Sérgio Carvalho: Para minha surpresa, Timão para o Fla e Verdão cai em sua Arena

Com esses resultados, o Cruzeiro foi o único clube a vencer e agora só vai precisar de um empate no Mineirão no próximo dia 26

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Os jogos de ida das semifinais da Copa do Brasil 2018 disputados na noite nesta quarta-feira terminaram com placares que, pelo menos prá mim, foram surpreendentes. Enquanto o Corinthians enfrentou o poderoso Flamengo no Maracanã superlotado e conseguiu empatar sem gols, o Palmeiras perdeu para o aplicado Cruzeiro, dentro da Allianz Arena, em São Paulo, por 1 a 0.

Com esses resultados, o Cruzeiro foi o único clube a vencer e agora só vai precisar de um empate no Mineirão no próximo dia 26 de setembro para garantir sua vaga nas finais da competição. Já Mengão e Timão vão precisar de uma vitória por qualquer contagem para chegar lá. E se ninguém vencer, a decisão irá para os pênaltis como manda o regulamento do torneio.

Corinthians cercou o Flamengo no Maracanã e levou vantagem de decidir a vaga em casa
Corinthians cercou o Flamengo no Maracanã e levou vantagem de decidir a vaga em casa

EMPATE INJUSTO
O resultado do Maracanã foi injusto para o Flamengo que mandou nos dois tempos do jogo. O Corinthians preferiu jogar todo fechado, com três volantes à frente da zaga, com objetivo único de conseguir ao menos um empate fora de casa (que acabou conseguindo!).

Já o Verdão, que era considerado favorito diante do Cruzeiro porque tem melhor elenco e ainda jogava em casa, decepcionou totalmente sua torcida. Logo aos 4 minutos do primeiro tempo, num rápido contra ataque, Barcos (que já foi do Palmeiras) fez o gol do time de Mano Menezes.

RAPOSA BEM ARMADA
A partir daí, muito bem armado taticamente,o Cruzeiro soube como manter o resultado e deu muito trabalho ao Palmeiras nos contra ataques. Felipão tentou de tudo para pelo menos empatar o jogo, mas não conseguiu porque algumas de suas principais peças não jogaram o esperado.

Os minutos finais da partida na Arena, por sinal, foram emocionantes. Houve sete minutos de acréscimos, o Cruzeiro teve um jogador expulso e o árbitro até anulou um gol que seria o empate do Palmeiras, porque achou que houve falta em cima do goleiro Fábio.

Barcos aproveitou a única chance de gol e tirou a zica justamente em cima do Palmeiras
Barcos aproveitou a única chance de gol e tirou a zica justamente em cima do Palmeiras

NÃO VI A FALTA
Particularmente eu não vi essa falta e acho que o Palmeiras foi prejudicado. Mas como quem manda é o juiz e ele anulou a jogada, o jeito agora é o Palmeiras preparar-se bem e tentar dar a virada em cima do Cruzeiro lá no Mineirão, no dia 26.

Algo que considero possível, mas que não será nada fácil, porque o Cruzeiro é um adversário muito difícil de ser batido quando joga em casa. Quanto ao jogo de volta entre Corinthians e Flamengo, no Itaquerão, ainda acho que o time carioca por ter mais time, deve vencer.

CRESCE EM DECISÕES
Mas como em decisões o Corinthians cresce muito, não será surpresa se ele vencer o jogo do dia 26 em Itaquera e se classificar para mais uma final de Copa do Brasil. Em resumo: surpresa no Maracanã e na Allianz Arena neste meio de semana.

A maioria esperava vitória rubro negra no Maracanã e vitória verde na Allianz Arena. Nada disso aconteceu. Talvez por isso, o futebol continue sendo a grande paixão esportiva dos brasileiros porque além de provocar muitas emoções é um jogo em que nem sempre o favorito vence.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos