já no sábado, Santos e Corinthians disputam no Pacaembu, às 19 horas, um dos mais tradicionais clássicos do futebol paulista e brasileiro.

E no domingo, dois jogos de alto nível podem modificar totalmente a atual classificação nos quatro primeiros lugares do campeonato. No Pacaembu, às 16 horas, o Palmeiras recebe o Grêmio (1º x 5º colocado) e em Porto Alegre o Internacional, que é segundo colocado enfrenta o quarto que é o São Paulo de Diego Aguirre.

* NO JOGO entre os alvinegros da Vila e de Itaquera, há um certo equilíbrio. Lógico que vai depender de como o time da fiel vai jogar, pois com jogo decisivo na quarta, pode jogar com seu time misto diante do Peixe que não teve nenhum compromisso no meio de semana.

Na partida do domingo entre o líder verde e o Tricolor gaúcho (56 e 51 pontos ganhos), há também um certo equilíbrio, mas, por jogar em casa, o time de Felipão leva algum favoritismo. Já no sul, o Inter entra em campo como favorito. Cabe ao São Paulo provar que pode vence-lo..

FLA-FLU NO MACARANÃ

Flamengo ganhou calma com Dorival Jr
Flamengo ganhou calma com Dorival Jr

* ALÉM desses jogos a vigésima nona rodada do campeonato terá Flamengo x Fluminense sábado no Rio e Bahia x Paraná, em Salvador. No clássico carioca há equilíbrio, mas no jogo na capital baiana o Bahia é franco favorito.

No domingo jogam Chapecoense x Vitória, em Chapecó, as 11 horas da manhã. Time da casa tem tudo para vencer.

A partir das 16 horas jogam Vasco x Cruzeiro em São Januário; Time da casa está mais perto da vitória. As 19 horas, o Atlético Mineiro encara o América MG, num derbi local. Galo tem mais time e deve vencer.

* JÁ O OUTRO Atlético, o do Paraná, enfrenta o Sport Recife que luta para não cair. O Furacão está em fase bem superior a equipe pernambucana.

Finalmente, na segunda feira, a partir das 20 horas, um jogo isolado entre Ceará x Botafogo, em Fortaleza. Aposto tudo no time do folclórico Lisca. Ainda mais que o jogo será na capital cearense.

Esta como disse acima será a vigésima nona rodada do campeonato. Assim que ela for encerrada, vão faltar mais nove para a competição chegar ao seu final. Ao todo, serão mais vinte sete pontos em jogo.

BRIGA NA CLASSIFICAÇÃO

* A CLASSIFICAÇÃO do Brasileiro série A está assim. Líder é o Palmeiras com 56 pontos ganhos. O Internacional tem 53. O Flamengo tem mais saldo mas o mesmo numero de pontos do São Paulo, 52. O Grêmio, 511.

Milton Mendes tenta milagre do Sport
Milton Mendes tenta milagre do Sport

O Atlético MG, 45. O Santos, 39. Fluminense e Cruzeiro, 37. Atlético PR, 36. Corinthians, 35. Botafogo, 34. América MG, 32. Bahia, Vasco da Gama e Chapecoense, 31. Ceará, 30. Vitória, 29. Sport Recife, 27 e Paraná, 17. Do América MG prá baixo, todos os times estão ameaçados pelo rebaixamento. Mas o Paraná não tem salvação.

* NÚMEROS do campeonato. O Palmeiras tem maior número de vitória. 16. São Paulo, Cruzeiro, Botafogo, Vasco e Chapecoense foram os times que mais empataram, 10. Quem mais perdeu foi o Paraná. 17 vezes. O Atlético MG fez mais gols, 47. O Paraná fez menos gols, 12.

Melhor saldo é o do Palmeiras, 25 e o Grêmio Porto Alegrense é o time com melhor defesa. Só sofreu 16 gols em 28 jogos até agora. Pelos levantamentos feitos, o Palmeiras é hoje o clube com maiores possibilidades de ser campeão. Não será fácil tirar esse título do Verdão.

LÓGICA DA SÉRIE B

* MAS SE o Palmeiras está caminhando firme para a conquista do Brasileiro da Série A, o Fortaleza, de Rogério Ceni, é disparado, o favorito ao título de campeão da Série B. Time cearense ocupa a primeira colocação com 56 pontos ganhos, seis a mais que Goiás e CSA que somam 50.

Na sequência Avaí com 48, Guarani, Atlético GO e Vila Nova com 45. Coritiba, 43. Londrina, 41. Ponte, Figueirense, Criciuma e Oeste, 40. São Bento, 39. Brasil, 37. CRB, Paysandu e Juventude, 32. Sampaio Correa, 29. Boa Esporte, 26 (praticamente rebaixado!).

* JOGOS da trigésima primeira rodada da série B. Sexta feira, Juventude x Goiás, Atlético GO x Sampaio X Correa e CSA x Ponte Preta, de Campinas à partir das 21h30. No sábado, Oeste x Fortaleza, em Barueri, as 15h30.

Avaí vai tentar segurar o Guarani em Campinas
Avaí vai tentar segurar o Guarani em Campinas

Guarani x Avaí, em Campinas, no Brinco de Ouro, as 18h30. Vila Nova x Boa Esporte, Figueirense x Coritiba e Londrina x São Bento, as 21 horas. Time que mais venceu foi o Fortaleza com 17 vitórias. O Juventude foi o que mais empatou, 14 vezes. O que mais perdeu foi o Boa Esporte, 16 vezes. Melhor saldo, Fortaleza com 16.

* QUEM FEZ menos gols foram Juventude e CRB com 22. Melhor defesa é a do Vila Nova com 23 gols contra. Na terça feira que passou o Paysandu jogou em casa e empatou com o CRB em 1 a 1. Já o Criciúma perdeu para o Brasil de Pelotas por 1 a 0. Tremenda surpresa.

Numa análise fria sobre os cinco primeiros lugares, diríamos que o Fortaleza dificilmente deixará de subir e se sagrar campeão da série. Goiás, CSA e Avaí estão bem perto da classificação para a série A. O Guarani, de Campinas e o Atlético de Goiás também tem chance.

JOGOS DA SELEÇÃO

* A SELEÇÃO Brasileira de Futebol disputa amistoso nesta sexta feira, a partir das 15 horas (horário brasileiro) com a Seleção da Arábia Saudita, na cidade de Riad. Um jogo fácil para o time de Tite que poderá até terminar o jogo com vitória elástica, já que o time árabe é de baixo nível técnico.

Na próxima terça, em Jedad, o Brasil faz um segundo amistoso. Desta feita diante da Argentina, que também começa a preparar um novo time. Um jogo que poderá testar de verdade o time brasileiro, pois trata-se de um dos maiores clássicos do futebol mundial.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos